Crítica | O Melhor Professor da Minha Vida – Sobre Mestres e Alunos

Crítica | O Melhor Professor da Minha Vida – Sobre Mestres e Alunos

COMPARTILHE!

A educação exige os maiores cuidados, porque influi sobre toda a vida. Com data de estreia marcada para o próximo dia 05 de outubro, esse ótimo drama francês O Melhor Professor da Minha Vida chega as telonas de todo o Brasil para fortificar as inúmeras discussões sobre educação e a relação entre mestres e alunos. Protagonizado pelo sempre competente ator francês Denis Podalydès, esse projeto traz um olhar interessante também sobre as pessoas que encontramos em nosso caminho e que podem mudar para sempre nossa trajetória de vida.

Na trama, conhecemos um rígido professor chamado François Foucault (Denis Podalydès) de uma renomada escola de Paris que durante uma noite de autógrafos dos livros de seu pai escritor, conhece uma funcionária do ministério da educação e acaba sendo convidado a dar aulas em um colégio na periferia para ajudar com sua experiência. Chegando na nova escola, uma turma rebelde e indisciplinada o recebe. Somente com o passar do tempo ele consegue entender melhor os alunos e uma relação de professor e aluno é criada.

A mudança de comportamento, que não é radical mas bastante sensível, chega em forma de ensino não só para a turma mas para o professor. François é o que mais muda ao longo do filme, sua personalidade rígida acaba deixando brechas para o inusitado e cedendo a seus eternos limites obrigatórios. A turma sente essa mudança no carrancudo professor que aos poucos vai começando a interagir de uma forma onde todos ganham.

A função do professor e o ato de educar fica muito evidente no ato final da trama, quando François parte em defesa de um de seus alunos em um comitê disciplinar. Os atritos com alguns professores que estão anos no local são iminentes, abordados no filme como forma de gerar boas discussões sobre o ensino. As analogias com pensamentos do escritor Victor Hugo, livro que a turma lê durante o ano letivo com François como professor, são ótimas e enchem de brilho o roteiro. O Melhor Professor da Minha Vida é um competente trabalho que alia humor, drama e um assunto muito sério que precisa ser discutido no lado de cá da telona.

Participe do nosso grupo ESPECIAL no Facebook » https://goo.gl/BBFEmQ

     

Crítica | Thor Ragnarok [COM SPOILERS!!!!]


» Siga o CinePOP no Facebook e no Twitter para saber todas as notícias sobre cinema! «

[AVISO] Os comentários passam por uma aprovação e podem demorar até 24 horas para serem disponibilizados no site. Comentários com conteúdo ofensivo serão deletados, e o usuário pode ser banido. Respeita a opinião alheia e comporte-se.