Imprensa internacional critica seleção de filmes franceses em Cannes

Imprensa internacional critica seleção de filmes franceses em Cannes

COMPARTILHE!

Por Janaina Pereira, de Cannes

Não está fácil para a imprensa neste Festival de Cannes. A programação do evento incluiu cinco filmes franceses, três deles já exibidos e questionados. Motivo: foram considerados bem abaixo das expectativas.

Com o francês que mora no Brasil Vincent Cassel, ‘Mon Roi‘, da cineasta Maiwenn (que ganhou o Grande Premio do Júri em 2011 com o chato ‘Polissia‘) mostra a vida de Tony (Emamanuell Bercot), que se muda para o sudoeste francês para realizar um longo tratamento no joelho capaz de ajudá-la a caminhar normalmente. Mas esta não é a sua maior dor: ela ainda amarga um relacionamento infeliz com Georgio (Cassel), homem possessivo com quem tem um filho. A imaturidade do casal de protagonistas desagradou a crítica, que recebeu o filme de forma fria.




Já em ‘Marguerite e Julien‘, de Valerie Donzelli, Marguerite (Anaïs Demoustier) e Julien de Ravalet (Jérémie Elkaïm) são irmãos, filhos do Senhor de Tourlainville (Frédéric Pierrot). Muito próximos desde a infância, eles começam a desenvolver uma paixão recíproca quando crescem. A sociedade ao redor, no entanto, não aceita de forma alguma o amor incestuoso. Mesmo sendo um filme de época com tema delicado, o filme não agradou, sendo considerado sem proposito por parte da imprensa.

Uso de salto alto no red carpet causa polêmica em Cannes

‘Sicario’, com Emily Blunt, concorre em Cannes de olho no Oscar

Em ‘La loi du marché‘ (A lei do mercado, em tradução literal), do estreante em Cannes Stéphane Brizé, o roteiro aborda o desemprego na meia idade. O personagem de Vincent Lindon, aos 51 anos, está desempregado há 20 meses e tudo que consegue e ser segurança em um supermercado, onde precisa dedurar as pessoas que roubam ou cometem alguma fraude. A crise econômica europeia mais uma vez em foco, mas de forma pouco profunda, e nem o ótimo Lindon consegue se sobressair nesse filme.




A grande esperança do cinema francês para ser premiado em Cannes é Jacques Audiard com seu ‘Dheepan‘.

Quer saber mais sobre o Festival de Cannes? Confere o vídeo!

Curta nossa ENTREVISTA com a Milla Jovovich:



» Siga o CinePOP no Facebook e no Twitter para saber todas as notícias sobre cinema! «