quinta-feira, março 28, 2024

15 Filmes Imperdíveis do Festival do Rio 2015

O Festival do Rio, o maior evento de cinema do Brasil, já começou com sua edição 2015 e está a todo vapor. Para você não perder tempo, resolvemos formular uma lista com as 15 produções cinematográficas mais interessantes que serão exibidas este ano.

Fique ligado e programe-se.

Vamos lá?

A Travessia

WALK_01

Com chances na próxima premiação do Oscar, A Travessia é o novo filme especial do cineasta Robert Zemeckis, que continua em sua missão de nos impressionar. Seu último trabalho, O Voo (2012), emplacou em algumas categorias na maior premiação do cinema, fato que poderá voltar a ocorrer com esta adaptação do livro do verdadeiro Philippe Petit (que já havia rendido o documentário O Equilibrista, vencedor do Oscar em 2009), o sujeito que atravessou as Torres Gêmeas em Nova York na década de 1970, em uma corda, usando somente uma vara. No elenco, Joseph Gordon-Levitt e Charlotte Le Bon.

A Colina Escarlate

A-Colina-Escarlate-imagem-5

Um dos filmes mais chamativos do Festival do Rio 2015 é para quem curte terror. Novo trabalho do mexicano Guillermo del Toro, este é um conto gótico, passado no Norte da Inglaterra durante o Século XIX, fala sobre tragédias familiares e fantasmas do passado e presente. Como em todo terror gótico, o clima e a ambientação fazem grande parte da composição, e aqui del Toro cria uma mansão pra lá de tenebrosa para funcionar como um dos personagens. Como se não bastasse, o elenco é renomado, e tem Jessica Chastain, Tom Hiddleston, Mia Wasikowska e Charlie Hunnam.

Straight Outta Compton – A História do N.W.A.

Movie_FEATURE_01

Um dos filmes mais elogiados este ano nos EUA, que certamente deve figurar nas listas dos melhores do ano dos críticos norte-americanos, Straight Outta Compton é um drama biográfico que irá falar alto com toda uma geração amante de música pop, rap e hip hop, crescida na década de 1980 e 1990. O filme aborda a jornada de cantores negros como Ice Cube, Dr. Dre, Eazy-E, e outros, que com sua música e atitude modificaram o cenário cultural americano, trazendo muito fervor e conflito racial urbano em sua investida.

Os 33

635736315268562061-xxx-33-fp-021-mov-dcb-74776706-5

A história dramática que movimentou e comoveu o mundo ganha as telonas. Esta é a história verídica dos 33 mineiros chilenos que ficaram soterrados após um desabamento por 69 dias. O conto de superação e coragem é dirigido pela mexicana Patricia Riggen e protagonizado por atores como Antonio Banderas, Juliette Binoche, Rodrigo Santoro, Lou Diamond Phillips e Gabriel Byrne.

Não deixe de assistir:

Eu, Você e a Garota que Vai Morrer

7dfa57e45af7e9d880f990e2525b9f2c

O vencedor de melhor filme e do prêmio do público este ano no Festival de Sundance,, apresenta a amizade entre um renegado social e uma menina doente terminal de câncer. A gracinha Olivia Cooke (da série Bates Motel) interpreta Rachel, o objeto de afeto do desajeitado Greg (Thomas Mann).

Love & Mercy

love & mercy

Biografia do vocalista da banda de sucesso Beach Boys, Brian Wilson. Passado em duas linhas cronológicas, o filme do cineasta Bill Pohlad foca na juventude do protagonista em 1960 – interpretado por Paul Dano – quando cria sua música e luta contra a psicose emergente, e também na vida adulta do sujeito, já na década de 1980 – interpretado por John Cusack – quando se vê totalmente em frangalhos.

Green Room

green-room-movie-720x479

Exemplar da Sessão de Meia Noite, este é um suspense e terror. Uma banda de punk rock, dentre os quais estão incluídas as presenças de atores como Anton Yelchin, Imogen Poots e Alia Shawkat, cruza seu caminho com um perverso sujeito, interpretado pelo geralmente bondoso Patrick Stewart, o professor Xavier de X-Men. Stewart teve seu desempenho elogiado pelos especialistas que já puderam conferir a obra, justamente por este ser um papel diferente em sua carreira, o qual o ator shakespeariano tirou de letra.

Sr. Holmes

Ian-McKellen-in-Mr-Holmes-009

O icônico Sherlock Holmes, o maior detetive da literatura mundial, recebe uma abordagem diferente pelas mãos do cineasta Bill Condon. Recobrando sua parceria com o veterano Sir Ian McKellen, de Deuses e Monstros (1998), Condon apresenta um Sherlock envelhecido aos 93 nos, aposentado, olhando para trás, reavaliando sua vida, ao mesmo tempo em que decide terminar um caso, cuja conclusão nunca alcançou. McKellen vive o detetive, usando maquiagem para ajudar na nova idade (o que pode chamar Oscar na categoria). O bom velhinho desenvolve também uma amizade com um menino, filho de sua servente.

O Conto dos Contos

salma-hayek-eating-a-dragon-heart

Baseado no livro de Giambattista Basile, seu conterrâneo italiano, Matteo Garrone (Gomorra e Reality – A Grande Ilusão), adapta para o cinema o conto de fadas visceral. O filme marca a estreia de Garrone em um filme falado em inglês e apresenta três contos sobre reinos, três castelos, reis, rainhas, príncipes e princesas. Feiticeiros, fadas, ogros, cortesãs e monstros estão presentes nas histórias do cineasta, que homenageia o cinema de fantasia, dando seu toque especialmente cru ao projeto. No elenco, o destaque fica com a mexicana Salma Hayek e o francês Vincent Cassel.

O Clã

the-clan-el-clan-trapero

Mais um cineasta renomado de uma parte do mundo aporta no Festival do Rio. Este, um dos maiores nomes do cinema argentino atual. Pablo Trapero é um favorito dos cinéfilos, tendo no cinturão obras como Leonera (2008), Abutres (2010) e Elefante Branco (2012) – este último parte do acervo do Festival em 2012. Desta vez, Trapero deixa de lado os usuais colaboradores (Ricardo Darín e sua companheira, a excelente Martina Gusman), para contar uma chocante história real. O Clã joga os holofotes na família Puccio, que durante a década de 1980 sequestrava e matava pessoas em Buenos Aires. O novo filme do diretor foi selecionado pela Argentina para ser o representante do país no Oscar 2016, e se chegarem aos finalistas, poderá enfrentar o brasileiro Que Horas Ela Volta? na disputa pelo careca dourado.

Dope

Dope-film-still-007

Elogiada comédia dramática, que se tornou um dos maiores sucessos de crítica saídos desta edição do Festival de Sundance. Nostalgia e certa doçura entram em jogo, ao termos retratada a amizade de três jovens diferentes dos demais de sua geração. Malcolm (Shameik Moore), Jib (Tony Revolori) e Diggy (Kiersey Clemons) são amigos adolescentes, fanáticos pela cultura hip hop das décadas de 1980 e 1990. Seu comportamento e vestimenta refletem sua paixão pela época passada. Dope retrata as desventuras e paixões do trio, ao adentrarem uma nova etapa em suas vidas.

Anomalisa

anomalisa

Novo trabalho do cineasta Charlie Kaufman, roteirista estrela responsável pelos textos de Quero Ser John Malkovich (1999), Adaptação (2002) e Brilho Eterno de uma Mente Sem Lembranças (2004). Kaufman estreou na direção de um longa em 2008, ao entregar Sinédoque, Nova York, um dos exercícios cinematográficos mais intensos e difíceis – e por isso mesmo, um dos melhores – dos últimos anos. De lá pra cá, desapareceu dos radares, voltando somente agora, com esta animação em stop-motion. Apesar do gênero aparentemente mirado ao público jovem, Anomalisa é uma obra adulta, que nos convida ao mundano da vida de seu protagonista.

Apocalipse Yakuza

1280x720-D1v

A mostra mais legal em qualquer Festival de cinema pelo mundo sem dúvida é a Sessão de Meia Noite, na qual filmes obscuros, de terror ou simplesmente cult por excelência são exibidos. É onde se encaixa a nova produção japonesa do diretor Takashi Miike (13 Assassinos / Escudo de Palha). Apocalipse Yakuza, como diz o título, aborda as intrigas da máfia japonesa no submundo. Mas esta não é uma história de crime normal, já que seus personagens são… vampiros! Espere muitas loucuras, cenas alucinadas e personagens exagerados, no ritmo de Gangues de Tóquio, um dos melhores filmes exibidos no Festival do ano passado.

Truman

2015-847509020-15j.-camarar.-darintruman.jpg_20150908

Ricardo Darín, o ator argentino mais querido do mundo (e um dos mais talentosos), foi deixado de lado por seu recorrente diretor Pablo Trapero. Mas no Festival do Rio, Darín marca presença ao lado de outro diretor com quem já havia trabalhado. Trata-se de Truman, novo trabalho do espanhol Cesc Gay, que comandou o ator no divertido O Que os Homens Falam. Javier Cámara, também presente no filme anterior do cineasta, vive Tomás, o melhor amigo de Julián (Darín), um doente terminal de câncer, que decide interromper o tratamento e encontrar um lar para seu cão Truman, enquanto ainda lhe resta tempo de vida.

Sicario: Terra de Ninguém

dlnow_ph_sicario_091815

Denis Villeneuve, cineasta franco-canadense, possui no currículo recente filmes satisfatórios em variados gêneros de cinema, vide Incêndios (2010), Os Suspeitos (2013) e O Homem Duplicado (2014). Com Sicario, ele volta ao terreno de maior acessibilidade para entregar uma épica batalha contra o narcotráfico.  Emily Blunt interpreta uma jovem agente do FBI precisando encarar seu maior teste profissional em campo, ao mesmo tempo em que descobre que os bastidores dessa guerra são muito menos “preto e branco” do que imaginava. Benicio Del Toro e Josh Brolin completam o trio principal do elenco.

Mais notícias...

Siga-nos!

2,000,000FãsCurtir
370,000SeguidoresSeguir
1,500,000SeguidoresSeguir
183,000SeguidoresSeguir
158,000InscritosInscrever

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MATÉRIAS

CRÍTICAS