Os Melhores e Piores Filmes Found Footage

Os Melhores e Piores Filmes Found Footage

COMPARTILHE!

Não é recente o uso do chamado estilo de linguagem found footage, apadrinhado aqui de gravações perdidas, já que este é uma variação de outro subgênero, o mocumentário. Mesmo não sendo literalmente o percursor, sem dúvidas foi a produção italiana Holocausto Canibal (1980) que difundiu a vertente em escala mundial e inspirou outros títulos no futuro. É o tipo de produto que de fato tem a capacidade de mexer com o público, incomodar a nível real e render longos debates.

Foi o que aconteceu no lançamento de A Bruxa Blair (1999), filme que tem o título de ser primeiro o usar o marketing viral construído através de informações soltas na internet. A dupla Eduardo Sánchez e Daniel Myrick tiveram a brilhante ideia de contratar atores locais e deixa-los isolados durante alguns meses. Depois criaram a história que alguns jovens desapareceram, após entrarem numa floresta, e que o motivo por trás disto se devia a uma lenda antiga. Bem como depois revelaram que acharam os últimos registros dos garotos em fitas de vídeo. O que deixou o mundo inteiro maluco querendo ter acesso ao material.

De lá pra cá surgiram muitos títulos que apostaram nesse estilo, alguns realmente interessantes e que fizeram grande sucesso, outros um tanto chatos ou mesmo ruins em níveis de ideia e realização. E agora com a chegada da surpreendente terceira parte de A Bruxa de Blair, vamos voltar no tempo e citar os melhores e piores filmes do gênero. Não se esqueçam de deixar nos comentários abaixo quais são os seus favoritos.




Piores

5 – Atividade Supernatural (2012)

cinepop-8

É o grande representante das comédias pastelões dos filmes found footage, já que decide “referenciar” obras como Fenômenos Paranormais, O Último Exorcismo, A Bruxa de Blair, O Exorcismo de Emily Rose, Atividade Paranormal, A Origem, Vozes do Além e outras mais. Mas também por ser ruim em vários aspectos, já que nunca consegue fazer rir e em muitos momentos atinge um alto nível de vergonha alheia.
Um dos ilusionistas mais famosos dos EUA prepara um novo programa de TV para explorar o mundo sobrenatural. Para sua primeira missão, ele recruta um time de especialistas para explorar uma casa assombrada por espíritos malignos. Detalhe: a equipe não sabe que se trata de uma tarefa sobrenatural, muito menos de um programa sobre o assunto.

4 – Desaparecidos (2011)




cinepop-2

Talvez a ideia de David Schürmann tenha sido fazer algo parecido com A Bruxa de Blair e Projeto X, onde jovens que saiam de uma festa e iam pro meio do mato eram perseguidos por uma criatura desconhecida. O longo inteiro é basicamente gente correndo, berrando e chorando no escuro, onde não há uma mínima atenção no desenvolvimento da trama e dos personagens. Difícil de assistir.
Outubro de 2011. Uma festa VIP, em Ilhabela no litoral paulista. O convite? Uma câmera de vídeo que deve ser usada o tempo todo. Ela registra, aleatoriamente, imagens sem você saber quando vai ligar. Parece a festa perfeita? Não para um grupo de amigos, que colocou o pé na estrada rumo à última balada de suas vidas. Dias depois de desaparecerem sem explicação, as autoridades encontraram seis câmeras abandonadas na mata. Nelas as aterrorizantes imagens do que realmente aconteceu com os desaparecidos e porque as autoridades mantiveram segredo.

3 – Projeto Dinossauro (2012)

cinepop-4

Ao começar ver esse filme, você certamente pensará que é uma comédia, já que o texto introdutório adverte que as imagens passadas não sofreram qualquer tipo de alteração na pós-produção. Só que esta na verdade captura registros de dinossauros por um médico, numa viagem feita ao Congo. Junte isso aos muitos e toscos efeitos visuais, a razão de aspecto habitual que não se encaixa no estilo e a captação de áudio meticulosa. É mesmo uma afronta.
Médica acompanha pai e filho que querem fazer um documentário durante uma viagem ao Congo. Lá, eles descobrem criaturas que pensavam ter sido extintas… dinossauros. Agora, com uma câmera na mão para documentar tudo, eles lutam para sobreviver.

2 – Filha do Mal (2012)

cinepop-7

Quando algum realizador decide fazer um longa no formato found footage é necessário no mínimo ter uma justificativa lógica para tal linguagem. Mas este Filha do Mal chegou nos cinemas causando polemica por afirmar trazer um caso real que era “escondido” e não autorizado pela igreja católica. Na verdade, vemos um amontoado de clichês, uma história chata e jamais temos a impressão que estamos diante de um registro achado. Soando assim completamente falho.
Acompanha uma mulher que foi levada a pensar que a sua mãe assassinou três pessoas porque estava louca. Quando ela descobre que os assassinatos ocorreram durante um Exorcismo, ela parte em busca da verdade, recorrendo a uma equipe de filmagens para documentar a sua investigação. É já na Itália que ela vai se envolver numa série de exorcismos que vão revelar-se devastadores.

