Os 10 Melhores Vilões da DC no Cinema

Os 10 Melhores Vilões da DC no Cinema

COMPARTILHE!

Muito tem sido falado sobre o “Esquadrão Suicida” agora que finalmente teremos sua adaptação para o cinema. Quem conhece um pouco da história desse grupo nos quadrinhos da DC, sabe que eles são uma reunião com vários vilões que combatem ameaças em troca de redução de pena ou de perdão por seus crimes. Aproveitando o lançamento do filme que traz tantos vilões juntos na telona, decidimos fazer uma lista com os 10 melhores vilões da DC no cinema.

‘Esquadrão Suicida’ é o filme mais comentado nas redes sociais

Apesar de atualmente o universo cinematográfico da Marvel estar fazendo muito mais sucesso do que o da concorrente DC, é quase que uma unanimidade o fato de que a “Casa das Ideias” ainda está devendo em termos de vilões no cinema. Até hoje, com poucas exceções (como Loki), só tivemos vilões genéricos e nada marcantes. Já nos filmes da DC a história é bem diferente e temos uma lista bem grande de excelentes vilões que foram interpretados por ótimos atores e nos presentearam com antagonistas dignos dos heróis que eles enfrentam.




Batman em imagens de ‘Esquadrão Suicida’ 

Na verdade, foi a própria DC que começou essa tradição de termos grandes atores escalados para os papéis de vilões em seus filmes. Em uma época em que a concorrente Marvel estava totalmente fora das telonas, a DC mostrou, através da adaptação para o cinema do Superman, que era possível levar a sério um filme baseado em quadrinhos e escalar bons atores no elenco. Nomes como Marlon Brando, Gene Hackman e Terence Stamp foram associados a um gênero que antes era totalmente desprovido de credibilidade e ajudaram a pavimentar o caminho de afirmação desse estilo de filme.

‘Esquadrão Suicida’ deve arrecadar US$ 125 milhões em seu primeiro fim de semana

No entanto, nem sempre a escalação de um ator bom ou famoso é sinônimo de que teremos um bom vilão e a própria DC já nos provou isso diversas vezes. Basta lembrar de nomes como Arnold Schwarzenegger (como Mr. Freeze), Jim Carrey (como Charada), Tommy Lee Jones (como Duas-Caras), Uma Thurman (como Hera Venenosa) ou Sharon Stone (como a vilã que se maquiava com reboco). Mas, para o deleite dos fãs, na maioria das vezes os resultados têm sido positivos.




Sendo assim, o trabalho de escolher os 10 melhores vilões da DC no cinema não é algo fácil e com certeza irá gerar polêmica e discussão com os fãs. Vale ressaltar que só foram considerados os vilões “live action” que apareceram no cinema, ou seja, os filmes de animação não contam (sorry, Mark Hamill). Vamos à lista e por favor não se esqueça de compartilhar sua opinião nos comentários e dizer qual seria o seu ranking.

 

10. Kevin Spacey como Lex Luthor (Superman – O Retorno)

viloes_10

É inegável o fato de que o filme “Superman – O Retorno”, dirigido por Bryan Singer e que tinha o objetivo de reviver a franquia do Homem de Aço nas telonas, acabou se prendendo muito na nostalgia e esquecendo de nos trazer uma história interessante. Ainda assim, quando Kevin Spacey foi anunciado como Lex Luthor, todos concordaram que ele era a escolha perfeita para o papel. E, mesmo que o resultado final tenha sido impactado pelo roteiro confuso e lento, o ator conseguiu entregar uma excelente interpretação e que saciou o desejo dos fãs de o verem na pele do vilão mais famoso do Superman.

 

9. Danny DeVito como Pinguim (Batman – O Retorno)

viloes_9

Com uma abordagem mais animalesca do personagem dos quadrinhos apoiada pelo imenso talento de Danny DeVito e pela visão única de Tim Burton, este vilão foi um dos pontos altos do filme de 1992. O visual do ator ajudou bastante nesta imersão para acentuar sua performance e, mesmo considerando que fugiu um pouco do vilão clássico retratado nos quadrinhos, com certeza foi uma interpretação marcante.

 

8. Aaron Eckhart como Duas-Caras (O Cavaleiro das Trevas)

viloes_8

A jornada de Harvey Dent do bem para o mal é um dos pontos centrais do reverenciado filme ‘O Cavaleiro das Trevas’ e a atuação primorosa de Aaron Eckhart elevou o drama e o sofrimento passados pelo personagem.  Grande parte do sucesso desse vilão se deve à excelente maquiagem aplicada para construir o personagem e que nos deu uma abordagem muito mais realista e assustadora que a dos quadrinhos, casando perfeitamente com o tom dos filmes dirigidos por Nolan.

