terça-feira, março 19, 2024

Crítica 2 | Projeto Flórida – Um emocionante retrato dos nossos tempos

Depois do ótimo Tangerine, o cineasta Sean Baker volta às telonas com um dos filmes sensação da temporada e que deu a Willem Dafoe sua terceira indicação ao Oscar. Projeto Flórida fala sobre a criação familiar de uma garotinha que vive em um hotel com sua mãe alucinada, onde cada dia é um novo recomeço e uma luta pela sobrevivência, para coisas básicas da vida. Baker dirige com bastante sensibilidade, atingindo pontos importantes sobre família.

Exibido no Festival de Cannes do ano passado, o filme conta a história de Moonee (Brooklynn Kimberly Prince) uma garotinha por volta dos sete anos que mora com a mãe Halley (Bria Vinaite) em um hotel de cor roxa, próximo aos parques da Disney, gerenciado pelo compreensivo Bobby (Willem Dafoe). Moonee passa seus dias de férias brincando com alguns amiguinhos, aprontando muitas travessuras, e viverá uma situação complexa por conta da falta de maturidade da mãe.

projeto florida

O projeto mostra um retrato de uma mãe e sua única filha que vivem quase de favores dia a dia, sem conseguirem, cada uma a sua maneira, imaginar um futuro mais promissor. O olhar da criança chega por Moonee (interpretada pela ótima Brooklynn Kimberly Prince), que aproveita as férias se divertindo com os amigos, de maneira ofensiva muitas vezes, com algumas brincadeiras que dão errado, gerando conseqüências que não chegam ao ar da compreensão da jovem, muito por conta do exemplo de ter uma mãe inconsequente e sem responsabilidades na vida. No lar onde vivem, com as roupas e objetos jogados pelo minúsculo quarto, há amor e carinho, mas envoltos nos atos inconsequentes de Halley.

Um ponto de interseção de tudo o que vemos, Bobby é um gerente que procura resolver tudo no hotel para que todos se sintam bem. Longe de ser perfeito, possui um ar protetor, olhando sempre a situação de todos que moram por lá. Tenta de muitas maneiras dar conselhos a Halley e parece saber que alguma conseqüência cairá sobre a filha dela. Mesmo tentando fazer o bem, Bobby sabe que não tem como mudar o mundo, mas fica por perto para ajudar sempre que possível.

Projeto Flórida é um pequeno grande filme, adorado por muitos. É um recorte importante sobre mãe e filha, além de tocar em assuntos que geram muita reflexão.

Mais notícias...

Siga-nos!

2,000,000FãsCurtir
370,000SeguidoresSeguir
1,500,000SeguidoresSeguir
183,000SeguidoresSeguir
158,000InscritosInscrever

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MATÉRIAS

CRÍTICAS