Os 10 Maiores Heróis da Marvel

Os 10 Maiores Heróis da Marvel

COMPARTILHE!

Passado mais de uma década com produções sendo feitas incessantemente, o maior filão da indústria cinematográfica de Hollywood continua sendo o subgênero dos filmes de super-heróis. Alguns cinéfilos e críticos mais conservadores ainda torcem o nariz, falam sobre fenômeno passageiro e malefício para a sétima arte, só que, a bem da verdade e da justiça, alguns desses títulos já despontaram qualidades artísticas e temáticas admiráveis, fazendo jus ao sucesso que possuem. A Marvel Studios tem hoje sem duvidas a maior fatia do bolo, o que não foi conquistado facilmente, pois desde Homem de Ferro (2008) o estúdio vai aos poucos explanando as ideias, apresentando os personagens e solidificando seu universo.

Em meio a tudo isso, o que mais chama atenção do público são os ícones, os super-heróis, sejam eles quais forem, possuem um fandom particular capaz de levar multidões aos cinemas só pelo fato de estarem presentes na obra. O caso da chegada do Batman ao universo DC e a tão aguardada aparição do Homem-Aranha nos longas da Casa das Ideias. Pensando nisso, a grande aposta dos estúdios agora são os confrontos destes seres, seguindo assim a ideia do “versus” e praticamente formando torcidas que se veem na obrigação de ir conferir os filmes para defender seus argumentos. O que direta ou indiretamente acaba sendo um marketing gratuito e divertido.

Com a recente estreia de Capitão América: Guerra Civil, o CinePOP resolveu então entrar nesse embate e listar os dez heróis mais populares e interessantes da Marvel nos cinemas. Além dos títulos da Marvel Studios, entra aqui também as produções da FOX e Sony. Logo, será analisada, além de preferências, a importância de cada um deles para a indústria e o que agregaram até hoje. Desse modo, dos personagens citados abaixo, comente qual é o seu favorito e se deixamos de citar outra figura importante.




10 – Demolidor

marvel (2)

Com uma passagem no mínimo peculiar pelos antigos filmes do Hulk, nos quadrinhos o Demolidor sempre foi um personagem um tanto marginalizado no quesito de popularidade, em relação aos grandes ícones da Marvel, sempre foi o suburbano. Mas, dona dos direitos do herói, a Fox resolveu em 2003 trazê-lo para as telonas, num longa estrelado por Ben Affleck que, mesmo bem produzido, é até hoje motivo de chacota. Mas, ainda assim, o ceguinho ficou conhecido pelo público em geral, tanto que anos depois ganhou a sua aclamada série na Netflix.

9 – Justiceiro




marvel (3)

É curioso que até recentemente o Justiceiro tenha sido relegado a uma antiga lembrança de um filme sem graça em que John Travolta viveu um vilão pra lá de canastrão. O anti-herói não só ganhou uma nova abordagem logo depois disso, com o filme B chamado de O Justiceiro: Em Zona de Guerra (2008), como ainda no fim dos anos de 1980 o então brucutu Dolph Lundgren interpretou um Frank Castle cheio de testosterona. Mas, assim como o Demolidor, no seriado feito pela Netflix teve um grande destaque e está na boca do povo.

8 – Blade

marvel (1)

Muitos devem ter ficado surpresos pela aparição do vampiro vivido por Wesley Snipes nessa na lista, mas não se enganem, pois antes mesmo de Bryan Singer trazer os Mutantes para as telonas, Blade, O Caçador de Vampiros, que estreou em 1998, trazia uma nova ótica para os super-heróis no cinema moderno. Não só ganhou duas continuações como inspirou demais produtoras a tocarem pra frente projetos com os mascarados que já nos acostumamos a ver.

7 – Jean Grey

marvel (5)

A Jean Grey de Famke Janssen está longe de ser só a mocinha cobiçada e duelada pelos heróis Wolverine e Ciclope, a personagem trouxe dilemas interessantes, bons arcos dramáticos e foi tão marcante para o universo dos X-Men, que acabou tendo mais espaço no segundo filme e na terceira parte tornou-se uma das protagonistas ou antagonista da trama. É junto com Tempestade (Halle Berry) a heroína favorita do público.

