Continuações Desnecessárias

Continuações Desnecessárias

COMPARTILHE!

Existem filmes clássicos que, por ventura, gostaríamos de ver continuações, de preferência com a equipe original do primeiro. Mas o que não podemos esquecer é que muitas continuações de bons filmes já foram realizadas e o resultado não foi nada bom.

A obsessão e a pressa pelo lucro fazem com que os grandes estúdios não se preocupem em manter a essência do original. O resultado todos nós sabemos: filmes ruins, com histórias piores ainda e em muitos casos, fracasso de bilheteria. Digo em muitos casos já que, infelizmente, algumas destas continuações ruins dão lucros absurdos de bilheteria, como o caso de Se Beber, Não Case!, Atividade Paranormal, entre outros.

Abaixo você vai conferir algumas destas continuações que não deram nada certo, ora pelo roteiro fraco, ora por só se aproveitarem do nome para tentar alcançar o sucesso do original e não chegar à altura, etc.




Vale lembrar que a lista de continuações é gigante, enntão escolhemos alguns exemplos mais marcantes. Confira abaixo e se lembrar de mais alguma continuação ruim, deixe seu comentário.

Velocidade Máxima

velocidademaxima2_1

Jan De Bont conseguiu um fato não tão comum: fazer um filme de ação virar um clássico do cinema. Velocidade Máxima foi um sucesso absoluto e até arrecadou dois Oscar em categorias técnicas. Mas a continuação, que se passa em um cruzeiro descontrolado, até conta com pequenos lampejos bons de filmes de ação, mas não chega aos pés do primeiro.

Soldado Universal

soldadoinvernal_1




O primeiro filme da franquia Soldado Universal é um dos melhores filmes da carreira de Jean Claude Van Damme (vale lembrar que foi dirigido por Roland Emmerich). Mas o filme deveria ter parado por aí. A segunda parte do filme foi um desastre total e, não contente, ainda lançaram o terceiro (que até se salva um pouquinho) e o quarto, no qual, o então herói se torna vilão. Nessa altura, a franquia já está numa lambança que nem se sabe mais o que pensar da história.

 

Os Embalos de Sábado a Noite

embalosdesabadoanoite

Sim, Os Embalos de Sábado a Noite é um filme sensacional e jamais será esquecido. Mas alguém se lembra (ou sabia) da continuação Os Embalos de Sábado Continuam? Alguns anos mais tarde, John Travolta voltou ao papel de Tony Manero, mas em um filme esquecível. Vale lembrar que a continuação foi dirigida por ninguém mais que o astro Sylvester Stallone.

 

A Bruxa de Blair

bruxadeblair2

Bom, preciso confessar que eu gosto da continuação de A Bruxa de Blair. Não se compara ao primeiro, mas a história é boa e até causa um certo tormento psicológico no terceiro ato. O grande problema aqui foi terem usado o primeiro filme como gancho. Se fosse um filme solo, sem nenhuma relação com o original, acredito que teria um pouco de crédito. Ruim o filme não é.

 

Tubarão

tubarao2

Vamos aos fatos: Tubarão é um clássico inatingível do cinema, teve uma sequência ruim pouco tempo depois do lançamento do primeiro, teve outra sequência pior ainda quase 10 anos depois do original. Conclusão: Tubarão é o tipo de filme que não deveria ter nenhuma sequência, nem remake. Nunca!

 

Instinto Selvagem

instintoselvagem

Nos anos 90, Instinto Selvagem era o filme que todos desejavam uma continuação. Afinal, Sharon Stone não saiu da cabeça dos machos de plantão na época. Quase 15 anos depois, desejo realizado e expectativas jogadas no lixo. Filme fraco com atuações mais fracas ainda. O que vale a pena no filme é ver Sharon Stone sem roupa; mesmo na casa dos 50, continua com tudo em pé.

 

Jurassic Park

jurassicpark2_1

O segundo não é muito bom, o terceiro até que é legal, o quarto, que estreia daqui algumas semanas, tem tudo para ser um filme muito bom. Mas ainda prefiro pensar em Jurassic Park como um filme único e que nunca deveria ter continuação, por mais que todos nós ansiamos por isso.

 

O Exorcista

the-exorcist-73209

Mais um filme que deveria ter parado no primeiro. O mega clássico O Exorcista tem duas continuações muito ruins, a primeira ainda conta com a protagonista Linda Blair; a terceira se passa dentro de uma prisão. Vou ser sincero que não lembro muito bem de nenhuma das duas, já que assisti há muito tempo, mas até neste muito tempo, já vi que era ruim.

 

Psicose

psicose

Não assisti todas, mas para quem não sabe, o clássico do Hitchcock teve nada mais que 3 continuações depois do original, todas estreladas por Anthony Perkins. Nem precisa dizer que nenhuma chega aos pés de um dos maiores filmes de suspense da época.

 

Bônus – Filmes de terror

jogosmortais_3

Apesar de a lista acima conter filmes de terror, eu cito muitos filmes atuais que mal sairam do cinema e já tem continuação em cartaz. Filme de terror é a fórmula perfeita para ganhar dinheiro: as pessoas gostam de tomar sustos, não ligam pra história, os orçamentos são baixos e o retorno financeiro é quase sempre certo. Portanto, não tem como não falar de diversos filmes de terror que nunca deveriam ter saído do primeiro, como Jogos Mortais, Uma Noite de Crime, A Entidade, Sobrenatural, entre muitos outros.

 

 

Texto de Luciano Castilho, do Artescétera

Curta nossa ENTREVISTA com a Milla Jovovich:



» Siga o CinePOP no Facebook e no Twitter para saber todas as notícias sobre cinema! «