terça-feira, abril 16, 2024

Ninfomaníaca – Volume 2

O que seria da vida sem o prazer? Após um corte seco entre os dois volumes, eis que chega aos cinemas brasileiros a parte final da saga ninfomaníaca de Lars Von Trier. Esse segundo volume se torna aos poucos uma viagem culta nas analogias de citações católicas e figuras ligadas de alguma forma à igreja, a arte e a mitologia. Assuntos polêmicos e interpretações esquisitas para alguns assuntos de senso comum contornarão esse filme que merece ser conferido por qualquer amante da sétima arte.

ninfo3

Na trama, acompanhamos os últimos três capítulos da saga da ninfomaníaca Joe (Charlotte Gainsbourg/ Stacy Martin), agora muito mais interpretada pela veterana e musa de Von Trier, Srta. Gainsbourg. Já na fase adulta e muito mais madura continua a contar sua trajetória para o bom ouvinte Seligman (Stellan Skarsgård). Entrando em partes muito íntimas de seu passado amoroso, Joe consegue que seu novo amigo se abra cada vez mais e assim o público começa a entender melhor porquê daquela conversa ter sentido aos olhos de Seligman (Stellan Skarsgård). Surge então um confronto amistoso entre a não-sexualidade com a sexualidade, além dos limites do dito comum.

Nessa segunda parte, Lars Von Trier leva o público a uma experiência de autodescoberta. O famoso e polêmico cineasta faz o público questionar suas próprias verdades. Um espírito de exclusão toma conta da personagem principal. Mais madura, começa a dividir da moralidade da sociedade e automaticamente vai ganhando mais força e confiança para entender, e assumir com orgulho quem ela é. Empatia transborda em cena por Gainsbourg.

ninfo01

Os raios solares vistos nas frisas das janelas, já na despedida dos personagens, mostra que um certo respirar aliviado foi dado a esses personagens. A história tendo começo, meio e fim bem amarrados já deixa o público, mesmo não concordando com algumas verdades ditas, bem satisfeito. A idéia era chocar, tanto pelo sexo explícito, quanto com as famosas teorias absurdas que Von Trier embute em cada trabalho que assina. Seus filmes são diferentes, seu modo de ver o mundo é peculiar.

Navegando pelas dores do sadomasoquismo, nas tristezas/mágoas profundas de uma mulher que vive sua vida em torno de sua trajetória e desejos sexuais, Ninfomaníaca – Vol. 2 se justifica como um bom complemento explicativo para quem curtiu a primeira parte dessa inesquecível história. Não deixem de conferir mais um trabalho autoral desse cineasta completamente louco mas sem dúvidas nenhuma genial.

Mais notícias...

Siga-nos!

2,000,000FãsCurtir
370,000SeguidoresSeguir
1,500,000SeguidoresSeguir
183,000SeguidoresSeguir
158,000InscritosInscrever

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MATÉRIAS

CRÍTICAS