sexta-feira, abril 19, 2024

Metalinguagem em cena: 10 filmes que falam sobre filmes para conferir nos streamings

A sétima arte sempre teve uma paixão por si mesma – e não é de agora que o cinema cita a si mesmo em diversas produções.

Desde o clássico musical ‘Cantando na Chuva’ (um dos melhores filmes já feitos na história) até o revolucionário slasher ‘Pânico’ (que adotou a metalinguagem como um dos símbolos do terror noventista), o espectro cinematográfico encontrou espaço de sobra para mencionar a si mesmo quando possível e criar mágica ao convidar o público a conhecer os bastidores do processo criativo de uma maneira lúdica, didática e, na maioria das vezes, envolvente e reflexiva.

Pensando nisso e aproveitando o recente aniversário de lançamento de ‘O Artista’ no Brasil, o CinePOP preparou uma breve lista separando dez grandes filmes que falam sobre… Filmes (e em quais streamings você pode assistir a eles).

Confira abaixo nossas escolhas e conte para nós qual o seu favorito:

CANTANDO NA CHUVA (1952)

Onde assistir: Apple TV+

Considerado não apenas um dos maiores musicais, mas também um das maiores produções hollywoodianas de todos os tempos, ‘Cantando na Chuva’ é uma deliciosa releitura da transição do cinema mudo para o falado – e traz ninguém menos que Gene KellyDebbie Reynolds no elenco protagonista. A trama acompanha Don Lockwood (Kelly) e Lina Lamont (Jean Hagen), dois dos grandes astros do cinema mudo que se veem ameaçados com a chegada dos talkies (os filmes com falas). Com o estúdio em que trabalham decidido a fazer uma superprodução com o casal, Don e Lina precisam entretanto superar as dificuldades do novo método de se fazer cinema, para conseguir manter a fama conquistada.

8 1/2 (1963)

Onde assistir: Telecine

Não deixe de assistir:

O aplaudido filme de Federico Fellini definitivamente não poderia ficar de fora da nossa seleção. Vencedora do Oscar de Melhor Filme de Língua Não-Inglesa, a produção foi elogiada pela crítica pela estilosa direção e pelo impecável roteiro, e traz Marcello Mastroianni como o cineasta Guido Anselmi, um famoso cineasta italiano que sofre de bloqueio criativo conforme tenta dirigir um épico sci-fi. Mergulhado em uma crise existencial e pressionado pelo produtor, pela mulher, pela amante e pelos amigos, ele se interna em uma estação de águas e passa a misturar o passado com o presente, ficção com realidade.

CINEMA PARADISO (1988)

Onde assistir: HBO GO

Nos anos que antecederam a chegada da televisão em uma pequena cidade da Sicília, o garoto Toto (Salvatore Cascio) ficou hipnotizado pelo cinema local e iniciou uma amizade com Alfredo (Philippe Noiret), projecionista que se irritava com certa facilidade, mas tinha um enorme coração. Todos estes acontecimentos chegam em forma de lembrança quando Toto (Jacques Perrin), agora um um cineasta de sucesso, recebe a notícia de que Alfredo faleceu.

ED WOOD (1994)

Onde assistir: Disney+, Telecine

Tim Burton entregou um dos melhores e mais memoráveis filmes de sua carreira em 1994, quando comandou a cinebiografia ‘Ed Wood’. O longa-metragem, estrelado por Johnny Depp, conta a história do cineasta homônimo – que eternizou o próprio nome por todos os motivos errados. A trama é centrada nos relatos nos anos 50, quando Wood se envolveu com um bando de atores desajustados, incluindo um Bela Lugosi (Martin Landau) em fim de carreira. Durante esta época, ele produziu filmes de péssima qualidade, que o fizeram passar para a história como o pior diretor de todos os tempos.

PÂNICO (1996)

Onde assistir: Globoplay, Paramount+

É claro que a história central de ‘Pânico’ gira em torno da jovem Sidney Prescott (Neve Campbell) sendo perseguida por um assassino mascarado conhecido como Ghostface, mas toda a estrutura do icônico longa-metragem comandado por Wes Craven é baseado em clássicas produções do terror. Utilizando a metalinguagem verborrágica como elemento cenográfico, Ghostface é movido por ‘O Massacre da Serra Elétrica’‘Halloween’‘A Hora do Pesadelo’ para coletar suas vítimas – e faz questão de usar e abusar de referências em discursos poderosos e amedrontadores.