6 – Hulk

marvel (9)

Inegavelmente, o gigante esmeralda foi um dos primeiros heróis da Marvel a ganhar série de TV e filme, virando um personagem reconhecido também no meio do audiovisual. E além daquelas aventuras peculiares com Lou Ferrigno, Bruce Banner teve novas abordagens com The Hulk (2003) e O Incrível Hulk (2008). Sem falar também nas ótimas passagens pelos dois filmes dos Vingadores, justificando seu posto na lista.

5 – Thor

marvel (10)

O deus do trovão entrou no universo Marvel como quem não queria nada, mas devido a trama shakespeariana construída por Kenneth Branagh e o carisma de Chris Hemsworth conquistou seu espaço dentro do subgênero, tendo uma identidade genuína e papel fundamental para a equipe. Além de se destacar nos filmes dos Vingadores, Thor ganhou mais duas continuações e parece improvável ficar fora desse time.

4 – Capitão América

marvel (7)

Nos quadrinhos o Capitão América é sem duvidas a figura mais respeitada e imponente da Marvel, nos cinemas, até o lançamento de Capitão América: O Primeiro Vingador (2011), era um personagem pouco conhecido. Mas, assim como o Thor, foi ganhando forma e fãs ao longo dos anos. Principalmente com a chegada do estupendo Capitão América: O Soldado Invernal (2014), um dos mais interessantes filmes com heróis já lançado, sendo eficaz tanto em técnica como em temas. O líder dos Vingadores vai para o seu terceiro filme (nem tanto) solo e tem agora uma legião de fãs espalhados pelo mundo.

3 – Wolverine

marvel (6)

O primeiro filme dos X-Men foi peça fundamental para o início da ascensão dos super-heróis nos cinemas. Foi nele que se viu possibilidade daquilo se levar a sério e funcionar. E nele tínhamos um Wolverine diferente, mais silencioso, um tanto elegante e sem nunca perder a agressividade latente. Este que protagonizou quase todos os filmes dos mutantes e ainda ganhou dois solos. Hugh Jackman deve largar o personagem em breve, mas sem duvidas deve parte da sua popularidade ao Logan.

2 – Homem de Ferro

marvel (8)

No Brasil e talvez em boa parte do mundo o Homem de Ferro era um personagem de poucos fãs, nem mesmo os apreciadores de quadrinhos, em sua maioria, tinham tanto apreço pelo herói. Mas foi Robert Downey, Jr. dar vida a Tony Stark que o mundo caiu aos pés do “gênio, bilionário, playboy, filantropo”, como se autodescreve. É sem duvidas a galinha dos ovos de ouro da Marvel Studios, um de seus filmes, aliás, bateu até o sonhado bilhão de dólares nas bilheterias. O Homem de Ferro foi responsável pelo começo do que iria se tornar a franquia mais lucrativa da história do cinema.

1 – Homem-Aranha

marvel (0)

Sim, o amigão da vizinhança é o maior herói da Marvel. Ponto. Mais ainda: é ao lado do Batman o super-humano mais popular dos quadrinhos modernos. Os filmes do Homem-Aranha feitos por Sam Raimi alertaram o poder que esses personagens da nona arte teriam sobre o público. Definiu que poderiam gerar blockbusters tão grandes quanto qualquer outro. E ainda possuir qualidades artísticas inegáveis. Até mesmo numa nova roupagem não tão costumeira, o Aranha conseguiu faturar milhões e permanecer vivo na mente dos fãs. O caso é que quando foi revelada sua participação em Guerra Civil, o mundo geek parou para ver como seria a nova abordagem do personagem. Por fim, nenhum outro super-herói é tão querido quanto o cabeça de teia.

Bônus: Deadpool e Senhor das Estrelas

marvel (4)

Podem ficar certos que, daqui pra frente, Deapool e Guardiões da Galáxia serão franquias muito exploradas. O carisma dos protagonistas é tão grande que, se estivessem em meio a uma trama ruim, ambos funcionariam sozinhos, o que não é o caso nos filmes lançados até agora. Se Deadpool trouxe a ideia de fazer um produto para maiores, Peter Quill mostrou que se pode vencer vilões com dança e felicidade, sempre acompanhado de um walkman e sua cassete memorável Mix Tape – Volume 1, tão ouvido pelos fãs.

Siga o CinePOP no Facebook e no Twitter para saber todas as notícias sobre cinema!


Não esqueça de CURTIR nossa MATÉRIA ESPECIAL: