‘A Forca’ tem a melhor campanha de marketing desde ‘A Bruxa de Blair’

‘A Forca’ tem a melhor campanha de marketing desde ‘A Bruxa de Blair’

COMPARTILHE!

Em outubro de 1997, um grupo de cineastas se aventurou pelos bosques de Maryland para produzir um filme de terror independente de baixo orçamento, focado na lenda da Bruxa de Blair. Heather Donahue, Joshua Leonard e Michael Williams partiram em uma jornada em busca ao desconhecido para estudar e documentar uma lenda macabra, e acabaram sumindo misteriosamente durante a missão. Os pais procuraram os jovens por anos, sem sucesso. Matérias na TV e nos jornais corroboraram a história, extremamente realista.

Dois anos depois, as fitas foram encontradas e o estúdio transformou o perturbador material em um filme.

Toda essa história acima, que muitas pessoas acreditaram ser verdade – e algumas mais desinformadas ainda acreditam – não passava de uma campanha de marketing para promover o terrorA Bruxa de Blair’ (The Blair Witch Project, 1999), que se tornou um fenômeno global e deu início ao gênero “found footage”, que continua a ser uma força potente atualmente (‘Atividade Paranormal‘ e outras inúmeras cópias).




Gravado em oito dias, ‘A Bruxa de Blair’ foi um enorme sucesso de bilheteria, arrecadando quase US$ 250 milhões para seu micro-orçamento de US$ 60 mil, tornando-o um dos mais lucrativos da história. Dirigida por Daniel Myrick e Eduardo Sánchez, a produção entra para a lista dos clássicos do cinema do terror. Porém, nenhum dos envolvidos conseguiu seguir a fama após este projeto mirabolante.

A ação de marketing foi tão genial, macabra e de mau gosto, que ninguém imaginava que um dia voltaríamos a ver uma campanha tão bem feita. Até, é claro, surgir a brincadeira do Charlie Charlie.

A campanha começou no último dia 25 de maio, promovida pelo estúdio Blumhouse, e logo viralizou na internet e se transformou em um sucesso sem precedentes. Todos começaram a postar o vídeo com a brincadeira, em que duas canetas são colocadas paralelamente em cima de uma cruz, com os campos “Sim” e “Não” nos espaços em brancos.

No Brasil, a coisa saiu fora do controle. Na Escola José Carlos Mestrinho, na Zona Sul de Manaus, estudantes passaram mal após a brincadeira Charlie Charlie, fazendo com que a direção da escola convocasse uma reunião com pais dos alunos e com o Conselho Tutelar. Até a Polícia Militar teve que ser chamada na escola para conter a confusão e o caos.




Alguns dizem ter visto demônios, portas batendo, crianças possuídas e coisas mais macabras.

Pois bem, tudo não passou de uma de marketing para promover o lançamento do terrorA Forca‘ (The Gallows), produzido por Jason Blum, responsável pelas franquias ‘Atividade Paranormal’, ‘Sobrenatural’ e ‘Uma Noite de Crime’.

A história começa com a morte do jovem protagonista, Charlie (já entregou tudo, não é?). Vinte anos após um acidente ter causado sua morte em uma peça teatral no colégio, os alunos da cidade decidem encenar o espetáculo novamente, em uma tentativa infeliz de honrar o aniversário da tragédia… mas descobrem que algumas coisas devem ser deixadas no passado.

Parabéns! Vocês conseguiram a melhor campanha viral desde ‘A Bruxa de Blair‘… e esse é um feito sem precedentes. ‘A Forca‘ chega aos cinemas dos EUA em 10 de julho e dia 23 de Julho no Brasil.

charliecharlie_1

forca_1

Curta nossa ENTREVISTA com a Nina Dobrev:


» Siga o CinePOP no Facebook e no Twitter para saber todas as notícias sobre cinema! «