‘Macbeth’, com Michael Fassbender e Marion Cottilard, divide opiniões em Cannes

‘Macbeth’, com Michael Fassbender e Marion Cottilard, divide opiniões em Cannes

COMPARTILHE!

Por Janaina Pereira, de Cannes

Neste sabádo, 23, último dia de exibição de filmes da mostra competitiva no Festival de Cannes, o esperado ‘Macbeth‘, adaptação para o cinema do clássico de William Shakespeare, dividiu a crítica. Enquanto alguns jornalistas acharam pouco inspirada a versão do diretor Justin Kurzel, outros ficaram empolgados com o longa.

‘O Pequeno Príncipe’ tem estreia arrasadora em Cannes




Com uma dupla dos sonhos como protagonistas – a diva francesa Marion Cottilard e o astro alemão Michael Fassbender – o filme investe em uma bela fotografia, figurinos estonteantes e em uma Lady Macbeth (Marion) mais contida do que em outras versões. Já o Macbeth de Fassbender tem o grau de força e loucura que o personagem pede.

Adaptar Shakespeare para o cinema não é fácil, e aqui não cabe nenhum comparação com a versão definitiva de Orson Welles, de 1948. Mas a tentativa de Kurzel vale pela ousadia estética e por trazer dois atores que defendem com garra o filme. Uma versão digna, embora não empolgue.

A história é centrada no general escocês Macbeth, que ouve de três bruxas uma profecia: um dia ele se tornará o Rei da Escócia. Ambicioso e impelido por sua esposa, o protagonista assassina o Rei Duncan e toma o trono para si, mas sofre com a culpa e paranoia. Ele se torna um líder tirano, cometendo cada vez mais assassinatos para se proteger, em um banho de sangue que o leva aos limites da arrogância, da loucura e da morte.

O roteiro é de Jacob Koskoff e Todd Louiso, que trabalharam juntos antes em ‘De Volta Para a Escola’ (The Marc Pease Experience). Não há previsão de estreia.




Macbeth inspirou mais de 50 de filmes desde 1898 até 2012, e o protagonista já foi interpretado no cinema e na TV por astros como Sean Connery, Ian McKellen e Orson Welles.

Quer saber mais sobre o Festival de Cannes? Confere o vídeo!

Curta nossa ENTREVISTA com a Nina Dobrev:


» Siga o CinePOP no Facebook e no Twitter para saber todas as notícias sobre cinema! «