quinta-feira, março 28, 2024

‘Oldboy’ a obra-prima do cinema sul-coreana que voltou aos cinemas duas décadas depois de seu lançamento

Voltou aos cinemas em 2023, 20 anos após seu estrondoso lançamento nas salas de todo mundo, um dos mais marcantes longas-metragens sul-coreano, o pulsante e impressionante Oldboy. Dirigido por Park Chan-wook, baseado no mangá japonês homônimo escrito pela dupla Nobuaki Minegishi e Garon Tsuchiya, o projeto faz arte da chamada ‘Trilogia da Vingança’ do aclamado diretor. Passando pelo forte drama do protagonista, o roteiro caminha com brilhantismo para suas verdades impressionantes que mostram até a última gota de sangue caminhos que levam ao sofrimento. Uma obra-prima do cinema.

Vencedor da Palma de Ouro no Festival de Cannes em 2004, o filme conta a trajetória de Oh Dae-su (Choi Min-sik, em atuação impressionante), um homem que após ser detido totalmente embriagado, é sequestrado e mantido assim por 15 longos anos. Quando enfim é libertado, aparentemente sem saber o motivo, tem alguns dias para ir atrás da verdade de seu encarceramento, embarcando assim em uma jornada de chocantes descobertas.

Há heróis? Há vilões? Tendo a vingança como elemento chave dessa história, vamos acompanhando a visão de um protagonista que ficou preso por uma década e meia sem saber o motivo. Assim, ao redescobrir a liberdade se vê em conflito com seus próprios sentimentos, o amor vira algo distante, o desejo algo permanente, o equilíbrio vira algo impossível de se enxergar em uma vida marcada por tragédias. A concepção de bom ou mau é uma linha que o roteiro navega com maestria fazendo o espectador repensar a todo instante conforme as reviravoltas da trama.

Há um forte olhar para a família, aqui em dois pontos de vistas, um revelado logo pelos caminhos do protagonista, outro que se revela aos poucos e que se torna a peça que falta para o quebra-cabeça ser montado. Que há um confronto é óbvio, mas quais são jogadores desse jogo macabro imposto? Não que Oldboy seja um filme deveras misterioso mas as reviravoltas acabam transformando um forte drama em um suspense de arrepiar.

Infelizmente e inacreditavelmente o filme não se encontra hoje em nenhum streaming mas se algum dia você tiver a chance de conferir esse filme, não perde tempo e vai assistir! Vai ser difícil você esquecer!

Mais notícias...

Siga-nos!

2,000,000FãsCurtir
370,000SeguidoresSeguir
1,500,000SeguidoresSeguir
183,000SeguidoresSeguir
158,000InscritosInscrever

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MATÉRIAS

CRÍTICAS