Os 10 Melhores Filmes de Denzel Washington

Os 10 Melhores Filmes de Denzel Washington

COMPARTILHE!

Ao lado de nomes como Sidney Poitier e Morgan Freeman, Denzel Hayes Washington (59 anos) é o maior astro negro de Hollywood e símbolo da luta contra o preconceito, isso por sempre estar engajado em causas e viver papéis marcantes e fundamentais para a evolução da nação americana.

Durante toda sua carreira, Washington coleciona uma enorme variedade de personagens que superficialmente soam semelhantes, mas quando reparados a fundo e enxergados os vários tiros dramáticos alcançados pelo ator, percebemos sua versatilidade e facilidade de transitar em vários gêneros.

Denzel sempre foi um profissional de certa forma cultuado pela crítica e público, tendo em seu currículo inúmeros prêmios, dentre eles dois Oscar: um de Melhor Ator Coadjuvante por Tempo de Glória e outro de Melhor Ator por Dia de Treinamento.




Vamos então relembrar dez passagens marcantes do mito nova-iorquino pela sétima arte. Como sempre, pedimos pra que coloquem suas listas nos comentários.

10 – Um Grito de Liberdade (1987)

cry_freedom_1987_685x385

O editor chefe no jornal liberal Daily Dispatch na África do Sulm Donald Woods, escreve diversas críticas sobre a visão de Steve Biko – militante negro que lutou contra o apartheid. Mas depois de conhecer Biko pessoalmente, ele muda de opinião. Mas Biko é preso e morre na cadeia, Woods escreve uma biografia do militante. Porém, a única forma de ter seu livro publicado é saindo do país. Digamos, então, que este belo longa é o início da luta de Denzel contra o racismo, pegando como ponto de partida um dos momentos mais icônicos da história recente.




9 – Tempo de Glória (1989)

denzel-washington-tempo-de-gloria

A história do primeiro regimento negro em luta pelo Norte na Guerra Civil. Dois jovens idealistas (Matthew Broderick e Cary Elwe) lideram o regimento, Freeman é o inspirado sargento que une as tropas e Denzel Whashington (que com uma atuação incrível ganhou o Oscar Melhor Ator Coadjuvante em 1989), é o escravo fugitivo que representa o espírito indomável do 54. Regimento de Massachusetts. Uma passagem épica e importante.

8 – Maré Vermelha (1995)

Crimson-Tide-5

Num submarino americano acontece um choque entre o primeiro oficial Ron Hunter (Denzel Washington) e Frank Ramsey (Gene Hackman), o capitão, quando paira a dúvida se devem ou não bombardear russos rebeldes, que se apoderaram de um míssil nuclear que pode ser usado contra os Estados Unidos. A tensão aumenta quando a ordem de disparo contra os rebeldes é seguida de uma mensagem incompreensível, que poderia ser um cancelamento da ordem anterior. Enquanto um deseja disparar, o outro acha prudente esperar a confirmação e um conflito interno se estabelece pelo controle do submarino. Um título que praticamente inicia a parceria do Denzel com o saudoso Tony Scott.

7 – Chamas da Vingança (2004)

man-on-fire-pita-and-creasy

Em outra parceria com Tony Scott, que nos leva para o México, onde tem acontecido uma grande onda de sequestros, fazendo com que muitos de seus cidadãos mais ricos contratem seguranças para seus filhos. John Creasy (Denzel Washington), ex-agente da CIA, é contratado para ser o guarda-costas da pequena Pita (Dakota Fanning), uma garota que é filha de um industrial (Marc Anthony). Incomodado com as perguntas constantes da garota, John inicialmente vê seu novo trabalho como um fardo, mas, aos poucos, cria amizade com Pita e passa a ter um novo ânimo em sua vida. Além da tensão constante, é incrível a química de Denzel e Dakota. Um filme muito elogiado pelo grande público.

6 – O Plano Perfeito (2006)

11463_27

Assim como Denzel, Spike Lee sempre foi um cineasta incomodado com o preconceito latente da América e sempre lutou contra isso. Ambos tiveram uma ótima parceria, e neste filme que foge do tema, eles também acertam. O longa é sobre o caso de um assalto, onde após a notícia ser divulgada, chegam ao local os detetives Keith Frazier (Washington) e Bill Mitchell (Chiwetel Ejiofor), que têm a missão de fazer contato com o líder dos bandidos, Dalton Russell (Clive Owen). Eles só não contavam com a frieza e inteligência de Russell, que parece estar sempre um passo à frente das ações da polícia. É uma obra pulsante, tensa e bombástica.

