sexta-feira, março 29, 2024

Os 10 melhores filmes Gays

Avançamos tecnologicamente, superamos enfermidades e estudamos a fundo a nossa origem, no entanto, entra ano e sai ano e parte da sociedade não consegue deixar de lado o tal do preconceito. A história nos mostra atrocidades cometidas por essa concepção patética. Ainda assim, não aprendemos e convivemos com essa constante abusão velada, que vive entranhada em diversos grupos e possui várias faces.

A racial, que virou crime, é uma das mais combatidas, mesmo aparecendo como algo latente no cotidiano mundial. Muitos países são laicos, mas por causa de religião vemos casos deploráveis. Hoje, um tópico em especial merece ser citado e discutido: o sexual.

A homofobia tem sido quase que uma bandeira, fala-se até de montar um “exército” para combater a chamada “minoria”. Como se a felicidade do outro alterasse o curso de sua vida, o incomodasse a ponto de que querer oprimir pessoas de se relacionarem. Pensamos no dia em que esses tolos entenderão que ser heterossexual ou homossexual é como ser branco ou negro, alto ou baixo.

Enquanto isso, a arte, como sempre, trata de controverter e registrar estes casos. Peças teatrais, vertentes literárias e programas educacionais que abordam especificamente o tema, são criados no intuito de elucidar os fatos. No cinema a coisa é potencializada, pois, além dos inúmeros títulos, temos festivais com temática LGBTTT (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Transgêneros).

Citaremos aqui dez filmes que trataram do caso e trouxeram para debate esse contexto. Pedimos que citem nos comentários outros exemplos.

10 – Laurence Anyways (2012)

LaurenceAnyways_Gallery5_1445x1080_720

Laurence (Melvil Poupaud) é um homem que deseja se tornar uma mulher. Em seu aniversário de 30 anos, ele revela para sua namorada Fred (Suzanne Clément) que irá fazer uma cirurgia de mudança de sexo. Mesmo abalada com a revelação, a namorada resolve permanecer ao lado da pessoa que ama, que sofrerá bastante com a nova situação, tendo que lidar com preconceitos de familiares, amigos e colegas de trabalho. Contra tudo, eles tentarão provar que o amor deles pode superar todas as situações.

9 – Me Chame pelo seu Nome (2017)

Baseado no livro de Andre Aciman e com roteiro adaptado pelo cineasta veteraníssimo James Ivory (indicado para três Oscar de direção: Uma Janela para o AmorRetorno a Howards End e Vestígios do Dia), Me Chame Pelo Seu Nome é essencialmente sobre “o despertar para a sexualidade” de um rapaz de 17 anos. O filme do cineasta italiano Luca Guadagnino, apresenta o jovem Elio (Timothée Chalamet), um rapaz no auge de sua puberdade, passando uma temporada ao lado dos pais em Crema, na Itália. O pai, vivido por Michael Stuhlbarg (A Forma da Água), professor de história intelectual, convida para passar alguns dias hospedado em sua grande casa um antigo aluno bon vivant, papel de Armie Hammer. Mais do que apenas um drama gay, Me Chame Pelo Seu Nome demonstra que Luca Guadagninosurge como forte canalizador das conturbadas relações humanas, capaz de extrair como poucos os sentimentos muitas vezes inomináveis de suas cenas.

Não deixe de assistir:

8 – The Normal Heart (2014)

the-normal-heart-2

Ned Weeks (Mark Ruffalo) é um escritor, seu namorado de Felix (Matt Boomer) contrai o vírus da AIDS, fazendo com que ele se torne um grande ativista. Sua principal bandeira é mostrar para o mundo que a doença não deve ser vista como um “câncer gay”, ideia comprada pela médica cadeirante Emma Brokner (Julia Roberts), que passa a agitar a causa dentro da comunidade científica.

7 – Cidade dos Sonhos (2001)

cidade-dos-sonhos-18

Um acidente automobilístico na estrada Mulholland Drive, em Los Angeles, dá início a uma complexa trama que envolve diversos personagens. Rita (Laura Harring) escapa da colisão, mas perde a memória e sai do local rastejando para se esconder em um edifício residencial que é administrado por Coco (Ann Miller). É nesse mesmo prédio que vai morar Betty (Naomi Watts), uma aspirante a atriz recém-chegada à cidade que conhece Rita e tenta ajudar a nova amiga a descobrir sua identidade. Em outra parte da cidade o cineasta Adam Kesher (Justin Theroux), após ser espancado pelo amante da esposa, é roubado pelos sinistros irmãos Castigliane.

