quinta-feira, março 28, 2024

Festival do Rio 2013: Night Moves

O SONHO DE DAKOTA

Parte do acervo dos festivais de Veneza e Toronto desse ano, o suspense dramático Night Moves chega ao Festival do Rio 2013. Produzido pelos brasileiros Rodrigo Teixeira e Lourenço Sant´Anna (ambos também de Frances Ha), pela atriz francesa Roxane Mesquida (Kaboom), e pelo cineasta Todd Haynes (Longe do Paraíso e Não Estou Lá), Night Moves tem como chamariz as presenças dos jovens talentosos Jesse Eisenberg (Truque de Mestre) e Dakota Fanning (Agora e Para Sempre). A jovem atriz, de 19 anos, veio ao Rio prestigiar o maior evento de cinema brasileiro.

Na trama, Eisenberg é Josh, um jovem revolucionário, que luta ilegalmente contra o governo. Ele recruta a menina Dena, papel de Fanning. Juntos, sob a tutela de Harmon, papel de Peter Sarsgaard (Lovelace), eles arquitetam um plano para impor de forma drástica sua visão. O trio faz parte dos chamados eco-terroristas, pessoas que realizam atos fora da lei em nome do meio ambiente. Geralmente lutando contra grandes empresas, e a falta de escrúpulos de grandes empresários, tais reacionários funcionam como o lado negro do Green Peace, digamos.

5

Recentemente a obra de Robert Redford, Sem Proteção, tratou do assunto traçando um paralelo entre ficção e realidade, e fazendo referência ao grupo conhecido como Weather Underground, nascido na década de 1960 entre alunos universitários, que cometerem diversos atos extremistas contra o uso de animais em laboratórios, etc.. Todos já vimos pessoas jogando tinta em usuárias de casacos de pele de animais. O filme da diretora Kelly Reichardt, do faroeste elogiado e ainda inédito no Brasil, Meek´s Cutoff (2010), com Michelle Williams, apresenta de forma deliberada todos os passos da elaboração do ato que é o centro dessa obra.

Desde a compra suspeita de ingredientes necessários para uma grande bomba caseira, passando pelo transporte, medidas de segurança e sondagem da área escolhida. O grande problema, para a maioria do público, é o ritmo excessivamente lento da condução do longa. Até para o cinema independente de arte existem limites do quanto você irá testar seu público para cenas em que realmente nada acontece, que já não tenhamos compreendido. O interessante em filmes assim é descobrirmos o que o diretor deseja dizer, uma vez compreendido isso, se torna apenas uma experiência em paciência.

6

Não existe grande dualidade em Night Moves, tudo é tratado com certa simplicidade do lado de cá da tela. Desde os relacionamentos até as personalidades. Uma vez cometido o tal ato, que é o mote do filme, o trio fica sabendo que acidentalmente uma pessoa foi atingida por eles, lhe custando a vida. Daí em diante, assim como O Sonho de Cassandra, de Woody Allen, a obra se transforma em como pessoas que cometem atos terríveis de forma despreparada, lidam com o fato depois de ocorrido. O filme apresenta o peso nos ombros sob o aspecto dos três responsáveis.

7

O protagonista e o destaque é mesmo o ator Eisenberg, que aos poucos vai mudando a sua persona de nerd absoluto, para personagens mais complexos e enigmáticos, como o Josh desse filme. Já Dakota Fanning, considerada um verdadeiro prodígio como atriz na fase mirim, ainda não emplacou um grande sucesso em sua fase de jovem adulta, que a coloque de volta ao mapa. Ao contrário, a atriz tem optado por produções menores, como o bom Agora e Para Sempre, filme britânico (com direito a sotaque da americana) lançado direto em vídeo no Brasil. Com madeixas castanhas, ao contrário da loira platinada que vimos pelo Rio, Fanning continua uma atriz talentosa, apenas sem um papel de grande destaque para conseguir demonstrar.

Mais notícias...

Siga-nos!

2,000,000FãsCurtir
370,000SeguidoresSeguir
1,500,000SeguidoresSeguir
183,000SeguidoresSeguir
158,000InscritosInscrever

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MATÉRIAS

CRÍTICAS