BOOGIE NIGHTS – PRAZER SEM LIMITES (1997)

Onde assistir: Vivo Play

Comandado pelo icônico realizador Paul Thomas Anderson‘Boogie Nights – Prazer Sem Limites’ é ambientado no Vale de San Fernando e funciona como expansão do mockumentário em curta-metragem ‘The Dirk Diggler Show’, também de Anderson. Na trama, Mark Wahlberg vive Eddie Addams, um jovem de 17 anos sexualmente bem-dotado. Ele é descoberto por Jack Horner (Burt Reynolds), um diretor veterano que o transforma em Dirk Diggler, uma celebridade da subcultura do mundo pornô no apogeu dos anos 70. O sucesso faz com que Eddie se envolva no mundo das drogas e a súbita fama pode ter seu preço.

ADAPTAÇÃO (2002)

Onde assistir: Apple TV+

Charlie Kaufman (Nicolas Cage) precisa de qualquer maneira adaptar para o cinema o romance “The Orchid Thief”, de Susan Orlean (Meryl Streep). O livro conta a história de John Laroche (Chris Cooper), um fornecedor de plantas que clona orquídeas raras para vendê-las a colecionadores. Porém, além das dificuldades naturais da adaptação de um livro em roteiro de cinema, Charlie precisa lidar também com sua baixa auto-estima, sua frustração sexual e ainda Donald, seu irmão gêmeo que vive como um parasita em sua vida e sonha em também se tornar um roteirista.

A INVENÇÃO DE HUGO CABRET (2011)

Onde assistir: Prime Video

O ovacionado drama de aventura, dirigido pelo lendário Martin Scorsese estrelado por nomes como Asa ButterfieldChloë Grace MoretzBen Kingsley e Sacha Baron Cohen, gira em torno de um jovem garoto que vive sozinho na estação de trem de Gare Montparnasse, em Paris, nos anos 1930 – e se envolve em um mistério que envolve a última criação maquinária do pai e o pioneiro cineasta Georges Méliès.

WALT NOS BASTIDORES DE MARY POPPINS (2013)

Onde assistir: Disney+

Durante 20 anos, Walt Disney (Tom Hanks) tentou adquirir os direitos de Mary Poppins da escritora australiana P.L. Travers (Emma Thompson), que sempre se recusou a vendê-los para que Disney fizesse “um de seus desenhos bobos”. Entretanto, a crise financeira faz com que ela tenha que negociar. Desta forma, Travers viaja até os Estados Unidos e passa a trabalhar juntamente com a equipe escolhida por Walt Disney para que Mary Poppins possa chegar às telas. Minuciosa e com muita má vontade, ela começa a encontrar problemas de todo o tipo. Como o contrato lhe dá o direito de cancelar a cessão dos direitos caso não concorde com a adaptação, Disney e sua equipe precisam aceitar seus caprichos para que o filme, enfim, saia do papel.

O ARTISTA (2013)

Onde assistir: Prime Video

O vencedor do Oscar de Melhor Filme (o primeiro título francês a conquistar tal feito) não poderia ficar de fora da nossa lista. Dirigida e escrita por Michel Hazanavicius, a produção é ambientada na Hollywood de 1927 e acompanha o astro do cinema mudo George Valentin (Jean Dujardin), que começa a temer que a chegada do cinema falado pode ameaçar sua carreira de enorme sucesso e fazê-lo cair no esquecimento. Enquanto isso, a bela Peppy Miller (Bérénice Bejo), jovem dançarina por quem ele se sente atraído, recebe uma oportunidade e tanto para traballhar no segmento. Será o fim de sua carreira e de uma paixão?

Mais notícias...

Thiago Nollahttps://www.editoraviseu.com.br/a-pedra-negra-prod.html
Em contato com as artes em geral desde muito cedo, Thiago Nolla é jornalista, escritor e drag queen nas horas vagas. Trabalha com cultura pop desde 2015 e é uma enciclopédia ambulante sobre divas pop (principalmente sobre suas musas, Lady Gaga e Beyoncé). Ele também é apaixonado por vinho, literatura e jogar conversa fora.

Siga-nos!

2,000,000FãsCurtir
370,000SeguidoresSeguir
1,500,000SeguidoresSeguir
183,000SeguidoresSeguir
158,000InscritosInscrever

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MATÉRIAS

CRÍTICAS