terça-feira, março 19, 2024

Atores que ganharam o Oscar e caíram no esquecimento

Muitos dizem que ganhar o Oscar é um divisor de águas na vida de um ator. Em muitos casos, é sim. Por exemplo, Meryl Streep foi indicada pela primeira vez ao Oscar em 1978 e levou o primeiro prêmio na sua segunda indicação, logo no ano seguinte. Desde então, ela colecionou mais 17 indicações, sendo a recordista de indicações ao Oscar. Outro que é figura carimbada em indicações (apesar de fazer um tempo que não aparece) é Jack Nicholson, com 12 indicações e 3 prêmios. Fora outros muitos atores que poderia citar aqui, mas ai ficaria cansativo.

Discursos do Oscar abordaram preconceito e sexismo

Agora o que tem em comum Meryl Streep e Jack Nicholson é que ambos têm status de mega astros em Hollywood e, com certeza, jamais serão esquecidos pelo público. Diferente de outros atores que já abocanharam a estatueta mais cobiçada do cinema e hoje são meros coadjuvantes, atuam em filmes (não generalizando) de qualidade duvidosas e caíram no esquecimento geral.

Ainda não consegui entender o porquê isso acontece; se os atores ficam deslumbrados e acham que todos os filmes serão bons só por eles estarem participando, ou se os empresários têm alguma relação, não sei. Mas que é um fato que muitos caíram no limbo, isso é.

Abaixo você confere uma lista destes tais atores que já tiveram seus momentos de glória, mas hoje devem apenas olhar com nostalgia os momentos áureos.

Kevin Costner

kevin-costner-8e57fe02c3bfc25c

Costner foi um dos maiores astros do cinema nos anos 90 e conquistou o Oscar por melhor diretor e melhor filme pelo clássico Dança com Lobos. Hoje, está tentando se reerguer atuando em filmes de grande orçamento, mas durante anos, atuou em filmes pífios sem destaque.

Marisa Tomei

Não deixe de assistir:

marisa-tomei-2

A bela Marisa Tomei conquistou a estatueta pelo filme Meu Primo Vinny e foi indicada em mais duas oportunidades. Mas Marisa nunca alcançou status de estrela e nunca conseguiu ser protagonista em um filme de destaque, salvo exceção de Só Você, romance que fez sucesso nos anos 90.

Whoppi Golberg

infoboxwg

Whoopi também fez muito sucesso nos anos 90 e sua atuação em Ghost – Do Outro Lado da Vida, foi responsável por este sucesso e pelo único Oscar da carreira da atriz. Ainda aparece em poucas produções, mas nenhuma com grande destaque.

Sally Field

sally_field_2

Na minha humilde opinião, uma das atrizes mais injustiçadas de Hollywood. Primeiro, por ser realmente uma excelente atriz, segundo por sempre pegar papéis sem grande destaque e terceiro porque a atriz tem dois Oscar de melhor atriz, conquistados pelos trabalhos em Norma Rae e Um Lugar no Coração.

Richard Dreyfuss

richard-dreyfuss

Dreyfuss protagonizou dois dos filmes que figuram entre os mais importantes da história do cinema, Tubarão e Contatos Imediatos de Terceiro Grau, e ainda abocanhou o Oscar de melhor ator pelo filme A Garota do Adeus. Assim como outros, hoje a carreira de Dreyffus despencou consideravelmente, tendo atuado apenas como coadjuvante ou em filmes de pouca expressão.

Willian Hurt

WillianHurt

Hurt conquistou o prêmio de melhor ator por O Beijo da Mulher Aranha, dirigido pelo brasileiro / argentino Hector Babenco. Hurt ainda da o ar da graça aparecendo em grandes produções, como O Incrível Hulk e Robin Hood, mas nada que o faça aparecer entre os indicados do grande prêmio.

Holly Hunter

HollyHunter

Além de ganhar o Oscar de melhor atriz por O Piano, Holly Hunter também já conquistou Globo de Ouro e Emmy. A atriz participou de alguns seriados de destaque, mas seu nome nunca foi relacionado à uma de grande estrela do cinema.

Adrien Brody

adrien-brody

Outro azarão do Oscar, Adrien Brody conquistou o prêmio de melhor ator pelo filme O Pianista. Hoje, atua em filmes mais alternativos e nunca mais mostrou uma atuação digna de indicação.

Timothy Hutton

Timothy_Hutton_023

Hutton também já fez seu sucesso na TV e cinema, mas hoje é mais um dos atores esquecidos pelos grandes produtores e pelo público. Conquistou o Oscar de ator coadjuvante pelo filme Gente Como a Gente.

Louis Gosset Jr.

Louis Gosset Jr.

Gosset Jr. conquistou o Oscar de ator Coadjuvante por ter interpretado (competentemente) um sargento linha dura em A Força do Destino. Depois disso, nunca mais conseguiu nenhum papel de destaque e anda bem sumido da grande tela.

Kevin Kline

kevin_kline

Kline também foi um ator que fez muito sucesso nos anos 80 e 90. Conquistou seu único Oscar por Um Peixe Chamado Wanda, no final dos anos 80. Atualmente, Kline até tem aparecido em algumas produções maiores, mas não tem mais o mesmo sucesso de antes.

Joe Pesci

Joe Pesci

Outro ator que há muito tempo não da as caras, Joe Pesci atuou em grandes produções sempre com muita competência. Levou o Oscar de ator coadjuvante pelo clássico Os Bons Companheiros e desde o inicio dos anos 2000, não atua em uma produção de destaque.

Cuba Gooding Jr.

Cuba Gooding Jr.

Gooding Jr. levou o Oscar de coadjuvante por Jerry Maguire – A Grande Virada. Hoje, atua em filmes de qualidade duvidosa e nunca mais mostrou ser o mesmo ator que o fez levar a estatueta para casa.

Angelica Houston

Angelica Houston

A eterna Morticia Addams, além de ter ficado um bocado estranha (aparentemente), sumiu dos holofotes. Angelica Houston levou um Oscar por sua atuação em A Honra do Poderoso Prizzi.

Dianne Wiest

Wiest.InTreatment

Wiest é uma excelente atriz e levou a estatueta para casa em duas oportunidades, pelos filmes Hannah e suas Irmãs e Tiros na Brodway.  Mais uma atriz injustiçada pelas grandes produtoras que hoje se dedica à trabalhos na TV.

Mira Sorvino

Mira Sorvino Celebrates The Flagship Store Opening Of Destination Maternity

A belíssima Mira Sorvino conquistou o Oscar de atriz coadjuvante pelo seu trabalho em Poderosa Afrodite, dirigido por Woddy Allen. Nunca foi uma mega estrela, mas nunca deixou a desejar em suas atuações e deu uma sumida. Talvez, algumas oportunidades a mais possam trazer a atriz de volta aos cinemas.

 

 

 

Texto de Luciano Castilho, do Artescétera

Mais notícias...

Siga-nos!

2,000,000FãsCurtir
370,000SeguidoresSeguir
1,500,000SeguidoresSeguir
183,000SeguidoresSeguir
158,000InscritosInscrever

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MATÉRIAS

CRÍTICAS