Globo pode retirar Sessão da Tarde do ar; confira nossa homenagem

Globo pode retirar Sessão da Tarde do ar; confira nossa homenagem

COMPARTILHE!

Em 2015, a Sessão da Tarde, da TV Globo, completa 41 anos no ar. Quem tem mais de 25 anos deve ter passado tardes assistindo a clássicos como Curtindo a Vida a Doidado, Os Goonies, Esqueceram de Mim, Dirty Dancing e, mais recentemente, Independence Day.  Em tempos pré-download, alguns filmes, de tão reprisados, se tornaram clássicos da Sessão da Tarde como Viva!, A Babá Morreu!, Meu Mestre Minha Vida e A Lagoa Azul.

A Sessão da Tarde está ameaçada de sair do ar nessa era de download. Antes estratégico para as emissoras de TV aberta, os filmes passaram a servir de tapa buraco nos horários de baixa audiência.

A Sessão da Tarde nunca foi unanimidade. Para adequar certos filmes, a Globo cortava certas cenas. Alguns até falam que, se você viu o filme na Globo, dublado e com cortes, então você não viu o filme. Marcante também são as suas chamadas. Sinopse já diz pouco sobre um filme, imaginem uma chamada para a televisão que, além de resumir a enredo, tem que ser chamativa. Acaba sendo inevitável que o conteúdo da história sofra em nome da propaganda.

Sabendo que em breve a Globo pode retirá-la do ar, vamos fazer uma homenagem torta. Vamos pegar alguns filmes recente – que não seriam exibidos nem no extinto Cinema Em Casa (SBT) – e imaginar como seriam anunciados na Sessão da Tarde.

Participe do nosso GRUPO ESPECIAL do Facebook » https://goo.gl/kg8NYU

     

Invocação do Mal

“Um fantasma brincalhão vai aprontar todas e deixar essa família de cabelo em pé! Invocação do Mal, na sua… Sessão da Tarde!”

invocacaodomal_8

Bling Ring – A Gangue de Hollywood

“Um grupo de patricinhas decide curtir a vida a doidado em Hollywood! Blin Ring – A Gangue de Hollywood, na sua… Sessão da Tarde!”

Capitão Phillips

“Um valente capitão enfrentará um grupo de piratas malvados para salvar a tripulação de seu Navio. Tom Hanks é CAPITÃO PHILLIPS, na sua… Sessão da Tarde!”

(Aqui, a chamada manda para o espaço qualquer sutileza de roteiro. O importante é Tom Hanks ser o herói!)

Blue Jasmine

“A vencedora do Oscar Cate Blanchet vive uma socialaite pobretona na nova comédia de WOOdy ALlen! Blue Jasmine, na sua… Sessão da Tarde!”

(Sim!, porque todo filme de Woody Allen vira comédia na faixa da tarde! E, sim!, colocariam na chamada a foto de Cate Blanchet a lado de uma estatueta digital)

bluejasmine_12

A Morte do Demônio

“Essa galera do barulho vai passar os maiores apuros para aproveitar o verão! Evil Dead – A Morte do Demônio, na sua… Sessão da Tarde!”

(A quantidade de cortes seria tamanha que o filme se tornaria um curta…)

Uma Noite de Terror

“Uma galera da pesada vai tocar o terror nessa cidade! Uma Noite de Terror, na sua… Sessão da Tarde!”

(Confesso que infelizmente não vi esse filme, mas alguém duvida que a chamada seguiria essa linha? Aliás, alguém tem absoluta certeza que todos os que elaboram sinopses viram todos os filmes?)

Frances Ha

“Ela é bonita. Ela é divertida. Ela é a mais querida da cidade. Ela é Frances RÁ! Na sua… Sessão da Tarde!”

(Não duvidem, na chamada o título mudaria de Frances Ha para Frances RÁ!)

francesha

Escudo de Palha

“Um policial da pesada vive as mais loucas aventuras para impedir que uma galera do barulho coloque as garras no malfeitor! Escudo de Palha, na sua… Sessão da Tarde!”*

Gravidade

“Um acidente no espaço colocarão George Clooney e Sandra Bullock em uma super aventura sem GRAVIDADE! Na sua… Sessão da Tarde!”

(A protagonista é a Sandra Bullock, mas, tem que chamar atenção das donas de casa!)

Azul é a Cor Mais Quente

“Adèle e Emma enfrentarão todas as barreiras para descobrir os segredos do amor. Azul é a Cor, na sua… Sessão da Tarde!”

(Se A Lagoa Azul passou, por que Azul é a Cor Mais Quente não? Quem sabe, daqui uns 20 anos, com mais de 1 hora de cortes e mudança de título, quem sabe… Ou estaria sendo muito otimista?)

azuleacormaisquente_4

Por N motivos nenhum desses filmes passaria na TV aberta na parte da tarde. Se ainda estiver no ar daqui a cinco ou oito anos, é possível que a Sessão da Tarde exiba filmes como O Hobbit, Círculo de Fogo, Homem de Aço, Homem de Ferro ou Wolverine – Imortal.

* A ideia para este texto veio depois de uma conversa pelo Whatsapp com um amigo meu. Essa foi sua descrição a lá Sessão da Tarde sobre o filme Escudo de Palha, de Takashi Miike, exibido na 37ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo. Deixo aqui o agradecimento pela inspiração indireta!


Crítica Liga da Justiça


» Siga o CinePOP no Facebook e no Twitter para saber todas as notícias sobre cinema! «

[AVISO] Os comentários passam por uma aprovação e podem demorar até 24 horas para serem disponibilizados no site. Comentários com conteúdo ofensivo serão deletados, e o usuário pode ser banido. Respeita a opinião alheia e comporte-se.