terça-feira, março 19, 2024

Com a nova fusão, Disney vira dona de 27% de toda a indústria cinematográfica

A Disney está oficialmente dominando o mercado de entretenimento hollywoodiano. Com a recente compra da Fox, o estúdio passa a ser dono de 27% de toda a indústria cinematográfica.

De acordo com um levantamento divulgado pelo site ScreenRant, juntas, a Walt Disney Studios (que engloba a Lucasfilm, Marvel Studios, Pixar Animation e outras) e a Fox Entertainment Group (que inclui a 20th Century Fox, Fox Searchlight Pictures, a Fox 2000, entre outras) serão detentoras da maior porcentagem de produções lançadas anualmente nos mercados nacionais e internacionais.

O valor é realmente surpreendente, considerando o alcance dos demais quatro grandes estúdios. No caso da Warner Bros. Pictures – detentora da New Line Cinema e da DC Films -, sua porção de mercado equivale e 15,36%. Logo em seguida temos a Sony Pictures (dona também da Columbia Pictures, Screen Gems, Tri-Star), com uma fatia equivalente 12,22%. A Universal Pictures (DreamWorks e Focus Features) conta com 11,49%, enquanto a Paramount Pictures (Nickelodeon e Paramount Animation) aparece em último lugar, com uma parcela correspondente a 10,89%.

A compra da Disney também surpreende por seu impacto na indústria. Agora dona de algumas das franquias mais emblemáticas da atualidade, como é o caso de ‘Avatar‘, a negociação passa a ser a maior já feita na história da indústria.

A única vez que testemunhamos algo semelhante foi em 1982, quando Kirk Kerkorian comprou a United Artists, consequentemente efetuando uma fusão com a Metro-Goldwyn-Mayer. No entanto, a porcentagem de mercado da fusão não chegava aos pés do que teremos a partir do acordo entre a Disney e a Fox.

Leia também ‘Governo pode bloquear acordo entre Disney e Fox e gerar multa de US$ 2,5 bilhões’

 

Mais notícias...

Siga-nos!

2,000,000FãsCurtir
370,000SeguidoresSeguir
1,500,000SeguidoresSeguir
183,000SeguidoresSeguir
158,000InscritosInscrever

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MATÉRIAS

CRÍTICAS