quinta-feira, março 28, 2024

As 10 Maiores Atrizes de Ação

A difícil tarefa de escolher as 10 maiores estrelas de ação se provou ainda mais complicada, mas mesmo assim decidi assumir a responsabilidade e abrir o debate que promete ser tão intenso quanto as cenas protagonizadas por muitas dessas heroínas do cinema.

Temos atrizes que em algum momento da carreira fizeram um ou mais papéis em filmes de ação, ainda que esse não seja o foco de sua carreira. Temos inclusive casos de mulheres que já foram premiadas com o Oscar, como Jennifer Lawrence, Charlize Theron e Halle Berry, mas que já atuaram ou ainda atuam em filmes que possuem cenas de ação. Nestes casos fica difícil rotular tal atriz como uma estrela de ação, mas ainda assim não excluí esses casos da lista. Ainda que tenha dado preferência para as atrizes que focaram sua carreira neste gênero, também incluí aquelas que fizeram apenas um papel de ação, desde que ele tenha sido realmente significante.

Outro ponto a ser levado em consideração é a visibilidade dessas atrizes em Hollywood. Se fosse fazer uma lista de atrizes com habilidades em luta ou tiros, dificilmente ela teria muitos nomes conhecidos do público em geral e seria dominada por estrelas do cinema oriental. Sendo assim, um critério fundamental para a inclusão na lista é que a atriz já tenha feito pelo menos um filme de grande sucesso em Hollywood. Como no caso anterior, dei preferência para as atrizes que possuem as duas coisas (habilidade física e sucesso em Hollywood), mas ainda assim esse critério foi fundamental para excluir diversos nomes da lista.

Mesmo assim, é impossível não cometer injustiças em uma lista como essas e excluir nomes que para alguns são inquestionáveis. Só para dar um exemplo, quase mudei a lista para “as 11 maiores atrizes de ação” para incluir Carrie-Anne Moss devido ao seu inesquecível papel como ‘Trinity’ na trilogia Matrix. Não tenho dúvidas que muitas outras ausências serão citadas (como Kate Beckinsale, Jennifer Garner, Ronda Rousey, Lucy Liu, Maggie Cheung, etc), mas estou confiante de que as escolhidas merecem reconhecimento e, na minha opinião, sua posição no top 10.

Os 10 maiores astros de ação

Sem mais delongas, vamos à lista:

 

10. Linda Hamilton

exterminadordofuturo2_6

Já começamos a lista com uma atriz que não fez tantos filmes de ação e já está sumida há algum tempo. Ainda assim, como deixar de fora a eterna Sarah Connor que nos agraciou com uma das personagens mais duronas do cinema em sua interpretação inesquecível em ‘O Exterminador do Futuro 2’? Ela não só ganhou reconhecimento como também estabeleceu novos padrões para as atrizes que estrelaram filmes de ação dali em diante.

Não deixe de assistir:

 

9. Uma Thurman

killbill_4

Aqui vai outro nome que tecnicamente não é o de uma estrela de ação, pois apesar de ter feitos outros papéis com cenas de ação, ‘Uma Thurman’ só “aterrorizou” mesmo nos dois filmes da série Kill Bill. Mas o fato é que, nestes dois filmes, ela arrebentou tanto usando seus punhos e sua espada que acabou merecendo um lugar na lista.

 

8. Scarlett Johansson

lucy

Ainda que Scarlett Johansson seja uma estrela recente desse gênero e tenho brilhado muito em outros estilos, a indiscutível ‘Viúva Negra’ já mostrou que tem bala na agulha para assumir a responsabilidade. No recente filme ‘Lucy’, a belíssima e talentosa atriz provou que consegue protagonizar um filme de ação e não deixar a peteca cair. Ao que parece ela ainda fará parte do universo Marvel por algum tempo e continuará fazendo filmes de ação e galgando posições nesta lista.

 

7. Sigourney Weaver

alien-Sigourney Weaver

E ninguém melhor para se destacar como uma das “atrizes com apenas um personagem marcante de ação” do que a eterna tenente ‘Ripley’ da série Alien. Se no primeiro filme de Ridley Scott ela não disparou um tiro sequer para combater o inimigo aterrorizador, no segundo filme de James Cameron ela “foi às armas” e ajudou a dizimar uma horda de aliens. Isso sem falar da sua épica batalha contra a rainha Alien. Sem dúvidas ela revolucionou o papel das mulheres nos filmes de ação e por isso merece seu lugar na lista.