 

7. Michelle Pfeiffer como Mulher-Gato (Batman – O Retorno)

viloes_7

Já tivemos três encarnações diferentes desta personagem dos quadrinhos no cinema recente, mas, por razões óbvias, vamos ignorar a versão de Halle Berry. Como a versão de Anne Hathaway acabou sendo muito “boazinha” para entrar na lista, a coroa vai para a interpretação extremamente sexy e marcante de Michelle Pfeiffer feita sob a tutela de Tim Burton. Com uma roupa fantástica e uma interpretação maravilhosa da talentosa atriz, ela nos trouxe a medida perfeita entre vilão e anti-herói que é a marca desta personagem.

 

6. Tom Hardy como Bane (O Cavaleiro das Trevas Ressurge)

viloes_6

O terceiro e último filme da trilogia de Nolan para o Batman acabou decepcionando algumas pessoas, principalmente pelo seu desfecho que diminuiu o poder do vilão Bane ao reduzi-lo ao papel de fantoche. De qualquer forma, no resto do filme, a presença física e o poder de antagonismo de Bane foram excepcionais e grande parte disso se deve à entrega de Tom Hardy ao papel. Problemas vocais à parte, ele nos trouxe um vilão diferente das abordagens clássicas e foi o único que conseguiu “sair nos tapas” com o homem-morcego, humilhando-o justamente naquilo em que ele parecia imbatível.

 

5. Liam Neeson como Ra’s Al Ghul (Batman Begins)

viloes_5

A parte mais brilhante deste vilão é o fato dele também ter sido o mentor de Bruce Wayne e um dos grandes responsáveis por sua transformação em Batman. Isso trouxe elementos psicológicos interessantes para o embate e ajudou a explicar bem os conflitos morais enfrentados pelo herói. A interpretação consistente de Liam Neeson, tanto na parte dramática quanto na entrega física, só elevou o status desse antagonista e o ajudou a carregar muito bem a tocha de vilão do primeiro filme da trilogia de Nolan.

 

4. Jack Nicholson como Coringa (Batman)

viloes_4

O filme do Batman de 1989 foi um dos grandes responsáveis pelo renascimento do gênero dos filmes baseados em quadrinhos e acabou também revivendo a tradição de termos grandes atores escalados para os papéis de vilões, iniciada nos filmes do Superman. Muito disso é devido à interpretação inesquecível de Jack Nicholson como Coringa. Ainda que ela seja uma abordagem bem diferente da que foi feita por Heath Ledger, é inegável o fato dela ser muito mais fiel ao que existia nos quadrinhos na época e com o tom adotado no filme de Tim Burton, unindo a questão do humor sádico com os distúrbios psicológicos.

 

3. Gene Hackman como Lex Luthor (Superman)

viloes_3

Foi aqui onde a começou a tradição de termos excelentes atores escalados para os papeis de vilões e, ainda que a geração atual não conheça Gene Hackman, nesta época ele era considerado um dos melhores e mais conceituados atores do cinema. Sendo assim, a forma fenomenal com que ele interpretou o grande vilão de Superman (inclusive reprisando o papel em outros filmes) com uma mistura de bom humor e inteligência com muito carisma foi apenas uma prova do enorme talento desse ator. Sendo assim, nada mais justo do que dar o devido reconhecimento a esta interpretação tão marcante.

 

2. Terence Stamp como General Zod (Superman II – A Versão de Richard Donner)

viloes_2

Muitos podem argumentar que a performance de Terence Stamp tenha sido muito “piegas” e afetada pelo tom mais leve do filme, mas o fato é que ele rouba todas as cenas em que aparece e tem uma presença e uma imposição digna de General Zod. Isto ficou ainda mais evidente na versão de Richard Donner para Superman II lançada recentemente, onde muito da parte mais leve e cômica do filme foi diminuída. Isso, combinado com a inesquecível interpretação de Christopher Reeve como Superman, nos presenteou com o melhor vilão dessa “fase de ouro” do herói nos cinemas.

 

1. Heath Ledger como Coringa (O Cavaleiro das Trevas)

viloes_1

Colocar Heath Ledger como Coringa no topo desta lista parece “chover no molhado”, mas realmente este posto ainda não merece outro vencedor. Sua abordagem muito mais visceral que elevou o lado psicopata do vilão foi executada de forma brilhante e assustadora e nos deu uma verdadeira noção de como seria um Coringa no mundo real. Nem mesmo a Academia conseguiu ignorar isso e não só o indicou na categoria de melhor ator como o premiou com o Oscar. Nenhum outro ator que interpretou um vilão (ou herói) de filmes de quadrinhos foi reconhecido com esta honra e provavelmente demorará até que isto aconteça novamente. Em breve saberemos se a interpretação de Jared Leto será digna do legado do Coringa no cinema, mas é inegável o fato de que ele terá muito trabalho para superar seus antecessores.

Siga o CinePOP no Facebook e no Twitter para saber todas as notícias sobre cinema!


Não esqueça de CURTIR nossa MATÉRIA ESPECIAL: