sexta-feira, março 29, 2024

5 atores que estão desperdiçando seus talentos

Ainda que Hollywood viva uma crise de criatividade e estejamos vivendo a era em que a qualidade de um filme é medida pela sua bilheteria, o cinema continua a nos presentear com produções de qualidade que revelam novos atores talentosos. No entanto, nem sempre continua a existir espaço para os antigos talentos que nos emocionaram em décadas passadas, seja por culpa dos próprios atores ou por questões que fogem de seu controle. Pensando neste assunto, resolvi montar uma lista com 5 atores que estão desperdiçando seus talentos.

Muitos acreditam que este processo é algo natural e que, uma vez que “a fonte seca”, os atores antigos precisam dar espaço à nova geração e escolher entre mudar de carreira para quem sabe virar um diretor ou então se conformar com papéis coadjuvantes ou em produções menores. Particularmente, reconheço que existirão altos e baixos como em todas as profissões, mas penso que é possível um ator frequentar o estrelato durante toda a sua carreira, bastando para isso que ele não se acomode e envelheça de maneira sábia sua persona ficcional, sabendo discernir também o momento certo de se aposentar. Temos exemplos como Sean Connery e Jack Nicholson que, apesar de terem vivido oscilações, continuaram como referências e admirados até o momento de suas aposentadorias.

No entanto, nem sempre esse desperdício de talento é algo relacionado à carreira do ator e vemos os problemas da vida pessoal transbordarem e afetarem também a vida profissional com falta de oportunidade de trabalhos dignos do talento possuído. Ainda que seja uma prática compreensível, é algo que acaba punindo não só o ator, mas também os fãs de seu trabalho e admiradores da sétima arte. E já pensou se todos os esportistas, artistas ou profissionais capacitados fossem privados da oportunidade de exercer seus talentos por conta de escândalos pessoais?

Vale também lembrar que a intenção desta lista não é condenar estes atores por este desperdício, mas sim homenagear suas brilhantes carreiras passadas e acender uma toca de esperança para que eles voltem a nos emocionar e surpreender com seus enormes talentos. Além disso, ressalto que foram considerados apenas atores do sexo masculino (a lista com atrizes virá no futuro) e peço que todos emitam sua opinião e nos lembrem outros nomes que também se encaixem neste cenário.

Robert De Niro

senhorestagiario_5

Muitos podem questionar esta escolha pela relevância da idade avançada de De Niro. Certo, ele já está na casa dos 70 anos, mas o fato é que desde a “virada do século” ele não nos entrega uma performance digna de tudo o que fez no início da sua carreira. Basta citar alguns filmes como ‘Poderoso Chefão’, ‘Taxi Driver’, ‘Touro Indomável’ e ‘Fogo Contra Fogo’ para se ter uma noção do calibre deste ator. Ele até chegou a ser indicado como ator coadjuvante por sua atuação em ‘O Lado Bom da Vida‘, mas isso parece ter sido motivado principalmente pelo conjunto da carreira e talvez como um incentivo para tentar trazê-lo de volta. Apesar de não ter sumido do mapa, ele está fadado a filmes de comédia ou de ação que não demandam seu enorme talento. Esperamos que, antes de partir de vez ou se aposentar, ele nos entregue pelo menos mais uma performance memorável, quem sabe em uma nova parceria com Martin Scorsese.

 

Nicolas Cage

nicolas cage

Outro nome que é um pouco polêmico, pois muita gente não acha que este ator possui talento. Se você também pensa assim, nunca deve ter assistido ao excelente ‘Despedida em Las Vegas’. Concordo que ele fez muitas escolhas erradas na carreira e acabou escolhendo os filmes mais baseado no pagamento do que no roteiro, mas até mesmo em gêneros menos dramáticos ele nos presenteou com clássicos pop como ‘A Rocha’ e ‘A Outra Face’ sendo que eu ficaria satisfeito se ele ao menos pudesse voltar a fazer filmes do mesmo nível desses. De qualquer forma, é inquestionável que nos últimos anos ele chegou praticamente ao fundo do posso com alguns filmes que não seriam dignos sequer do custo de gravar em DVD. Alguns filmes mais recentes, como ‘Snowden’ e ‘The Trust’, foram pelo menos medianos e nos deixam com esperança de quem sabe rever Nicolas Cage brilhar novamente.

Não deixe de assistir:

 

Bruce Willis

Bruce Willis CinePOP

Desde a época do saudoso seriado ‘A Gata e o Rato’ ele já demonstrava seu enorme talento e carisma diante da câmera. A ascensão ao estrelato na pele de John McLane no clássico ‘Duro de Matar’ foi a porta para uma jornada de sucesso que duraria quase duas décadas e nos presenteou com atuações memoráveis em filmes como ‘O Sexto Sentido’, ‘Pulp Fiction’ e ‘Sin City’. Porém, aos poucos, ele foi decaindo enquanto desafiava a paciência do público em aturar continuações desnecessárias e assumia uma atuação clichê e desinteressada. Talvez isso tenha origem em questões pessoais e muitos dizem que ele ‘deixou de se importar’. Todos nós temos períodos de crise e muitas vezes saímos mais fortalecidos deles. Quem sabe agora, que até mesmo seu colaborador Shyamalan parece estar ressurgindo das cinzas, ele não possa pedir uma chance para se redimir e provar que ainda tem “água para vender”.

 

Mel Gibson

melgibson_2

Aqui nós já temos um caso mais complicado e que não depende apenas do próprio ator para ser solucionado. Após atingir o Olimpo de Hollywood, ser astro de ação em filmes como ‘Mad Max’ e ‘Máquina Mortífera’, embarcar em uma carreira de sucesso como diretor de filmes como ‘Coração Valente’ e ‘A Paixão de Cristo’, ganhando inclusive Oscar nesta função, uma série de problemas pessoais fizeram sua carreira implodir completamente. Notícias de traições, agressões físicas e até antissemitismo se acumularam e depois disso todas as portas se fecharam para ele. Não estou querendo aqui exonerar Mel Gibson por seus erros na vida pessoal e acho que ele realmente precisa aceitar as consequências de seus atos. Mas a verdade é que temos um grande ator/diretor com um talento monstruoso e que está sendo completamente desperdiçado. É preciso separar mais o lado pessoal do profissional, ainda que vivamos num mundo onde todos sabem de tudo em segundos. Vamos torcer para que a indústria e o público deem mais uma chance para ele pois o cinema só tem a perder com sua exclusão.

Tom Hanks

tom hanks

Para fechar a lista, um nome que irá causar surpresa (e talvez revolta) em muitos. Em primeiro lugar, já vou logo dizendo que ele é meu ator favorito e sua nunca deixo de assistir nada que ele faça. Com perdão da comparação, para mim, ele é a ‘Meryl Streep de cueca’. No entanto, para que isso seja também uma verdade para o resto do mundo, é preciso que ele figure mais na lista de indicados a prêmios de melhor ator. Em uma carreira que começou em filmes de comédia inesquecíveis, passou por romances encantadores e chegou aos ‘papa Oscars’, Tom Hanks é sem dúvidas um dos atores mais talentosos em atividade. No entanto, ainda que continue participando de filmes com diretores renomados e que inclusive estão sendo indicados e vencendo premiações, ele está há muito tempo longe da lista para melhores atores e suas atuações têm sido geralmente “competentes” ou “adequadas” e nada mais. Talvez seja a hora dele repensar sua carreira, se arriscar e aceitar papéis que fujam um pouco do estereótipo de bom moço e herói. Isso pode soar como discurso de fã chato e exigente, mas, para um ator que ganhou dois Oscars seguidos por ‘Filadélfia’ e ‘Forrest Gump’ e merecia o terceiro por ‘Náufrago’, a expectativa é sempre alta pois sabemos que ele possui talento para continuar no topo.

Mais notícias...

Siga-nos!

2,000,000FãsCurtir
370,000SeguidoresSeguir
1,500,000SeguidoresSeguir
183,000SeguidoresSeguir
158,000InscritosInscrever

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MATÉRIAS

CRÍTICAS