Imigração é colocada em pauta em Cannes com filme francês

Imigração é colocada em pauta em Cannes com filme francês

COMPARTILHE!

Por Janaina Pereira, de Cannes

E finalmente os franceses mostraram a que vieram no Festival de Cannes. O cineasta Jacques Audiard, um dos mais populares do país, entrou na disputa pela Palma de Ouro com o corajoso ‘Dheepan‘. O diretor, que ganhou o Grande Prêmio do Júri em 2009 com ‘O Profeta‘, e concorreu em 2012 com ‘Ferrugem e Osso‘, voltou com tudo este ano à Croissette. Seu filme sobre três pessoas que fogem da guerra civil no Sri Lanka – todo falado na língua original dos não-atores.

‘Love’ choca Cannes com cenas de sexo explícito em 3D; Assista ao trailer!




Com o tema da imigração efervescente por toda a Europa, a discussão levantada por Audiard é necessária e importante. A trama narra como Dheepan (Jesuthasan Antonythasan), um ex-guerrilheiro do Sri Lanka, vai para a Europa tentar uma nova vida. Graças a um acordo ilegal, ele precisa levar também a menina Illayaal (Claudine Vinasithamby) e a jovem Yalini (Kalieaswari Srinivasan), e os três se passam por uma família. Na França, eles iniciam tentam recomeçar, e Dheepan trabalha como vendedor até assumir o serviço de zelador em um conjunto habitacional dominado pelo tráfico de drogas. A partir daí, uma série de situações fazem com que desperte o seu instinto matador que, na verdade, ele não abandonou mudando de país.

O diretor Jacques Audiard, afiadíssimo, fez o filme mais politizado do Festival, e o único representante real dessa França cada vez mais dilacerada. Para a crítica especializada, ele esta com a mão na Palma de Ouro. E se ganhar um filme francês, que não é falado em francês, nem estrelado por astros franceses, e ainda fala de imigração… bem, sinal que pelo menos no cinema, ainda há esperança no mundo.

Quer saber mais sobre o Festival de Cannes? Confere o vídeo!

Uso de salto alto no red carpet causa polêmica em Cannes




‘Sicario’, com Emily Blunt, concorre em Cannes de olho no Oscar

Curta nossa ENTREVISTA com a Milla Jovovich:



» Siga o CinePOP no Facebook e no Twitter para saber todas as notícias sobre cinema! «