O que esperar do filme live-action da 'Turma da Mônica'?

O que esperar do filme live-action da 'Turma da Mônica'?

COMPARTILHE!

'Turma da Mônica' chegará aos cinemas em 2019! Os personagens criados por Mauricio de Sousa vão ter pela primeira vez uma representação em carne e osso em um filme. A história terá como base o "Laços", escrita e desenhada pelos irmãos Cafaggi, que posteriormente também lançaram "Lições" e "Lembranças", completando assim uma trilogia com um tom e visão diferente do habitual pelo qual as pessoas estão acostumadas a ler nos gibis.

As gravações já começaram e foram divulgadas algumas imagens do quarteto principal caracterizado. O filme é dirigido por Daniel Rezende e o elenco é composto por Giulia Barreto (Mônica), Kevin Vechiatto (Cebolinha), Gabriel Moreira (Cascão) e Laura Rauseo (Magali).

O público de um modo geral teve diversas reações pela internet ao olhar as fotos divulgadas. A imensa maioria gostou, porém foi possível ver alguns comentários de reclamações em relação a mudanças e/ou adaptações necessárias para uma versão em live-action. Um detalhe importante é que muitas dessas pessoas desconhecem o Laços e tê como base de referência os clássicos quadrinhos.

Para quem não conhece, esta é a capa da revista que servirá como material-fonte do filme:




Rapidamente nota-se que o traço se difere muito ao clássico. E não é apenas o desenho. Todo o tom da obra escrita pelos irmãos Vitor e Lu é mais sério e agridoce. Ainda assim, os personagens mantêm a essência e suas respectivas características principais. Além disso, a história se mantém divertida, afinal é Turma da Mônica.

Por se tratar de uma outra visão sobre os personagens criados por Mauricio de Sousa, algumas mudanças são facilmente perceptíveis. Assim, foi comum ler comentários do tipo:

"Ué! Por que eles estão de sapatos?? Tá errado!"

Não está.

No material-fonte, os personagens usam sapatos. Além do calçado, o cabelo do Cebolinha foi citado e estranhado. Neste caso realmente está diferente até mesmo de Laços, porém foi algo necessário. Tanto os cinco fios do Cebolinha clássico quanto o da versão dos irmãos seria muito difícil de reproduzir no cinema. Ficaria deveras estranha a versão live-action disto:

Se o cabelo está diferente, há outras situações que independem da mídia e dos autores. O Cebolinha continua trocando o 'r' pelo 'l', tentando pegar o Sansão e tendo o Cascão como companheiro nos planos infalíveis. Assim como a Magali continua sua paixão pela comida. Mais que o visual ou o traço, o importante é manter características marcantes da personalidade e atitudes dos personagens e isso na obra escrita se manteve.

A história de Laços gira em torno do sumiço de Floquinho – cachorro do Cebolinha – e o quanto este desaparecimento afeta o personagem. O título do material pode ser interpretado tanto como uma referência ao laço entre Cebolinha e seu animal quanto o relacionamento forte entre os membros da turma, que juntos vão em busca do bicho desaparecido.

Além do quarteto principal, também espera-se que no filme alguns personagens residentes do bairro Limoeiro façam pelo menos algumas participações. Em Laços, figuras como o Titi, Aninha, Denise, Carminha Frufru e Xaveco marcam presença. Mesmo com aparições de poucas páginas, é sempre bom acompanhar a relação entre os principais e os secundários.

Turma da Mônica tem uma legião de fãs. Seja pelos gibis clássicos, pela versão jovem, desenhos, tudo. Muitos foram alfabetizados acompanhando as revistinhas quando crianças e a expectativa é que seja algo bem feito. Caso o filme dê certo, é possível haver uma expansão de diversos modos. Primeiro, com as continuações: Lições e Lembranças, também dos Irmãos Cafaggi. Além disso, pode abordar histórias e filmes próprios de outros personagens da Turma, como por exemplo o Chico Bento, Astronauta, Piteco, Bidu, entre outros, criando assim uma espécie de "Universo Expandido da Mônica". Afinal, alguns núcleos se passam em contextos, locais e até mesmo épocas completamente diferentes. Quem disse que só a Marvel pode fazer?

 

 





Inscreva-se em nosso canal e receba conteúdo exclusivo » https://goo.gl/mPcJ5c