terça-feira, março 19, 2024

Crítica | England is Mine – A timidez e a musicalidade

Toda timidez é formada pelo desejo de agradar e pelo medo de não o conseguir. Em seu primeiro longa metragem como diretor, o cineasta Mark Gill apresenta ao público todas as facetas do início da trajetória de um dos artistas britânicos mais famosos das últimas décadas. England is Mine é um retrato melancólico e repleto de questões filosóficas na explicação da mente complexa de um jovem futuro astro da música mundial. No papel principal, o ótimo ator Jack Lowden (‘Dunkirk’) que tem grande destaque nesse belo trabalho sem previsão de estreia no Brasil.

Na trama, ambientada no início da década de 70 até um pouco antes da criação do lendário grupo britânico The Smiths, acompanhamos bem de perto a trajetória de Steven Patrick Morrissey (Jack Lowden) um jovem que encontra dificuldades em que carreira seguir, tendo que trabalhar para o fisco britânico e fazendo bicos em um hospital, até aos poucos ir seguindo sua vocação musical. Contando com a ajuda de amigos que o incentivavam, cada um de sua maneira, o futuro conhecido Morrissey enfrenta uma série de obstáculos que vão desde de sua timidez até a dependência emocional da grande amiga Linder Sterling (Jessica Brown Findlay – ‘Downtown Abbey’).

Cinebiografia não autorizada desse icônico astro britânico, o projeto explora o jeito introspectivo do protagonista com uma grande leveza e, talvez o maior detalhe, sem perder o ritmo. Tentando decifrar essa grande mente do rock mundial, caminhamos pelo distanciamento que possui com o pai, a força que ganha da mãe para seguir seu destino, suas imersões na cena rock/punk de uma Manchester apresentando talentos duradouros no cenário musical e a importância de conhecer pessoas que entendam seu jeito de ser da melhor maneira.

Amante da boa escrita, Morissey começou escrevendo sobre bandas alternativas que se apresentavam nas mais badaladas boates de rock da época. Mas o start em sua vontade de viver de música só acontece quando encontra a maturidade após algumas decepções emocionais e a necessidade de encontrar um emprego para se sustentar. A coragem de se jogar ao mundo chega pela música e o sentimento forte que nasce dentro dele de resolver fazer algo para sua vida que realmente o faça feliz.

Sem previsão de estreia no Brasil, ‘England is Mine’ é um recorte delicado que mostra muito sobre toda uma juventude britânica que se vê envolvida pela musicalidade e principalmente de ter suas ideias ganhando o mundo.

Mais notícias...

Siga-nos!

2,000,000FãsCurtir
370,000SeguidoresSeguir
1,500,000SeguidoresSeguir
183,000SeguidoresSeguir
158,000InscritosInscrever

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MATÉRIAS

CRÍTICAS