Comédia ácida com Michael Keaton abre o Festival de Veneza

Comédia ácida com Michael Keaton abre o Festival de Veneza

COMPARTILHE!

por Janaina Pereira, enviada especial a Veneza

Começa nesta quarta, 27, a 71ª edição do Festival de Veneza, a mais antiga mostra cinematográfica do mundo. O Brasil mais uma vez está fora da mostra competitiva – o curta Castillo y El Armado, uma animação gaúcha de Pedro Harres, será o único representante nacional – e a seleção de filmes privilegia o cinema americano e europeu.

Nesta manhã ensolarada com vento frio no Lido, local onde até dia 6 de setembro se realiza o evento, foi exibido Birdman – or the Unexpected Virtue of Ignorance, que abrirá o Festival à noite, apenas para convidados. O longa do mexicano Alejandro González Iñarrítu (Babel), trouxe a Veneza um elenco hollywoodiano liderado por Michael Keaton.

A trama se passa nos bastidores de uma peça de teatro, e conta como um artista que interpretava um super-herói (Keaton) precisa lutar para se sustentar. As piadas irônicas envolvendo nomes de celebridades, e as próprias situações propostas por Iñarrítu no filme são de uma ousadia poucas vezes vista em festival considerado conservador como Veneza.

Participe do nosso GRUPO ESPECIAL do Facebook » https://goo.gl/kg8NYU

     

Na sessão para a imprensa, realizada hoje cedo, o filme não agradou muito, mas vale ressaltar que é o tipo de obra que precisa de perspicácia para entender a proposta do diretor. Inteligente, Birdman é sem duvida um filme ousado para um cineasta que estreou já fazendo muito sucesso com Amores Brutos, e que se tornaria uma promessa no cinema americano com o ótimo 21 gramas, e indicado ao Oscar com Babel.

Iñarrítu muda o rumo e vai para o caminho da crítica ao sistema que ele mesmo pertence, escalando nomes como a queridinha da mídia Emma Stone e o quase gala Edward Norton. Bom começo para Veneza, que vem perdendo público e crítica para o Festival de Toronto, mas que mostra que ainda tem fôlego para apostar em ousadias cinematográficas.

Assista ao trailer:

birdman_1


Crítica | Extraordinário é extraordinário... e vai te fazer chorar litros!


» Siga o CinePOP no Facebook e no Twitter para saber todas as notícias sobre cinema! «

[AVISO] Os comentários passam por uma aprovação e podem demorar até 24 horas para serem disponibilizados no site. Comentários com conteúdo ofensivo serão deletados, e o usuário pode ser banido. Respeita a opinião alheia e comporte-se.