sexta-feira, março 29, 2024

As 10 Criaturas mais Assustadoras do Cinema

Sempre gostei de filmes de terror e desde criança já tive meus pesadelos habitados por muitas criaturas retratadas ou criadas pela sétima arte. Nada melhor do um monstro, demônio ou alienígena para personificar nossos medos e nos aterrorizar mesmo quando não estamos mais assistindo ao filme. A história do cinema está repleta dessas criaturas assustadoras e por isso decidir montar a minha lista para homenagear este gênero tão marcante de filmes.

Algumas dessas criaturas retratadas pelo cinema tiveram origem em obras literárias ou na mitologia, mas é impossível negar que suas interpretações no cinema (em alguns casos, mais de uma vez) ajudaram a consolidar sua reputação e o medo que elas geram. Vampiros, lobisomens e demônios, por exemplo, já foram apresentados de diversas formas ao longo das décadas e até hoje continuam assustando o público sempre que recebem o tratamento adequado.

Em outros casos, a criatura nasceu no próprio filme que a apresentou. Elas são fruto de alguma mente criativa (ou perturbada, dependendo do caso) que as colocou no papel central de antagonista de um filme. Suas origens podem ser as mais variadas possíveis: do espaço, das profundezas de algum lugar esquecido na Terra ou até mesmo dos nossos pesadelos. O que não muda é o terror causado por esses seres em nossas mentes.

Ainda temos também aqueles casos raros em que animais “normais” são retratados como assassinos letais e aterrorizantes. Quando isso é bem feito, é possível que o medo se transporte para a vida real e afete consideravelmente a fama de determinado animal, causando pânico instintivo sempre que nos deparamos com ele. Basta ver o que o filme “Tubarão” do mestre Steven Spielberg fez com a reputação desses animais e o terror que ele causou naqueles que antes nadavam despreocupados nas praias.

Independentemente da sua origem ou forma, é inegável o fato de que todos nós possuímos pelo menos uma criatura em algum filme que nos assustou de verdade. Em reconhecimento a este poder aterrorizante dos filmes deste gênero de terror, resolvi fazer a minha lista com as dez criaturas mais assustadoras do cinema. Vale lembrar que é uma escolha pessoal e que, obviamente, precisei deixar de fora várias criaturas marcantes da sétima arte e que provavelmente devem fazer parte da sua lista.

 

10. Demônio de face vermelha (Sobrenatural)

sobrenatural2_8

O filme “Sobrenatural” de 2010 tem vários momentos assustadores, mas ao meu ver nada se compara à cena em que o demônio de face vermelha é finalmente revelado. Este ser nefasto, por meio de sua aparência aterrorizante, consegue botar medo sem precisar falar nada. Definitivamente um forte candidato a habitar nossos piores pesadelos.

 

09. Crawlers (Abismo do Medo)

Não deixe de assistir:

abismodomedo_11

Se já não bastasse o ambiente claustrofóbico e escuro de uma caverna, ainda precisamos nos preocupar também com seres bizarros e sedentos por um pouco de carne humana. Mesmo cegas, estas criaturas são dotadas de extrema agilidade e de uma audição apurada para caçar suas vítimas na escuridão das cavernas, transformando em presa fácil qualquer desavisado que se aventure em seus domínios.

 

08. The Creeper (Olhos Famintos)

olhosfamintos3_1

Quando uma criatura, além de uma aparência ameaçadora, também possui inteligência para perseguir ou até mesmo torturar suas vítimas, estamos falando de outro nível de terror psicológico. Dotado de todos esses traços, o “Creeper” de “Olhos famintos” é uma criatura extremamente carismática e assustadora.

 

07. Freddy Krueger

Freddy Krueger

Alguns podem questionar a figura de Freddy Krueger como uma criatura, mas é evidente o impacto causado no gênero de terror por este assassino serial criado pelo saudoso mestre Wes Craven. Seu visual característico com chapéu e a luva de lâminas se transformou em um dos ícones do terror e infelizmente também foi uma das vítimas da exploração excessiva por parte de Hollywood através de incontáveis sequências. Ainda assim, é impossível não reconhecer a genialidade de seu conceito: como fugir de alguém que te persegue e te mata em seus pesadelos? Haja café e pó de guaraná!

