terça-feira, março 19, 2024

007 Melhores Músicas-Tema de James Bond

Há 50 anos, James Bond, o espião mais famoso de todos os tempos se apresentava ao universo cinematográfico com o filme 007 Contra o Satânico Dr. No, estrelado por Sean Connery e dirigido por Terence Young em 1962, dando início à franquia mais bem sucedida da história do cinema.

Ao longo das cinco décadas, foram 23 filmes produzidos (o 24º será lançado em 5 de novembro de 2015) com uma arrecadação total de mais de US$ 5 bilhões nos EUA.

Além de seu ar glamoroso, frases de efeito, o famoso Dry Martini (batido, não mexido), belas mulheres e carros de luxo, a série ficou conhecida por trazer cantores renomados para fazer a música tema de cada filme, se adequando às tendências de acordo com a época.

Foram inúmeros nomes como Shirley Bassey (três vezes), Carly Simon, Duran Duran, A-Ha, Tina Turner, Gladys Knight, Tom Jones, Paul McCartney, Madonna, Sheryl Crow, Louis Armstrong, Nancy Sinatra, Chris Cornell e Alicia Keys, que entraram para historia tocando na cena de abertura, mesclada a um clipe referente ao tema, dando um destaque ainda maior para o espião e tudo que o envolve. Afinal, ele é Bond, James Bond.

Sam Smith divulgou na última semana a música-tema de ‘007 Contra Spectre‘. Intitulada ‘Writing’s on the Wall‘, a canção foi escrita por Sam e Jimmy Napes, um de seus parceiros que ajudaram a tornar o álbum ‘In The Lonely Hour‘ um verdadeiro marco na carreira de Smith.

Ouça:

bond24 1

Elegemos as 7 melhores músicas-tema da franquia:

Não deixe de assistir:

7. Sheryl Crow – Tomorrow Never Dies

(007 – O Amanhã Nunca Morre/1997)

 
Essa, de vez em quando eu penso que é a melhor música de todas, mas lembro das outras e não consigo entrar nesse consenso,  mas, com certeza é uma das minhas prediletas. Sheryl Crow, apesar de muito criticada por não ter o mesmo tom sensual de Nancy Sinatra e Carly Simon, na minha opinião, é uma das vozes mais bonitas que introduziu 007. É a abertura mais complexa e esquisita que eu vi, porém , em nenhum momento ela faz perder  a essência do espião.
 

6. Garbage – The World is not Enough

(007 – O mundo não é o bastante/1999)

 

Talvez esse seja o melhor filme do Pierce Brosnan como o espião. A voz da Shirley Manson se encaixa perfeitamente no contexto da trama. Logo depois da cena inicial quando entra na musica de introdução já podemos esperar o que vai ser do filme.

5. Chris Cornell – You Know My name

(007 – Cassino Royale/2006)

Abrindo a série nos anos 2000, com a estréia de Daniel Craig como o espião, Chris Cornell, ex-vocalista do Audioslave e Soundgarden foi muito bem ao mostrar que 007 também podia ser introduzido com um som mais pesado, ser adequando ao som da época. Sem dúvidas, a melhor música da franquia da década, superando a balada genérica da Madonna e o razoável dueto entre Jack White e Alicia Keys. A cena de abertura, apesar de ser umas das mais computadorizadas, é uma das melhores da franquia, mostrando que mesmo no século XXI,  o luxo e o glamour do espião nunca fica pra trás.

4. Carly Simon – Nobody Does it Better

(007 – O espião que me amava/1977)

Poderia facilmente entrar nas primeiras posições se as outras músicas não fossem mais significativas pra mim, mas, com certeza é uma das aberturas mais bonitas e envolventes da franquia. A voz de Carly Simon consegue dar uma sensualidade a mais na trama, que só pela letra, já consegue descrever por completo o agente britânico.

3. Paul McCartney – Live and Let Die

(007 – Viva e deixe Morrer/1973)

A música tem Paul McCartney e os Wings com o tema inicial, e até hoje é uma das músicas mais conhecidas do ex-Beatle e sua banda, tanto que tive o imenso prazer de vê-la   em seu repertório no show aqui em São Paulo. Quando a música chega próxima ao refrão, com uma entrada instrumental, a trilha consegue transparecer a tensão do filme, dando um ar de suspense.

2. Duran Duran – A View to a Kill

(007 – Na mira dos Assassinos/1985)

Apesar de ser uma banda mais pop para a época, Duran Duran superou todas as expectativas e fez uma música bem trabalhada. Pode até não ter tido aquela sensualidade que Carly Simon impôs em seu tema, mas a banda dá um ar da mesma, mesclando o tom suave com o clima de ação do filme.

1. Tina Turner – GoldenEye

(007 – Contra GoldenEye/1995)

E, finalmente, meus queridos 3 leitores, o primeiro lugar. Estava com uma dúvida gigante entre três músicas para compor essa posição, portanto, como meu coração estava doendo de mais por deixar alguma de fora, todas entrarão, e eu lhes explico o porquê. As músicas que eu estava em dúvida para postar são todas dos anos 90, que, apesar da qualidade dos filmes terem sido inferiores, aos antigos, e Pierce Brosnan não ter sido o melhor James Bond, os temas foram perfeitos.

Tina Turner com GoldenEye, mostra toda sua sensualidade na voz com uma música composta por Bono Vox do U2, sua voz se encaixa perfeitamente na trama, se juntando à Carly Simon em uma das aberturas mais envolventes e sensuais da série.

BÔNUS

Adele – Skyfall

(007 – Operação Skyfall/2012)

E, para finalizar, veja abaixo a música de abertura de 007, feita por Adele. Apesar de não ser fã da cantora, achei a música sensacional, mantendo tudo aquilo que citei nas musicas acima. A cena de abertura foi equiparada à qualidade do filme, ou seja, fantástica. Fez questão de manter a tradição e nos fazer relembrar das clássicas aberturas como a de “O espião que me amava”.

007operacaoskyfall 7

Mais notícias...

Siga-nos!

2,000,000FãsCurtir
370,000SeguidoresSeguir
1,500,000SeguidoresSeguir
183,000SeguidoresSeguir
158,000InscritosInscrever

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MATÉRIAS

CRÍTICAS