quinta-feira, março 28, 2024

Crítica | Amor por Direito

A veterana Julianne Moore demorou para ser reconhecida com um prêmio da Academia. Com quatro indicações anteriores, datando a primeira de 1997, a atriz só veio a decorar sua casa com o careca dourado em 2015, com a vitória pelo lacrimoso Para Sempre Alice.

A atriz agora volta a emocionar com o drama Amor por Direito (Freeheld), que entre outras coisas demonstra a versatilidade de Moore compondo uma personagem cem por cento inédita em sua carreira. Que Moore é uma das melhores atrizes da atualidade Oscar algum precisa nos dizer.

freeheld_1

De fato Amor por Direito  guarda algumas semelhanças com Para Sempre Alice. Ambos possuem Moore despida de qualquer vaidade artística, se entregando verdadeiramente de alma ao projeto, que traz igualmente uma protagonista lutando por sua vida e saúde. Ambos também possuem jovens atrizes de talento brilhando ao lado da veterana, embora aqui Ellen Page ganhe muito mais os holofotes do que Kristen Stewart em Para Sempre Alice.

Curiosamente Amor por Direito é baseado num documentário de mesmo nome, lançado em 2007 e vencedor do Oscar na categoria documentário curta-metragem. A direção do longa é de Peter Sollett, que de Nick e Norah – Uma Noite de Amor e Música (2008) para cá deu um grande pulo. Na trama baseada em fatos, Laurel Hesten (Moore) é uma eficiente policial de Nova Jersey. Durante a vida toda ela escondeu sua orientação sexual. Isso muda quando ela conhece e aos poucos assume a relação com Stacie Andree (Page). Depois de ser diagnosticada com câncer em estágio avançado, a luta da protagonista pelo direito igualitário da parceria por sua pensão será a mais difícil de sua vida.

freeheld_2

Um filme só consegue nos emocionar se algo for construído nele para isso. Ou seja, boas atuações, personagens críveis e cenas bem escritas e dirigidas. Se tudo estiver encaixado no lugar merecemos sofrer, porque significa que os realizadores foram eficientes. Fora isso, Amor por Direito não é nada que já não tenhamos visto antes, assim como Para Sempre Alice, embora o novo trabalho de Moore pareça maior, inclusive na importância do todo. É todo o resto além da história dramática, digna por si só, que consegue chamar atenção.

A dupla Moore e Page, embora estranha de começo, nos cativa ao ponto de eliminar qualquer incredulidade. O mesmo vale para a performance da talentosa indicada ao Oscar Page. De começo criando certa barreira com seu retrato, a jovem de 28 anos conquista de forma muito sincera o direito de ser elogiada. Tudo é muito honesto e real. A veracidade do relacionamento entre o casal é o suficiente para que compremos e soframos junto. O filme não é excessivamente dramático, no entanto, devido a participação de Steve Carell, na pele de um personagem caricato e chamativo, um advogado judeu e gay, que serve de grande alívio cômico toda vez que o filme ganha contornos estarrecedores. Outro que merece ser mencionado é o sempre ótimo Michael Shannon, com uma atuação igualmente pronta para ser premiada. Amor por Direito  pode ser um filme “montado” para prêmios e para que gostemos dele. E faz isso muito bem.

Mais notícias...

Siga-nos!

2,000,000FãsCurtir
370,000SeguidoresSeguir
1,500,000SeguidoresSeguir
183,000SeguidoresSeguir
158,000InscritosInscrever

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MATÉRIAS

CRÍTICAS