 

06. Lobisomem

lobisomem_14

Faço questão de registrar que estou me referindo à figura clássica do lobisomem e não a essas versões que os mostram como adolescentes rebeldes e de “barriga de tanquinho”. Estou falando da lenda da maldição de se transformar em uma mistura entre lobo e homem em noite de lua cheia, algo tão bem retratado em filmes como “Um Lobisomem Americano em Londres” e, mais recentemente, no remake de “O Lobisomen”. Além do terror que esta figura causa em nosso imaginário popular, também acho interessante a exploração do conflito existente com o seu lado humano e da necessidade de controlar o instinto assassino.

 

05. Drácula de Bram Stoker

Bram-Stoker-s-Dracula-bram-stokers-dracula-10765534-1024-576

Se o lobisomen é assustador, que tal um habitante das sombras que pode se transformar em morcego ou em lobisomem sempre que sentir necessidade? Isso sem falar que ele também é um vampiro dotado de força descomunal e de outros poderes de sedução. A versão de Bram Stoker foi magistralmente registrada através do filme de 1992 dirigido por Francis Ford Coppola e estrelado pelo inspiradíssimo Gary Oldman. Um verdadeiro clássico do cinema de terror.

 

04. Predador

predador_1

Esta talvez seja minha escolha mais controversa, principalmente pelo fato do filme que traz esta criatura ser na verdade do gênero de ação. Ainda assim, levei em conta o quão assustador seria ter como perseguidor um alienígena de mais de dois metros de altura, dotado de força descomunal aliada a equipamentos de última geração e que caça humanos por esporte. Isso sem falar do “sorriso simpático” que ele tem. Levando todos os fatos em consideração, acho justo considerar este alienígena uma das criaturas mais assustadoras e temidas do cinema.

 

03. A Coisa

Sinceramente, para um monstro se chamar “A coisa” e ainda assim ser um dos mais assustadores do cinema, tem que ser por merecimento. Não é à toa que temos, além do original de 1951, duas refilmagens. Estamos falando de uma criatura alienígena desenterrada do gelo que absorve suas vítimas e consegue assumir sua forma para facilitar sua escolha de uma próxima vítima. Além do fato dela poder se passar por qualquer um (inclusive por animais) e do suspense que isso causa, ao se revelar, a criatura se mostra uma das mais aterrorizadoras de todos os tempos, sem dúvidas.

 

02. Tubarão

tubarao

Não estamos falando de um alienígena ou de um ser mitológico, mas sim de um animal predador que habita nossos oceanos. O que torna ele tão assustador assim? Junte a genialidade do diretor Steven Spielberg e a trilha sonora inspirada de John Williams e você tem a fórmula para transformar esse animal em uma das criaturas mais temidas já retratadas na telona através do clássico de 1975. Quem nunca sentiu medo ao nadar na praia e pensar que poderia existir um tubarão faminto à espreita?

 

01. Alien

alien-Sigourney Weaver

Para uma criatura assumir o topo deste lista, não basta que ela tenha aparência original e aterrorizadora, instinto assassino, inteligência, etc. Ainda é preciso um “algo mais” e o “xenomorfo”, criado pelo gênio excêntrico H. R. Giger, tem exatamente isso: ele possui uma forma inicial conhecida como “face hugger” que implanta um ovo em seu hospedeiro para depois de algum tempo eclodir de dentro de sua caixa torácica como se estivesse rasgando papel. E, pra piorar tudo, ainda que você consiga ferir esta criatura, poderá acabar morrendo devido ao poderosíssimo ácido que corre em seu corpo. Sem dúvidas temos aqui a personificação da arma biológica perfeita e, ao meu ver, a criatura mais assustadora do cinema.

 

Não se esqueça de compartilhar nos comentários a sua lista com as criaturas mais assustadoras do cinema.

Mais notícias...

Siga-nos!

2,000,000FãsCurtir
370,000SeguidoresSeguir
1,500,000SeguidoresSeguir
183,000SeguidoresSeguir
158,000InscritosInscrever

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MATÉRIAS

CRÍTICAS