quinta-feira, março 28, 2024

Crítica | The Terror – Primeiras Impressões [Sem Spoilers]

Hoje em dia existe uma grande quantidade de seriados sendo lançados por ano e, devido a demanda do público que está migrando do cinema para a TV, embora uma mídia não ameace a outra, foi necessário aumentar a qualidade técnica do que vemos na televisão. Aproveitando essa onda de qualidade, que talvez tenha se iniciado com ‘Game of Thrones’, eis que surge uma ótima surpresa logo no começo do ano: ‘The Terror’.

O nome de peso por trás do seriado é ninguém menos do que Ridley Scott, diretor experiente com ficções científicas e terror, como ‘Alien’, ‘Blade Runner’ e ‘Perdido em Marte’.

O programa estreou sem muito alarde na internet e muito provavelmente demore para conquistar e achar seu público alvo, porém, isso não interfere na beleza visual que é ‘The Terror’. Além do elenco de primeira, com nomes como Jared Harris, Tobias Menzies e Ciarán Hinds, também apresenta uma excelente qualidade técnica e uma fotografia marcante, fria e obscura, digna de muitos longa-metragens por ai.

Com a exibição de um episódio duplo de estreia, o seriado já mostrou, de forma dinâmica e inteligente, que veio para competir a atenção com outros novos seriados prometidos para esse ano.

Sobre a trama, ‘The Terror’ é baseado na obra de Dan Simmons, apesar dos showrunners Dave Kajganich e Soo Hugh terem garantido que a série irá seguir caminhos próprios. Ambientado em 1847, o programa acompanha a Expedição Franklin, guiada por Sir John Franklin (Ciarán Hinds), que partiu da Inglaterra com dois navios: Erebus e o The Terror, ambos com o objetivo de atravessar a famosa Passagem do Noroeste, entre os oceanos Atlântico e Pacífico, através da calota polar da Ártica. Porém, tudo começa a dar errado quando os navios ficam presos no gelo e precisam esperar descongelar para seguir viagem… É então que coisas estranhas começam a acontecer.

Na história real, ambos os navios desapareceram durante a expedição. Os destroços de Erebus só foram encontrados em 2014, e os do The Terror em 2016. E claro, tanto mistério envolvido não poderia render nada menos do que uma série de terror com ares de ‘O Enigma de Outro Mundo’.

Se a qualidade técnica lembra ‘GOT’, o suspense lembra clássicos do horror dos anos 80 com pitadas de mistérios dignos de ‘LOST’. O lugar é isolado e os tripulantes dos navios precisam se unir para sobreviver, seja por conta das baixas temperaturas ou para enfrentar animais e, até mesmo, criaturas assustadoras que vagam por aquelas terras distantes. Um a um, somos apresentados aos seus dilemas pessoais, com direito a flashbacks, mostrando o passado deles antes da expedição e acrescentando mais conteúdo a história.

A atmosfera sombria está carregada de referências da filmografia peculiar de Ridley Scott, como por exemplo, apresentar os personagens presos em um determinado local, cercados de mistérios desconhecidos e situações fora do comum, tendo que sobreviver com a presença de um “monstro” lá fora, enquanto a paranoia e o pânico vão tomando conta de cada um.

Não deixe de assistir:

Após conhecermos os tripulantes protagonistas, filmados com uma direção detalhista e delicada no primeiro episódio, avançamos para conhecer o que há em meio a neblina fria do Ártico no segundo, com uma estrutura narrativa não-linear, retornando quatro anos no passado para mostrar as primeiras dificuldades da expedição.

É aqui que também se estabelece a rivalidade entre os capitães dos dois navios, o que promete ser uma das subtramas da temporada, além de instigar a nossa curiosidade para saber mais sobre alguns personagens secundários, em especial dois, que estão envolvidos em um segredo que ninguém pode descobrir.

Sem dúvida é um começo promissor e corajoso para uma série pouco conhecida, um acerto enorme da AMC (mesmo canal de ‘The Walking Dead’) em apostar todas as cartas no sucesso de ‘The Terror’, deixando a série interessante ao ponto de se desejar maratonar tudo em um único dia só para saber o que está para acontecer com a tripulação da expedição.

Não se via um suspense tão delicioso na TV desde ‘LOST’. Que venha muito mais!

The Terror’ contará com 10 episódios, exibidos no Brasil todas as segundas, às 22h30, no canal AMC.

Mais notícias...

Thiago Munizhttp://cinepop.com.br/
Carioca, 26 anos, apaixonado por Cinema. Venho estudando e vivendo todas as partes da sétima arte à procura de conhecimento da área. Graduando no curso de Cinema e influenciador cinematográfico no Instagram.

Siga-nos!

2,000,000FãsCurtir
370,000SeguidoresSeguir
1,500,000SeguidoresSeguir
183,000SeguidoresSeguir
158,000InscritosInscrever

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MATÉRIAS

CRÍTICAS