6 – Má Educação (2004)

mc3a1-educac3a7c3a3o4

Dois meninos, Ignacio e Enrique, conhecem o amor, o cinema e o medo num colégio religioso no início dos anos 60. O padre Manolo, diretor do colégio e seu professor de literatura, é testemunha e parte dos descobrimentos. Os três personagens voltam a se encontrar outras vezes mais, ao final dos anos 70 e 80. O reencontro marcará a vida e a morte de algum deles.

5 – Milk – A Voz da Igualdade (2008)

milk_20

Início dos anos 70. Harvey Milk (Sean Penn) é um nova-iorquino que, para mudar de vida, decidiu morar com seu namorado Scott (James Franco) em San Francisco, onde abriram uma pequena loja de revelação fotográfica. Disposto a enfrentar a violência e o preconceito da época, Milk busca direitos iguais e oportunidades para todos, sem discriminação sexual. Com a colaboração de amigos e voluntários (não necessariamente homossexuais), Milk entra numa intensa batalha política e consegue ser eleito para o Quadro de Supervisor da cidade de San Francisco em 1977, tornando-se o primeiro gay assumido a alcançar um cargo público de importância nos Estados Unidos.

4 – Transamérica (2005)

18480545.jpg-r_640_600-b_1_D6D6D6-f_jpg-q_x-xxyxx

Bree Osbourne (Felicity Huffman) é uma orgulhosa transexual de Los Angeles, que economiza o quanto pode para fazer a última operação que a transformará definitivamente numa mulher. Um dia ela recebe um telefonema de Toby (Kevin Zegers), um jovem preso em Nova York que está à procura do pai. Bree se dá conta de que ele deve ter sido fruto de um relacionamento seu, quando ainda era homem. Ela, então, vai até Nova York e o tira da prisão. Toby, a princípio, imagina que ela seja uma missionária cristã tentando convertê-lo. Bree não desfaz o mal-entendido, mas o convence a acompanhá-la de volta para Los Angeles.

3 – O Segredo de Brokeback Mountain (2005)

032434

Jack Twist (Jake Gyllenhaal) e Ennie Del Mar (Heath Ledger) são dois jovens que se conhecem no verão de 1963, após serem contratados para cuidar das ovelhas de Joe Aguirre (Randy Quaid) em Brokeback Mountain. Jack deseja ser cowboy e está trabalhando no local pelo 2º ano seguido, enquanto que Ennie pretende se casar com Alma (Michelle Williams) tão logo o verão acabe. Vivendo isolados por semanas, eles se tornam cada vez mais amigos e iniciam um relacionamento amoroso. Ao término do verão cada um segue sua vida, mas o período vivido naquele verão irá marcar suas vidas para sempre.

2 – Priscilla, a Rainha do Deserto (1994)

20154996

As drag queens Anthony (Hugo Weaving) e Adam (Guy Pearce) e a transexual Bernadette (Terence Stamp) são contratadas para realizar um show em Alice Springs, uma cidade remota localizada no deserto australiano. Eles partem de Sydney a bordo de Priscilla, um ônibus, tendo a companhia de Bob (Bill Hunter). Só que no caminho eles descobrem que quem os contratou foi a esposa de Anthony.

1 – Rocky Horror Show (1975)

Rocky Horror Picture Show

Influenciado pelo matrimônio de um grande amigo, Brad Majors (Barry Bostwick) decide pedir sua noiva, Janet Weiss (Susan Sarandon), em casamento. Antes da cerimônia eles partem em uma viagem de carro, mas acabam se perdendo. Para piorar a situação, o carro quebra e está chovendo bastante. Eles vão até um castelo próximo em busca de ajuda e são recepcionados por Riff Raff (Richard O’Brien), o criado do dr. Frank N Furter (Tim Curry), dono do local. Brad e Janet estranham o visual e o comportamento de todos, sem imaginar que Frank cky (Peter Hinwood), que possa atender aos seus anseios sexuais.

Mais notícias...

Wilker Medeiroshttps://www.youtube.com/imersaocultural
Wilker Medeiros, com passagem pela área de jornalismo, atuou em portais e podcasts como editor e crítico de cinema. Formou-se em cursos de Fotografia e Iluminação, Teoria, Linguagem e Crítica Cinematográfica, Forma e Estilo do Cinema. Sempre foi apaixonado pela sétima arte e é um consumidor voraz de cultura pop.

Siga-nos!

2,000,000FãsCurtir
370,000SeguidoresSeguir
1,500,000SeguidoresSeguir
183,000SeguidoresSeguir
158,000InscritosInscrever

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MATÉRIAS

CRÍTICAS