5 – O Gângster (2007)

american_gangster_2007_6909_wallpaper

Ao lado do outro irmão, o Ridley Scott, Denzel Washington fez um dos papéis mais sofisticados e tridimensionais de sua carreira. O Gângster se passa no início dos anos 70, após o impacto da Guerra do Vietnã, e traz Frank Lucas (Denzel Washington), aprendiz de um dos maiores líderes negros do pós-guerra, que aproveita a morte de seu mentor para assumir a liderança do tráfico em Nova York, já que vende um produto mais puro e mais barato. Lucas logo se torna uma celebridade na cidade, superando seus concorrentes no mercado em que atua. Mas Richie Roberts (Russell Crowe), um implacável detetive, resolve agir para desbaratar o negócio de Lucas. A direção de arte é impecável, bem como o figurino e fotografia, mas o duelo de atuações de Denzel e Crowe é um show a parte.

4 – Filadélfia (1993)

philadelphia

Muito mais marcado pelo estrondoso desempenho de Tom Hanks, que vive o advogado Andrew Beckett, demitido da empresa que trabalha por ter contraído o vírus da AIDS, Filadélfia também anda em cima da dureza do personagem de Denzel Washington, Joe Miller, um também advogado (homofóbico) que foi contratado pelo próprio Beckett para defendê-lo. Aos poucos o sujeito vai percebendo que seu preconceito nada mais é que o medo da reação dos outros ao seu redor. Denzel passa uma credibilidade espantosa nesse papel. Um filme inesquecível e muito importante, na época, para que as pessoas pudessem conhecer a doença.

3 – Hurricane – O Furacão (1999)

hurricane

Sylvester Stallone marcou em Rocky – Um Lutador e Robert De Niro virou lenda com o poderoso Touro Indomável, mas Denzel Washington emocionou a todos no emblemático Hurricane – O Furacão. O filme fala sobre Rubin “Hurricane” Carter, um forte candidato ao título mundial de boxe, mas seus sonhos vão por água abaixo quando três pessoas são assassinadas num bar em Nova Jersey. No caminho para casa, Carter é erroneamente preso como um dos assassinos e condenado à prisão perpétua. Anos depois, Carter publica um memorial chamado “The 16th Round”, em que conta todo o caso. O livro inspira um adolescente do Brooklyn e três ativistas canadenses a juntarem forças com Carter para lutar por sua inocência. Simplesmente imperdível.

2 – Dia de Treinamento (2001)

dia-de-treinamento1

Antoine Fuqua é justamente o diretor do lançamento O Protetor, mas foi no ótimo Dia de Treinamento que o cineasta marcou seu posto na história da sétima arte, e, claro, deve muito disso ao Denzel Washington, que transformou o policial corrupto Alonzo Harris, em um dos personagens mais icônicos do gênero. Como foi dito antes, sua incrível performance lhe rendeu prêmios como o Oscar de Melhor Ator principal. Mesmo estando aquém da qualidade de alguns títulos da lista, Denzel fez nele um dos papéis mais emblemáticos de sua carreira.

1 – Malcom X (1992)

5-washington

Claro que o posto de primeiro lugar deve ficar com o histórico Malcom X, competentemente dirigido por Spike Lee e brilhantemente estrelado pelo próprio Denzel Washington. O ator simplesmente encarnou o Malcom, grande ídolo seu, parecia dominado pelo poder de sua ideologia e aproveitou cada minuto das mais de três horas de duração do longa para conferir uma atuação que está entre as mais brilhantes já engendradas numa cinebiografia. Como não podia deixar de ser, Denzel foi também indicado a vários prêmios pelo magnifico desempenho.

Menções honrosas: A História de um Soldado (1984), Muito Barulho por Nada (1993), O Voo (2012), Um Ato de Coragem (2002), O Grande Desafio (2007), Duelo de Titãs (2000) e Déjà Vu (2006).

Curta nossa ENTREVISTA com a Nina Dobrev:


» Siga o CinePOP no Facebook e no Twitter para saber todas as notícias sobre cinema! «