1 – Apollo 18 – A Missão Proibida (2011)

cinepop-3

Confesso que durante a sessão não consegui entender muitas vezes o que estava sendo passado em tela. A ideia de criar a sensação de terror no espaço através de criaturas alienígenas já deu muito certo em outras empreitadas, mas em Apollo 18 tudo parece muito errado, nada funciona e o resultado é o espectador entediado durante toda exibição do filme.
O filme explorará as teorias da conspiração sobre a missão espacial Apollo 18, cancelada na década de 1970 pela NASA. A trama, aparentemente, revelará que a missão existiu – e envolveu o resgate de uma nave espacial e corpos alienígenas em colaboração com a União Soviética.

Melhores

5 – Atividade Paranormal (2009)

cinepop-1

Feito com apenas 11 mil dólares e arrecadando mundialmente quase 200 milhões, Atividade Paranormal é certamente a produção mais bem sucedida da linha found footage, e diferente da maioria, temos acesso na verdade a uma câmera estática que registra acontecimentos noturnos de uma casa. Onde o maior segredo é justamente fazer com que o espectador procure o que está havendo e por assim o deixar sempre na ponta da cadeira.
Sinopse: Um jovem casal se muda para uma casa onde fenômenos inexplicáveis começam a acontecer. Eles resolvem filmar tudo a noite, enquanto tentam dormir, pois é o horário em que as Atividades Paranormais normalmente acontecem com maior frequência.

4 – Holocausto Canibal (1980)

cinepop-10

Holocausto Canibal é um dos filmes mais polêmicos da história, sendo proibido em vários países, onde é visto cenas violentas com decapitações e torturas, pessoas empaladas e outros horrores. A crueza do registro confere uma credibilidade quase documental à obra e até hoje funciona bem. A trama também possui pontos bem discutíveis tematicamente.
Professor da Universidade de Nova York sai em expedição à Amazônia em busca de quatro jovens documentaristas que desapareceram durante uma filmagem. Lá chegando, ele descobre que os cineastas foram mortos por canibais, mas consegue recuperar os rolos de filme gravados por eles. De volta aos Estados Unidos, estas filmagens revelam os horrores que os documentaristas passaram nas mãos de canibais.

3 – Cloverfield – Monstro (2008)

cinepop-12

A maioria das produções found footage geralmente tem um nível de produção de baixo custo se comparadas a outros gêneros, mas diferente da grande maioria, Cloverfield – Monstro pode ser considerado um blockbuster cheio de efeitos visuais e de grande escala em cenários e locações. É a mistura do filme-catástrofe realizado por uma linguagem peculiar, que no fim das contas deu muito certo e acabou ganhando anos depois uma continuação – esta que é bem diferente.
Rob Hawkins mora em Nova York e está prestes a se mudar para o Japão. Ele reúne os amigos em uma festa de despedida, na qual pretende revelar sentimentos mal-resolvidos. Entretanto um forte solavanco assusta os convidados. Todos buscam notícias sobre o ocorrido na TV, que diz que a cidade sofreu um terremoto. Ao chegar ao terraço para ver os estragos o grupo nota uma bola de fogo gigante, seguida pela queda de luz na cidade. O pânico toma conta de todos, o que aumenta ainda mais quando eles enfim conseguem chegar à rua.

2 – [REC] (2007)

cinepop-11

O tema de zumbis é outro que acabou virando subgênero, e com o espanhol [REC] mesclaram os comedores de cérebro ao found footage e inseriram pitadas de sci-fi (onde depois descobriríamos que era algo sobrenatural), o que virou um dos filmes mais aterrorizantes dos últimos anos. Maravilhosamente bem realizado e cheio de atores competentes, este é o tipo de produção que te deixa aflito do início ao fim, justamente por passar credibilidade e ter cenas impactantes.
Ángela Vidal é uma jornalista que, juntamente com seu operador de câmera Pablo, faz uma reportagem em um quartel do Corpo de Bombeiros, na intenção de mostrar seu cotidiano. Porém o que aparentemente seria uma saída noturna rotineira de resgate logo se transforma em um grande pesadelo. Presos em um edifício, a equipe de filmagens e os bombeiros enfrentam uma situação desconhecida e letal.

1 – A Bruxa de Blair (1999)

cinepop-6

Não é somente a ideia de A Bruxa de Blair que impressiona, mas como ela foi executada. Uma aula sobre fazer um filme do estilo. Primeiro a construção da lenda, depois entrevistas com “moradores locais”, o clima e estética sombria, sem jamais esquecer seu cunho como registro. Além da ótima direção, efeitos sonoros e atuações impressionantes, vemos uma história tenebrosa. Um jovem clássico que ainda hoje impressiona em todos os sentidos.
Três estudantes de cinema embrenham-se nas matas do estado de Maryland para fazer um documentário sobre a lenda da bruxa de Blair e desaparecem misteriosamente. Um ano depois, uma sacola cheia de rolos de filmes e fitas de vídeo encontradas na mata. As imagens registradas pelo trio dão algumas pistas sobre seu macabro destino.

Bônus: Lake Mungo (2008)

lakemungo02

Alice Palmer morre acidentalmente num lago local. Depois do corpo ser reconhecido, os pais e o irmão começam a presenciar manifestações sobrenaturais em casa ou nas suas imediações. Começam a surgir várias fotografias e vídeos onde pode-se ver a silhueta da jovem. É iniciada então toda uma investigação paranormal que não só vai abalar a comunidade como vai desvendar o verdadeiro segredo por trás da morte de Alice.

Siga o CinePOP no Facebook e no Twitter para saber todas as notícias sobre cinema!


Não esqueça de CURTIR nossa MATÉRIA ESPECIAL: