“Heath Ledger era assustador como Coringa”, revela Christopher Nolan

“Heath Ledger era assustador como Coringa”, revela Christopher Nolan

COMPARTILHE!

Sua impressionante caracterização do vilão Coringa lhe rendeu um Oscar em 2009 por ‘Batman: O Cavaleiro das Trevas’.

Sem poder colher os louros de seu trabalho, o astro Heath Ledger nos deixou pouco depois de encerrar as filmagens do papel de sua vida, deixando um grande vácuo no ramo cinematográfico.

E em uma entrevista recente, o cineasta Christopher Nolan conversou com a BBC Radio 1 em alusão aos 10 anos desde a morte do ator, revelando alguns detalhes sobre sua preparação para viver o Coringa nos cinemas.

De acordo com Nolan, o ato ficou assustador como o vilão, atuando de forma imprevisível, sempre pegando o elenco de surpresa durante as cenas.



Disse:

“Ele me deu algumas dicas sobre o que estava planejando e nós conversamos um pouco sobre o assunto. E eu sempre tentava ser sua audiência, me envolvendo com ele em sua preparação. Mas muito do que ele fez era na imprevisibilidade e eu acho que ele gostava de jogar suas cartas sempre perto de si. Gradualmente ela se revelava a mim, mostrava sua voz de Coringa e o jeito que ele ia conduzir o personagem. E quando o fazia, não era de forma natural e não chegando em mim dizendo ‘aqui está o meu Coringa’”.

Ainda sobre a preparação do personagem, Nolan pontuou a dedicação de Ledger em surpreender a todos com sua caracterização:

“Nós assistimos ele desenvolver o personagem, desde o figurino, passando por sua maquiagem, e eu tive a oportunidade de fazer parte desse processo criativo. Foi muito divertido, mas na hora que ele entrava em cena, haviam momentos – como o bater palmas ou sua voz – que eram realmente imprevisíveis. Ele criou essa figura bizarra e desde então eu já vi várias pessoas tentando imitá-lo. Mas de fato nós nunca sabíamos se ele iria para um lado ou para outro, se iria mais fundo ou mais alto. A gente nunca sabia o que aquele cara ia fazer e isso era o mais assustador nele”.