 

6. Zoe Saldana

guardioesdagalaxia_24

Outra representante da safra mais recente de atrizes que estão se dando bem em filmes de ação, ela já mostrou que navega bem em vários universos (literalmente), seja fazendo captura de movimentos como em ‘Avatar’, chutando bundas em galáxias distantes em ‘Guardiões da Galáxia’ ou lutando por vingança em ‘Colombiana’. A tendência é que ela continue subindo da lista.

 

5. Zhang Ziyi

ZhangZiyi_1

Este com certeza é o nome mais desconhecido e talvez o que será mais questionado em toda a lista. Estamos diante de uma atriz com extrema habilidade em artes marciais e que é uma das referências atuais para filmes orientais. Mas não podemos esquecer que ela já participou e protagonizou alguns ótimos filmes que conseguiram sucesso e reconhecimento em Hollywood, com ‘O Tigre e o Dragão’, ‘Hora do Rush 2’ e ‘O Clã das Adagas Voadoras’. Isso sem falar dos sucessos orientais de seu currículo, como ‘Herói’ e ‘O Grande Mestre’. Se você ainda não conhece o trabalho desta atriz, assista a estes filmes antes de questionar minha decisão.

 

4. Michelle Rodriguez

residentevil5_33

Quando consideramos apenas história recente, ao meu ver ninguém encarnou a figura de durona melhor do que Michelle Rodriguez. Ela arrebentou em filmes como ‘Avatar’, ‘Machete’, ‘S.W.A.T’ e mais recentemente na série ‘Velozes e Furiosos’. Na minha opinião, ela é uma genuína estrela de ação e merece este lugar de destaque na lista.

 

3. Milla Jovovich

resident-evil-6

Já faz algum tempo que o nome de ‘Milla Jovovich’ virou sinônimo de filmes de ação. Seja pela série ‘Resident Evil’ (que é carregada nas costas por ela), por ‘Ultravioleta’ ou por seu marcante papel em ‘O Quinto Elemento’, é impossível negar que estamos diante de uma das maiores atrizes de ação de todos os tempos e que continua a estrelar filmes do gênero e a provar seu talento para distribuir tiros e sopapos.

 

2. Angelina Jolie

Provavelmente ela não gostaria de ser rotulada como uma estrela de ação e já mostrou seu talento dramático em diversos filmes de outros gêneros, mas é impossível negar o fato de que ela é uma das atrizes mais competentes para protagonizar um filme de ação em Hollywood. Basta citar ‘Salt’, ’60 segundos’, ‘O Procurado’, ‘Sr. & Sra. Smith’ ou ‘Tomb Raider’ para comprovar que seu currículo só perde em significância se comparado à sua beleza sedutora e fatal.

 

1. Michelle Yeoh

MichelleYeoh_1

Muito provavelmente minha escolha será questionada por alguns, mas quem realmente conhece a grandiosidade dessa atriz no gênero de ação irá concordar com a minha decisão de colocá-la no topo da lista. Ela é considerada por muitos como a “versão de saias” do Jackie Chan (não só pelo seu talento em artes marciais, mas também pelo fato de não usar dublês) e isso é um feito grandioso. Na verdade, ela chegou até a ofuscar este mito quando dividiu a tela com ele em “Police Story 3”. Ela também já contracenou com o lendário Jet Li no clássico oriental ‘Batalha de Honra’. Em Hollywood ela brilhou no fantástico ‘O Tigre e o Dragão’ e como uma vilã no filme ‘O Amanhã Nunca Morre‘, da franquia James Bond. Por todo o conjunto de sua carreira, considero justo coroá-la como a grande vencedora.

E que comece a discussão nos comentários! Compartilhe as suas atrizes favoritas de ação e o motivo de sua escolha.

Mais notícias...

Siga-nos!

2,000,000FãsCurtir
370,000SeguidoresSeguir
1,500,000SeguidoresSeguir
183,000SeguidoresSeguir
158,000InscritosInscrever

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MATÉRIAS

CRÍTICAS