sábado, abril 20, 2024

AnimaMundi 2018 – Abertura do Evento no Rio de Janeiro

Aconteceu ontem, dia 20 de julho, no Odeon – Centro Cultural Luiz Severiano Ribeiro, Rio de Janeiro, a cerimônia de abertura do AnimaMundi, o maior evento de animação da América Latina e o segundo maior do mundo. O Festival, que ocorre de 21 a 29 de julho no Rio e de 01 a 05 de agosto em São Paulo, exibiu seis curtas em sua noite de estreia para convidados e membros da imprensa. O CinePOP esteve presente e já havia conferido em primeira mão alguns dos curtas que fazem parte da programação. Leia sobre eles no link abaixo.

Anima Mundi 2018 – Saiba o que vai rolar no maior festival de animação da América Latina

Criado há 26 anos, em 1993, o AnimaMundi chega agora a sua edição 2018 com milhares de produções de inúmeros países como França, EUA, Canadá, Espanha e, é claro, Brasil. Entre os longas, obras prestigiadas como A Ganha-Pão, produzida por Angelina Jolie e indicada ao Oscar passado, e Ilha dos Cachorros, do cineasta Wes Anderson, forte candidato ao prêmio máximo do cinema na próxima temporada.O CinePOP já tem as críticas de ambas as produções – confira abaixo.

Crítica | Ilha dos Cachorros – Wes Anderson declara seu amor ao stop-motion (e aos cachorros)

A noite de abertura desta edição foi extremamente emotiva e contou com as presenças dos idealizadores do evento – como se autodescreveram: quatro jovens com um sonho, datando de 1993. Aída Queiroz, Cesar Coelho, Lea Zagury e Marcos Magalhães agora possuem alguns anos em sua estrada, mas seguem jovens de espírito, vivendo e realizando o sonho de diversos outros novos animadores que como eles desbravam este terreno ainda incerto. Os quatro subiram ao palco, discursaram para os fãs, antigos e de primeira viagem, e fizeram da noite uma experiência nostálgica, emocionante e esclarecedora.

Crítica Netflix | A Ganha-Pão – animação indicada ao Oscar tem produção de Angelina Jolie

Após a subida ao palco de alguns parceiros e patrocinadores do evento, os curtas foram exibidos. Seis filmes, de variadas durações, envolveram a plateia de formas diferentes. Três dos quais – de certa forma os principais – já haviam sido exibidos para a imprensa. Conheça abaixo os curtas que fizeram parte da programação.

Híbridos

Produção francesa que impressiona pela qualidade técnica da animação em 3D. Denúncia sobre a poluição do meio ambiente e dos mares, o curta narra um ecossistema marinho mutante, onde peixes e latas, tubarões e carros, tartarugas e panelas, e polvos e navios se mesclam criando seres meio orgânicos, meio mecânicos, numa cadeia predatória. É um filme intenso e visceral.

Não deixe de assistir:

Guaxuma

A produção brasileira (em parceria com a França) é um curta emotivo e saudosista. Criado através e diversas técnicas de animação, como stop-motion, animação em areia e até mesmo trechos em live action com fotos, a história fala sobre a amizade de duas meninas e como o tempo as afasta, seguindo rumos diferentes em suas vidas. O filme também aborda o dilema da vivência urbana contrastando com um ambiente mais voltado à natureza.

Lar: Um Retrato de Nova York

O filme com o título mais longo é o que tem o tempo de duração mais curto. Durante pouquíssimos minutos e sem diálogos, este curta dos EUA mostra através de luzes, sons e imagens quase postais, a rotina de Nova York. Semáforos, o metrô, quadras de basquete, apartamentos e a vida noturna da cidade que nunca dorme ganham pequenos momentos de destaque.

Fins de Semana

Este foi um dos pontos altos da noite em assunto de emoção. Novamente saído dos EUA, o filme narra a jornada de um pequeno menino, filho de pais separados. A viagem de ida e volta entre a casa dos progenitores e as situações que presencia em ambos os lares se mesclam com sonhos e pesadelos do garoto. De um lado, a casa do pai, alegre e exuberante, um apartamento na cidade repleto de música, filmes, diversão e arte. No outro, a casa nos subúrbios, isolada, fria e repleta de dificuldades, mas também alegria. Neste trecho, podemos notar nas entrelinhas algumas questões sérias abordadas de forma tão sutil que se tornam quase imperceptíveis, como são de fato para uma criança, como o abuso doméstico e o assédio.

Comportamento Animal

Outro ponto alto da abertura foi este hilariante conto produzido pelo Canadá. Uma sessão de terapia em grupo, realizada por animais com variados tipos de problemas psicológicos, mediada por um cachorro. No grupo encontram-se uma lesma “pegajosa” em relacionamentos, uma louva-Deus cheia de atitude, um porco com compulsão por comida, um gorila que precisa tratar sua raiva, entre outros. Volta totalmente para o humor, a animação tradicional, dona de traços estranhos, soa como algo saído de um destes canais de animações adultas. Já queremos ver cenas dos próximos capítulos.

Heróis

Saída da Argentina, a animação dos hermanos apresenta um treinador realizando um discurso motivacional ao seu time. O detalhe é que todos são dedos de uma mão, donos de rostos e personalidades. O curta mistura o live action de mãos reais com uma animação simples e muito eficiente. Não vale falar mais sobre o objetivo do grupo e o que irão aprontar.

Anima Mundi 2018 – Saiba o que vai rolar no maior festival de animação da América Latina

Se você é fã de animação e cinema não deixe de prestigiar o evento. Clique no link para ser redirecionado ao site do AnimaMundi.

Mais notícias...

Siga-nos!

2,000,000FãsCurtir
370,000SeguidoresSeguir
1,500,000SeguidoresSeguir
183,000SeguidoresSeguir
158,000InscritosInscrever

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MATÉRIAS

CRÍTICAS