sexta-feira, março 29, 2024

Os 10 momentos mais marcantes da franquia ‘Star Wars’

O dia finalmente está chegando para a aguardada estreia do Episódio VII e a expectativa não poderia ser maior. Star Wars é sem dúvida a maior franquia da história do cinema em termos de receita criada não só pelos filmes, mas por todos os produtos licenciados. Também temos uma legião de fãs apaixonados e ávidos para testemunhar novas experiência nesse rico universo que mudou para sempre o gênero de ficção científica. Em homenagem a este momento histórico, decidi listar os 10 momentos mais marcantes dos filmes da franquia Star Wars.

E pensar que tudo começou em 1977 quando um jovem cineasta chamado George Lucas decidiu investir no seu sonho, apesar de todo o descrédito enfrentado, e criar uma “ópera espacial” que iria revolucionar o cinema para sempre e adquirir status mítico. O segundo filme, ‘O Império Contra-Ataca’, considerado por muitos o melhor de toda a franquia, só ajudou a cimentar ainda mais o sucesso que teve em ‘O Retorno do Jedi’ um desfecho que agradou os fãs e a crítica e completou o que hoje é conhecido como a “trilogia clássica”. Sem dúvidas estes filmes são os que mais marcaram os fãs e, por isso, irão dominar qualquer lista de melhores momentos da franquia. Seja pela excelente combinação de cada ator com seu personagem, pelo vilão marcante ou pela escolha certa e equilibrada de humor, a “trilogia clássica” tem todos os ingredientes que explicam o fascínio que dura mais de uma geração.

Muitos anos depois, George Lucas decidiu finalmente contar a história da origem de Darth Vader e todos os eventos que culminaram na criação do Império e no fim dos Jedis. Os episódios I, II e III foram lançados e, infelizmente, não tão bem recebidos pelos fãs da “trilogia clássica”. O motivo é difícil de entender, talvez tenha sido o excesso de efeitos digitais ou a falta de alguns dos ingredientes citados acima. Ainda assim, os filmes dessa “trilogia de origem” conseguiram um sucesso considerável com o público em geral e também possuem momentos marcantes que conseguiram preencher as lacunas existentes na história do universo de Star Wars.

Todo fã de ficção cientifica que se preze já assistiu a todos estes filmes algumas vezes e com certeza possui seus momentos preferidos. Ainda que exista consenso em momentos cruciais, não deixa de ser uma escolha subjetiva que retrata a forma como cada um se sentiu tocado por estes filmes. Talvez seja uma luta de sabres de luz ou uma batalha espacial, talvez seja uma fala impactante ou uma revelação inesperada. O fato é que existem muitos momentos marcantes e poder reviver cada um deles foi um privilégio. Sendo assim, a intenção desta lista não é gerar polêmico, mas sim prestar uma merecida homenagem a estes filmes que compõem esta saga sobre algo que aconteceu “há um longo tempo atrás, em uma galáxia muito, muito distante…”

 

10) A transformação de Anakin Skywalker em Darth Vader

Este talvez fosse o momento mais aguardado por todos os fãs da trilogia clássica, onde eles poderiam saber como Anakin Skywalker se transformou em Darth Vader, um dos vilões mais venerados do cinema. Ainda que o caminho para esta transformação tenha sido um pouco tortuoso e até confuso, a cena em que ele sofre a transformação física é extremamente impactante e sombria.

 

9) A luta entre Mestre Yoda e Conde Dooku

http://youtu.be/CsWfWrTFHDg

Não deixe de assistir:

Em vários momentos ouvimos que Mestre Yoda é o Jedi mais poderoso de todos e até já tínhamos visto seu poder com a Força, mas foi apenas nesta cena de luta entre ele e Conde Dooku que finalmente podemos ver suas habilidades de batalha com o sabre de luz. Ainda que esta agressividade não combine tanto com sua figura pacífica e tenha sido até criticada pelos fãs mais tradicionais, não há como negar que esta luta foi extremamente empolgante e o único momento que arrancou gritos da plateia na sessão de cinema que estava para assistir ao Episódio II.

 

8) Mestre Yoda ensina a Luke sobre a Força

Mesmo que tenha sido muito interessante ver as habilidades acrobáticas de Mestre Yoda com o sabre de luz, sem dúvida seus momentos mais marcantes são aqueles em que ele profere ensinamentos e nos ilumina com sua sabedoria e seu jeito único de falar. A cena em que ele está ensinando Luke sobre a Força e seu poder, que se passa no Episódio V, é uma incrível fonte de inspiração e já foi usada em vários discursos motivacionais. Daqui saiu uma frase que foi eternizada na história do cinema: “Faça ou não faça. A tentativa não existe”.

 

7) A batalha de Hoth

http://youtu.be/HgY3rOOascY

Os filmes de Star Wars estão repletos de batalhas impressionantes e, ao meu ver, a melhor de todas elas é a que se passa no planeta gelado de Hoth. Além de podermos vislumbrar pela primeira vez os fantásticos “Imperial Walkers”, esta batalha é a que possui elementos mais variados que alternam a ação entre naves e tropas terrestres que não envolvem “ursinhos de pelúcia” (sorry, “ewoks”).

 

6) A revelação do destroyer imperial no início do episódio IV

Toda saga tem um princípio e, nos momentos iniciais do primeiro filme, logo após os clássicos letreiros amarelos, somos surpreendidos com a cena de uma nave rebelde fugindo de um destroyer imperial que vai invadindo a tela e parece nunca ter fim. Infelizmente não pude presenciar isso no cinema, mas acredito que quem pôde estar ali teve a certeza que iria presenciar algo totalmente diferente do que existia até então. Após estes poucos segundos a ficção científica nunca mais seria a mesma.

 

5) Luta final de Qui-Gon Jin e Obi-Wan contra Darth Maul

Se o Episódio I possui alguns momentos bem bizarros, principalmente os estrelados por Jar Jar Binks, ele também trouxe um dos vilões mais interessantes da franquia, Darth Maul, e uma cena de luta de sabres de luz que transportou o nível das coreografias da franquia para um patamar bem mais elevado. Isso sem falar de uma música tema que é uma das mais marcantes de toda a franquia.

 

4) A destruição da primeira Estrela da Morte

Toda a batalha final entre a Aliança Rebelde e o Império que ocorre no final do Episódio IV foi emocionante e nos mostrou como se fazer uma guerra no espaço. Mas, sem dúvidas, o destaque vai para o momento crucial que terminou a batalha onde Luke está prestes a dar o tiro certeiro e cercado pela nave de Vader, mas é socorrido em cima da hora com o retorno inesperado de Han Solo e consegue desferir o golpe de misericórdia na arma de destruição em massa do Império.

 

3) A luta final entre Luke Skywalker e Darth Vader

http://youtu.be/_RFYoZ7H67A

Durante a batalha final entre Império e Aliança Rebelde do Episódio VI podemos presenciar também o tão esperado confronto derradeiro entre Luke e Vader sob os olhos do Imperador. Além de ser uma cena com diálogos marcantes em que vemos o agora Jedi Luke ser tentado pelo lado negro da Força, ela também traz uma bela coreografia de luta de sabre de luz e tem um desfecho carregado de emoção que foi intensificado com uma belíssima trilha sonora.

 

2) A declaração de Leia e o congelamento de Han Solo

Esta é uma das cenas mais lembradas de toda a franquia e tem um tom extremamente emotivo. Finalmente podemos ver a Princesa Leia declarar seu amor para Han Solo momentos antes dele ser congelado em “carbonite”. A resposta do mercenário mais adorado do universo combinou perfeitamente com sua personalidade de falastrão e ficou para sempre marcada na história do cinema.

 

1) A revelação de que Darth Vader é o pai de Luke Skywalker

Mesmo correndo o risco de cair no clichê, por mais que tente não consigo imaginar um momento mais marcante em toda a franquia Star Wars. Temos aqui simplesmente a revelação de que o vilão da história é o pai do herói, um segredo tão bem guardado que até o dublê de Darth Vader teve que proferir outra fala em que afirmava que “Obi Wan matou o seu pai” ao invés de pronunciar a frase tão conhecida que foi adicionada posteriormente com a dublagem de James Earl Jones. A reação de Mark Hamill, que era um dos poucos que sabia a verdade, foi impressionante e conseguiu registrar muito bem a força dessa revelação. Esta reviravolta, talvez uma das mais famosas do cinema, foi o momento mais crucial da franquia e um dos mais marcantes da sétima arte.

 

Quais são os seus momentos favoritos da franquia Star Wars? Compartilhe nos comentários!

Mais notícias...

Siga-nos!

2,000,000FãsCurtir
370,000SeguidoresSeguir
1,500,000SeguidoresSeguir
183,000SeguidoresSeguir
158,000InscritosInscrever

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MATÉRIAS

CRÍTICAS