terça-feira, março 19, 2024

Os Melhores e Piores Filmes da Marvel Studios

Pois é, amiguinhos. Pantera Negra está entre nós e já se tornou um enorme sucesso de crítica e público. Mas você pergunta, ele é o melhor filme da Marvel? Para muitos sim. E definitivamente é o mais importante, por sua representatividade. Para sanar esta e outras dúvidas, a equipe do CinePOP resolveu formular sua lista definitiva, com todos os 18 filmes da Marvel Studios, colocados em ordem decrescente, do pior ao melhor. E se você não concorda, sentimos muito, mas você está errado! Brincadeirinha, não queime nossas casas.

Para esta lista intergaláctica foram ouvidas as opiniões da equipe toda do site: O Incrível Renato Marafon, O Espetacular Pablo Bazarello, O Místico Georgenor Franco Neto, A Poderosa Rafa Gomes, O Gênio Thiago Muniz de Ferro, A Destemida Letícia “Maravilha” Alassë e O Interplanetário Capitão Pedro Sobreiro. E caso você esteja sentindo falta dela, nossa intrépida Karolen Passos está sendo mantida presa em Wakanda até cumprir toda a pena por seus crimes contra a Marvel, e não pôde participar da lista. Vamos a ela sem mais delongas.

18 | O Incrível Hulk (17 Pontos)

the incredible hulk cinepop

Sinopse: Bruce Banner, um cientista fugindo do Governo norte-americano, precisa encontrar a cura para o monstro em que se transforma, sempre que perde a calma.

Curiosidade: O diretor Louis Leterrier queria Mark Ruffalo para o papel de Bruce Banner neste filme, mas a Marvel insistiu em Edward Norton. Todos sabemos como esta história terminou. Isso mostra que a Marvel não acerta sempre, ao menos não de primeira.

Diretor: Louis Leterrier – Carga Explosiva (2002), Cão de Briga (2005) e Truque de Mestre (2013).

Elenco: Edward Norton, Liv Tyler, Tim Roth, William Hurt, Tim Blake Nelson, Ty Burrell, Débora Nascimento.

17 | Thor (21 Pontos)

thor cinepop

Sinopse: O Poderoso, mas arrogante, Deus Thor é expulso de Asgard para viver entre humanos em Midgard (Terra), onde logo ele se torna um de seus grandes defensores.

Não deixe de assistir:

Curiosidade: A Trama de Thor fala sobre rivalidade de irmãos, e a disputa pelo trono de um reinado – assim como as peças de Shakespeare. Na vida real, dois irmãos foram os finalistas para o papel do Deus do Trovão. No final das contas, Chris Hemsworth ficaria imortalizado no personagem, e seu irmão mais novo, Liam, que chegou muito perto, emplacou em Jogos Vorazes, outra franquia de sucesso.

Diretor: Kenneth Branagh – Jack Ryan: Operação Sombra (2014), Cinderela (2015) e Assassinato no Expresso do Oriente (2017).

Elenco: Chris Hemsworth, Anthony Hopkins, Natalie Portman, Tom Hiddleston, Stellan Skarsgard, Kat Dennings, Clark Gregg, Idris Elba, Ray Stevenson, Jamie Alexander, Rene Russo.

16 | Homem de Ferro 3 (27 Pontos)

iron man 3 cinepop

Sinopse: Quando o mundo de Tony Stark é destroçado por um formidável terrorista chamado Mandarin, ele começa uma odisseia de reconstrução e retribuição.

Curiosidade: O primeiro corte do filme tinha 3 horas e 15 minutos de duração, transformando o longa num verdadeiro épico. Alguém se interessaria em assistir a esta versão? Além de nós, é claro!

Diretor: Shane Black – Beijos e Tiros (2005) e Dois Caras Legais (2016).

Elenco: Robert Downey Jr., Guy Pearce, Gwyneth Paltrow, Don Cheadle, Rebecca Hall, Jon Favreau, Ben Kingsley, Ty Simpkins, James Badge Dale, Paul Bettany.

15 | Thor: O Mundo Sombrio (28 Pontos)

thor 2 the dark world cinepop

Sinopse: Quando a Dra. Jane Foster é amaldiçoada com uma poderosa entidade conhecida como Aether, Thor toma conhecimento do evento cósmico conhecido como a Conversão e dos genocidas Elfos Negros.

Curiosidade: O produtor Kevin Feige, o homem da Marvel no cinema, descreveu o filme como o Império Contra-Ataca (1980) dos filmes da saga Thor. Algo que me diz que O Mundo Sombrio ainda precisa comer muito feijão com arroz para esta comparação.

Diretor: Alan Taylor – Game of Thrones (2011-2017), O Exterminador do Futuro: Gênesis (2015) e Electric Dreams (2018).

Elenco: Chris Hemsworth, Natalie Portman, Tom Hiddleston, Anthony Hopkins, Christopher Eccleston, Jaimie Alexander, Zachary Levi, Idris Elba, Rene Russo, Kat Dennings, Stellan Skarsgard, Adewale Akinnuoye-Agbaje.

14 | Capitão América: O Primeiro Vingador (43 Pontos)

captain america the first avenger cinepop

Sinopse: Steve Rogers, um soldado militar rejeitado se transforma no Capitão América depois de tomar uma dose do “soro do super soldado”. Mas ser o Capitão América tem um preço e ele precisará derrubar um ditador e uma organização terrorista.

Curiosidade: Chris Evans recusou o papel três vezes antes de finalmente aceitar. Para ele o problema não foi o personagem, mas sim os efeitos que a fama repentina e gigantesca poderiam causar em sua vida privada. Robert Downey Jr. foi quem o convenceu a aceitar, alegando que o filme lhe traria liberdade para aceitar qualquer outro papel que quisesse fazer depois.

Diretor: Joe Johnston – Rocketeer (1991), O Céu de Outubro (1999) e Jurassic Park III (2001).

Elenco: Chris Evans, Hugo Weaving, Samuel L. Jackson, Hayley Atwell, Sebastian Stan, Tommy Lee Jones, Dominic Cooper, Stanley Tucci, Toby Jones, Neal McDonough, Derek Luke.

13 | Thor Ragnarok (45 Pontos)

thor ragnarok cinepop

Sinopse: Thor é aprisionado no outro lado do universo e se vê numa corrida contra o tempo para voltar à Asgard e impedir o Ragnarok, a destruição de seu planeta e o fim da civilização de Asgard, pelas mãos de uma nova ameaça toda poderosa, a cruel Hela.

Curiosidade: Cate Blanchett aceitou o papel da vilã Hela para agradar os filhos, fãs da Marvel. Já Jaimie Alexander e sua personagem, Lady Sif, estavam originalmente no roteiro, programados para retornar. No entanto, conflitos de agenda com a terceira temporada da série Blindspot tiraram a personagem de cena. Kevin Feige tratou de divulgar que Sif estaria em uma importante missão ao mesmo tempo em que Ragnarok ocorria.

Diretor: Taika Waititi – O Que Fazemos Nas Sombras (2014) e Uma Fuga para a Liberdade (2016).

Elenco: Chris Hemsworth, Tom Hiddleston, Cate Blanchett, Idris Elba, Jeff Goldblum, Tessa Thompson, Karl Urban, Mark Ruffalo, Anthony Hopkins, Benedict Cumberbatch.

12 | Homem de Ferro 2 (47 Pontos)

iron man 2 cinepop

Sinopse: Com o mundo agora ciente de sua identidade como o Homem de Ferro, Tony Stark precisa enfrentar ambos sua saúde instável e um lunático vingativo com ligações com o legado de seu pai.

Curiosidade: O diretor Jon Favreau teve muitos problemas durante as filmagens com as interferências dos produtores da Marvel, que, por exemplo, o faziam reescrever o roteiro durante as filmagens. Tudo para encaixar a trama numa escala maior, visando a construção do MCU e a ligação com Vingadores (2012). Favreau considerou que seu filme perdeu coerência e teve a trama afetada, um exemplo disso foi a subtrama envolvendo a SHIELD enfiada no longa. A tensão foi tão grande que Favreau desistiu da direção de Homem de Ferro 3.

Diretor: Jon Favreau – Um Duende em Nova York (2003), Zathura: Uma Aventura Espacial (2005) e Cowboys & Aliens (2011).

Elenco: Robert Downey Jr., Mickey Rourke, Gwyneth Paltrow, Don Cheadle, Scarlett Johansson, Sam Rockwell, Samuel L. Jackson, Clark Gregg, John Slattery, Garry Shandling, Paul Bettany, Kate Mara, Leslie Bibb, Jon Favreau.

11 | Vingadores: Era de Ultron (53 Pontos)

avengers age of ultron cinepop

Sinopse: Quando Tony Stark e Bruce Banner tentam dar início a um programa pacificador chamado Ultron, as coisas saem horrivelmente errado e cabe aos maiores heróis da Terra impedir o vilão Ultron de concluir seu terrível plano.

Curiosidade: Nos quadrinhos, Ultron foi criado por Hank Pynn, o Homem Formiga, que ganharia filme solo no mesmo ano. Scarlett Johansson estava grávida durante as filmagens, e suas cenas precisaram ser as primeiras a serem gravadas. James Spader foi a primeira e única escolha de Joss Whedon para viver o vilão robô Ultron, devido a sua voz calma e atrativa, muito humana e cheia de humor. A ideia original de Joss Whedon teria o Homem-Aranha e a Capitã Marvel aparecendo ao final do filme, coisa que a Marvel não pôde providenciar na época.

Diretor: Joss Whedon – Firefly (2002), Buffy – A Caça-Vampiros (1996-2003) e Angel (1999-2004).

Elenco: Robert Downey Jr., Chris Evans, Mark Ruffalo, Chris Hemsworth, Scarlett Johansson, Jeremy Renner, James Spader, Samuel L. Jackson, Don Cheadle, Aaron Taylor-Johnson, Elizabeth Olsen, Paul Bettany, Cobie Smulders, Anthony Mackie, Hayley Atwell, Andy Serkis, Julie Delpy, Linda Cardellini, Stellan Skarsgard.

10 | Doutor Estranho (53 Pontos – Melhor Posicionado nas Listas Individuais)

Marvel Doctor Strange cinepop

Sinopse: Durante uma jornada de cura física e espiritual, um brilhante neurocirurgião é puxado para o mundo das artes místicas.

Curiosidade: Joaquin Phoenix quase ficou com o papel do mago Doutor Estranho, mas após as negociações de meses, o ator saiu do projeto, que terminou nas mãos de Benedict Cumberbatch. O mesmo ocorreu com Rachel McAdams, o último membro do elenco principal a ser adicionada. McAdams já havia sido sondada pela Marvel para o papel de Pepper Potts em Homem de Ferro, o qual a atriz recusou. Outro que quase esteve no longa foi o veterano consagrado Morgan Freeman, que chegou perto de interpretar o papel do mestre Ancião que terminou com Tilda Swinton.

Diretor: Scott Derrickson – O Exorcismo de Emily Rose (2005), O Dia em que a Terra Parou (2008) e A Entidade (2012).

Elenco: Benedict Cumberbatch, Chiwetel Ejiofor, Rachel McAdams, Mads Mikkelsen, Tilda Swinton, Michael Stuhlbarg, Benjamin Bratt, Scott Adkins, Benedict Wong

09 | Homem-Formiga (68 Pontos)

ant man cinepop

Sinopse: Armado com um super traje dono da maravilhosa habilidade de diminuir em escala, mas aumentar a força, o ladrão Scott Lang precisa aceitar o herói interior que há nele e ajudar seu mentor, o Dr. Hank Pynn, a planejar e pôr em prática o roubo que salvará o mundo.

Curiosidade: O diretor Edgar Wright, fã do personagem, desenvolvia um filme ao lado da Marvel desde 2003. Em 2014, devido a diferenças criativas com a Disney, o diretor saiu do projeto. Durante o processo, no entanto, Wright havia pedido para a Marvel não usar os personagens Homem-Formiga e a Vespa em outros filmes, até que o seu estivesse pronto. Originalmente, Hank Pynn seria o protagonista do longa, porém, devido a uma fase sombria nos quadrinhos na qual o personagem se torna um marido abusivo, batendo em sua esposa, os produtores acharam que não seria adequado e voltado a todo tipo de público, optando por usar Scott Lang. Os roteiristas Adam McKay e Paul Rudd inseriram o personagem Falcão (Anthony Mackie) no filme após assistirem a Capitão América: O Soldado Invernal (2014) e se apaixonarem pelo personagem.

Diretor: Edgar Wright  Peyton Reed – Teenagers: As Apimentadas (2000), Separados Pelo Casamento (2006) e Sim Senhor (2008).

Elenco: Paul Rudd, Michael Douglas, Evangeline Lilly, Corey Stoll, Bobby Cannavale, Anthony Mackie, Judy Greer, Michael Peña.

08 | Homem-Aranha: De Volta ao Lar (77 Pontos)

spider man homecoming cinepop

Sinopse: Peter Parker equilibra sua vida como um estudante colegial comum no Queens com seu alter ego de super-herói Homem-Aranha, e se vê na trilha de uma nova ameaça espreitando os céus da cidade de Nova York.

Curiosidade: Quando o acordo com a Sony foi concluído, a Marvel tratou de confeccionar o filme do herói para inclui-lo em seu universo. Assim o longa tomou a vaga de lançamento que seria de Thor Ragnarok, jogando o terceiro filme do Deus do Trovão para novembro de 2017, vaga que era de Pantera Negra, que por consequência foi empurrado para fevereiro deste ano, e assim diversos filmes da Marvel precisaram ser relocados.

Diretor: Jon Watts – Clown (2014) e A Viatura (2015).

Elenco: Tom Holland, Michael Keaton, Robert Downey Jr., Marisa Tomei, Jon Favreau, Gwyneth Paltrow, Zendaya, Donald Glover, Laura Harrier, Tony Revolori, Bokeen Woodbine, Tyne Daly.

07 | Guardiões da Galáxia Volume 2 (77 Pontos – Melhor Posicionado nas Listas Individuais)

guardians of the galaxy vol2 cinepop

Sinopse: Os Guardiões precisam lutar para manter sua recém-formada família junta enquanto eles desvendam o mistério da paternidade de Peter Quill.

Curiosidade: A modelo Elizabeth Debicki foi escalada para viver Ayesha devido a sua avantajada altura de 1.91 metros. No filme, seu sapato de plataforma a aumentava até 2.01 metros. Já o vilão Ego, um planeta vivo, com um trilhão de polígonos, é considerado o maior efeito especial já gerado em computador para um filme.

Diretor: James Gunn – Seres Rastejantes (2006) e Super (2010).

Elenco: Chris Pratt, Zoe Saldana, Dave Bautista, Vin Diesel, Bradley Cooper, Michael Rooker, Karen Gillan, Pom Klementieff, Sylvester Stallone, Kurt Russell, Elizabeth Debicki

06 | Pantera Negra (95 Pontos)

black panther cinepop

Sinopse: T´Challa, o Rei de Wakanda, assume o trono da isolada e tecnologicamente avançada nação africana, mas sua liderança é desafiada por um forasteiro vingativo, que quando criança foi vítima de um erro do pai de T´Challa.

Curiosidade: Pantera Negra foi o primeiro personagem cujos direitos cinematográficos reverteram para a Marvel, anteriormente propriedade de estúdios como Artisan Entertaiment e a Columbia Pictures. O personagem voltou para as mãos da Marvel em 2005. Wesley Snipes por anos tentou tirar o filme solo do herói do papel, o qual protagonizaria. Ao invés disso, ele acabou interpretando Blade, o primeiro herói negro da nova leva de filmes do gênero.

Diretor: Ryan Coogler – Fruitvale Station: A Última Parada (2013) e Creed: Nascido para Lutar (2015).

Elenco: Chadwick Boseman, Michael B. Jordan, Lupita Nyong´o, Danai Gurira, Martin Freeman, Daniel Kaluuya, Letitia Wright, Winston Duke, Sterling K. Brown, Angela Bassett, Forest Whitaker, Andy Serkis.

05 | Capitão América: Guerra Civil (95 Pontos – Melhor Posicionado em Listas Individuais)

marvel civil war cinepop

Sinopse: O envolvimento político nas ações dos Vingadores causa uma disputa entre os líderes da equipe, Homem de Ferro e Capitão América.

Curiosidade: T´Challa tinha um papel bem menor nos rascunhos originais e nem apareceria em seu traje de Pantera Negra, já que os roteiristas queriam colocar um foco maior no Homem-Aranha e guardar a história de origem do Pantera Negra para seu próprio filme. Porém, a certa altura tudo indicava que a Marvel não teria permissão de utilizar o Homem-Aranha, então o papel do Pantera Negra foi aumentado significativamente na trama. Quando finalmente puderam utilizar o Homem-Aranha, T´Challa já havia se tornado tão indispensável para a trama, que decidiram deixar o personagem desta forma e dar o papel menor para o Homem-Aranha.

Diretor: Anthony Russo e Joe Russo – Arrested Development (2003-2005), Dois é Bom, Três é Demais (2006) e Community (2009-2011).

Elenco: Chris Evans, Robert Downey Jr., Scarlett Johnasson, Sebastian Stan, Anthony Mackie, Don Cheadle, Jeremy Renner, Chadwick Boseman, Paul Bettany, Elizabeth Olsen, Paul Rudd, Emily VanCamp, Tom Holland, Daniel Brühl, Frank Grillo, William Hurt, Martin Freeman, Marisa Tomei, John Slattery, Hope Davis, Alfre Woodard.

04 | Os Vingadores (103 Pontos)

the avengers movie cinepop

Sinopse: Os heróis mais poderosos da Terra precisam se unir e aprender a lutar em equipe se quiserem impedir o trapaceiro Loki e seu exército alienígena de escravizar a humanidade.

Curiosidade: Homem-Formiga e a Vespa, dois membros fundadores dos Vingadores, foram cortados do roteiro original de Joss Whedon a pedido dos produtores. A Marvel não queria os personagens aparecendo antes de seus filmes solo.

Diretor: Joss Whedon – Serenity: A luta Pelo Amanhã (2005), Dollhouse (2009) e Muito Barulho por Nada (2012).

Elenco: Robert Downey Jr., Chris Evans, Scarlett Johansson, Mark Ruffalo, Chris Hemsworth, Jeremy Renner, Tom Hiddleston, Clark Gregg, Cobie Smulders, Stellan Skarsgard, Samuel L. Jackson, Gwyneth Paltrow, Paul Bettany.

03 | Homem de Ferro (106 Pontos)

iron man cinepop

Sinopse: Depois de ser sequestrado e mantido prisioneiro numa caverna no Afeganistão, o engenheiro bilionário Tony Stark cria uma armadura única e armada para lutar contra o mal.

Curiosidade: Tom Cruise esteve vinculado por anos ao projeto. O astro tinha enorme vontade de viver o personagem na telona. O roteiro não estava finalizado quando as filmagens começaram, já que o objetivo era focar mais na história e na ação. Assim, muitos dos diálogos eram improvisados por Robert Downey Jr., o que fazia sua parceira de cena, Gwyneth Paltrow, suar para acompanhar o colega.

Diretor: Jon Favreau – Chef (2014) e Mogli: O Menino Lobo (2016).

Elenco: Robert Downey Jr., Gwyneth Paltrow, Terrence Howard, Jeff Bridges, Leslie Bibb, Clark Gregg, Paul Bettany, Shaun Toub, Faran Tahir.

02 | Capitão América: O Soldado Invernal (111 Pontos)

wintersoldier cinepop

Sinopse: Enquanto Steve Rogers luta para encontrar seu lugar no mundo moderno, ele se une a colega de equipe dos Vingadores, e agente da SHIELD, Viúva Negra, para enfrentar uma nova ameaça na história, um assassino conhecido como Soldado Invernal.

Curiosidade: O ator Anthony Mackie, fã de quadrinhos, tinha o sonho de se tornar um super-herói nas telas, então resolveu enviar diversos e-mails para a Marvel realizar este desejo seu. Kevin Feige finalmente descobriu as mensagens de Mackie e o convidou para viver o Falcão neste filme. O veterano Robert Redford foi outro ator icônico (ao lado de Cate Blanchett) que se interessou em participar de um filme da Marvel a pedido de familiares, aqui no seu caso, seus netos eram fãs dos personagens.

Diretor: Anthony Russo e Joe Russo.

Elenco: Chris Evans, Samuel L. Jackson, Scarlett Johansson, Robert Redford, Sebastian Stan, Anthony Mackie, Cobie Smulders, Frank Grillo, Emily VanCamp, Hayley Atwell, Toby Jones.

01 | Guardiões da Galáxia (113 Pontos)

Sinopse: Um grupo de criminosos intergalácticos é forçado a trabalhar junto para impedir um guerreiro fanático de dominar o universo.

Curiosidade: O milagre da Marvel coloca seus atores em forma para viver seus respectivos heróis. Chris Pratt, por exemplo, é um dos casos mais notórios, pois estava bem acima do peso quando foi contratado para viver Peter Quill, vulgo Senhor das Estrelas. Após o treinamento, Pratt assumiu a forma de galã sarado, a qual mantém até hoje. Os Guardiões da Galáxia talvez sejam os personagens menos conhecidos do acervo da Marvel a ganharem seu filme próprio, e fazerem um enorme sucesso com ele, se tornando novos queridinhos dos fãs.

Diretor: James Gunn.

Elenco: Chris Pratt, Zoe Saldana, Dave Bautista, Vin Diesel, Bradley Cooper, Lee Pace, Michael Rooker, Karen Gillan, Djimon Hounsou, John C. Reilly, Glenn Close, Benicio Del Toro, Laura Haddock.

Mais notícias...

Siga-nos!

2,000,000FãsCurtir
370,000SeguidoresSeguir
1,500,000SeguidoresSeguir
183,000SeguidoresSeguir
158,000InscritosInscrever

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MATÉRIAS

CRÍTICAS