terça-feira, abril 23, 2024

Eles Voltam

Os pés imaturos queimando o asfalto, os carros passam vem e vão. O que fazer com o instinto despreparado da solidão? Escrito e dirigido pelo cineasta Marcelo Lordello, Eles Voltam é uma simples história de uma jornada incrível de descobertas. A direção se esforça para ser detalhada, a lente inteligente do diretor mostra o mundo nebuloso do abandono (seja ele pessoal, social…) pelos olhos inocentes de uma jovem largada pela família na beira de uma estrada. O filme tem cara de curta, jeitão de média e acaba convencendo como longa.

foto03

Na trama, desse belo trabalho made in Brasil, somos jogados na história de Cris (Maria Luiza Tavares), uma adolescente de 12 anos que após uma briga dentro do carro de seus pais, é deixada na estrada ao lado de seu irmão mais velho. Confusa e sem saber quando os pais vão voltar para buscá-los, ainda é rejeitada pelo próprio irmão que a deixa sozinha. Assim, sem direção e com medo do que poderia enfrentar pelo caminho, Cris consegue ajuda de um simpático morador da região onde está, uma família que vive da renda da mãe comerciante e de uma antiga vizinha que não via Cris fazia anos. A jovem viverá dias intensos, reunidos em uma experiência que a transformará completamente, vendo o mundo de outra forma.

Eles Voltam marca o encontra da imaturidade com o selvagem mundo real. As histórias vividas nessa aventura vão ser refletidas nos bons diálogos com a família da protagonista, já no final da trama. A superficialidade em alguns assuntos polêmicos são completamente entendidos, já que estamos vendo um filme aos olhos de uma jovem. Mesmo assim, o diretor poderia ter ido à fundo, ou até mesmo ter dado mais destaque, em embates sobre a nova visão do mundo da personagem.

foto02

Esse bonito projeto possui uma narrativa leve, quase estática. A fuga do dinamismo é uma fórmula que, neste caso, dá certo. Encher o filme com lindas paisagens não transforma um filme em um bom trabalho, ainda bem que o diretor estava atento a isso. De negativo mesmo, vem o fato de que os coadjuvantes que vemos nas sequências poderiam ter contribuído mais com a história, o que pode transformar esse filme fraco e ingênuo para alguns espectadores.

Com estreia marcada para o próximo dia 07 de março nos cinemas brasileiros, Eles Voltam entrará no concorrido mercado de exibição brasileiro que está repleto de cópias dos filmes que foram indicados ao Oscar deste ano. É um peixinho especial em meio aos grandes tubarões. Coloque em seu aquário! Você precisa conhecer, refletir, pensar e argumentar sobre essa experiência.

Mais notícias...

Artigo anterior
Próximo artigo

Siga-nos!

2,000,000FãsCurtir
370,000SeguidoresSeguir
1,500,000SeguidoresSeguir
183,000SeguidoresSeguir
158,000InscritosInscrever

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MATÉRIAS

CRÍTICAS