segunda-feira, março 18, 2024

Os Presidentes Americanos e seus Intérpretes no Cinema

O assunto do momento no mundo é a posse presidencial norte-americana, que tem o magnata Donald Trump como seu novo líder. O fato soa, de certa forma, surreal e digno da mais distante ficção, como brincou a certa altura o programa criado por Matt Groening, Os Simpsons.

Aproveitando esta realidade quase fictícia resolvemos criar uma lista com os presidentes mais famosos da sétima arte, sejam eles retratos de figuras históricas ou fantasiosas. Preparem seus votos e vamos às urnas.

Presidentes Reais

Abraham Lincoln

lincoln-cinepop

Em Lincoln (2012), de Steven Spielberg, Daniel Day-Lewis deu vida de forma metódica a um dos presidentes mais adorados da história do país, e levou o Oscar pelo retrato. Lincoln foi o 16º presidente americano (1861 a 1865).

John Quincy Adams

amistad-cinepop

Em 1997, Spielberg havia abordado tema semelhante (a escravidão) e levado para as telas John Quincy Adams (Anthony Hopkins) em Amistad. Quincy Adams foi o 6º presidente americano (1825 a 1829).

Richard Nixon

nixon-cinepop

Pulando de presidentes importantes para controversos, um dos mais polêmicos foi Richard M. Nixon. Envolvido em escândalo de espionagem, Nixon (que ficou conhecido como tricky dicky ou dicky trapaceiro) renunciou e se tornou um dos tópicos que o cinema adora revisitar. Nixon foi o 37º presidente americano (1969 a 1974).

O grande Sir Anthony Hopkins, poucos anos antes de sua performance como John Quincy Adams, deu vida a Nixon no filme homônimo de 1995, dirigido por Oliver Stone. Vale lembrar que Hopkins foi indicado ao Oscar pelas duas atuações.

Não deixe de assistir:

frost-nixon-cinepop

Outro ator que se deu bem em seu retrato do ex-presidente foi Frank Langella, igualmente saindo com uma indicação ao Oscar do filme Frost/Nixon (2008), de Ron Howard. A obra usou como tema a primeira entrevista do político após deixar a Casa Branca.

elvis-e-nixon-cinepop

Este ano, o talentoso Kevin Spacey foi o premiado com o papel, na obra Elvis & Nixon, sobre o encontro das duas figuras improváveis. Spacey não é estranho a tal universo já que vive uma figura pública na cultuada série House of Cards, da Netflix.

mordomo-cinepop

John Cusack também foi Nixon com uma inusitada caracterização em O Mordomo da Casa Branca (2013), filme que traz um verdadeiro desfile presidencial. E elenco tem ainda Robin Williams como Dwight D. Eisenhower, o 34º presidente americano (1953 a 1961), James Marsden como John F. Kennedy, o 35º presidente americano (1961 a 1963), e Alan Rickman como Ronald Reagan, o 40º presidente americano (1981 a 1989).

Franklin D. Roosevelt

pearl-harbor-cinepop

John Voight interpretou o presidente americano que não tinha os movimentos das pernas, e o fez andar por pura força de vontade, em Pearl Harbor (2001), filme de guerra e romance, dirigido pelo mestre do desastre Michael Bay.

hyde-park-cinepop

Bill Murray personificou FDR de forma mais crível em Um Final de Semana em Hyde Park (2012), gerando falatório de uma possível indicação ao Oscar, que não veio. O filme foca no relacionamento do presidente com sua prima do interior. Roosevelt foi o 32º presidente americano (1933 a 1945).

Lyndon B. Johnson

ate-o-fim-cinepop

Depois de sua indicação ao Oscar por Trumbo – Na Lista Negra (2015), o brilhante ator Bryan Cranston seguiu para o papel de Lyndon Johnson no filme feito para a HBO Até o Fim, que foi ao ar este ano. Nem é preciso dizer que foi outro acerto no alvo.

mordomo-cinepop2

Liev Schreiber interpretou o mesmo personagem histórico no citado O Mordomo da Casa Branca (2013). Uma curiosidade mostrada em ambos os filmes, é que Johnson ficou famoso por realizar reuniões com sua equipe diretamente do vaso sanitário.

selma-cinepop

O veterano Tom Wilkinson também pôde dar sua visão do presidente em Selma – Uma Luta pela Igualdade (2014), filme indicado ao Oscar. Lyndon Johnson foi o 36º presidente americano (1963 a 1969).

Bill Clinton

segredos-do-poder-cinepop

Bem, embora não seja cem por cento declarado, todos souberam que o retrato pintado por John Travolta como o Governador Jack Stanton em Segredos do Poder (1998) era baseado em Clinton.

special-relationship-cinepop

Dennis Quaid não precisou esconder sua inspiração para o filme da HBO The Special Relationship (2010), declaradamente interpretando Clinton. Uma curiosidade é que o filme marca o retorno de Michael Sheen na pele do Primeiro Ministro britânico Tony Blair depois The Deal (2003), filme feito para a TV, e A Rainha (2006), o que faz do ator o intérprete oficial do político.  Clinton foi o 42º presidente americano (1993 a 2001).

George W. Bush

w-cinepop

Um personagem por si só, Bush foi um dos presidentes menos populares que já habitaram a Casa Branca. No cinema, uma biografia igualmente polêmica foi lançada por Oliver Stone e intitulada somente de W. (2008). Na obra, Josh Brolin deu vida de forma comprometida ao político. No mesmo filme, James Cromwell interpretou Bush pai, também presidente do país. George Bush (pai) foi o 41º presidente americano (1989 a 1993) e George W. Bush (filho) foi o 43º presidente americano (2001 a 2009).

Barack Obama

obama-e-michelle-cinepop

Este ano, Obama recebeu um filme diferente abordando sua vida. Michelle e Obama (2016) foca na vida do presidente e de sua esposa Michelle Obama, antes de serem o casal mais famoso do mundo. Obama foi o 44º presidente americano (2009 a 2016).

Fictícios

Bill Mitchell

dave-cinepop

Imagine ser um sósia do homem mais poderoso do mundo e um dia precisar assumir sua posição. É o que acontece com Kevin Kline na gostosa comédia Dave – Presidente por um Dia (1993), de Ivan Reitman.

James Marshall

forca-aerea-um-cinepop

Presidentes heróis saindo no braço com terroristas a bordo do avião oficial do cargo. Bem, se o presidente for Harrison Ford o fato fica mais fácil de ser concebido. E ele fez justamente isso em Força Aérea Um (1997), de Wolfgang Petersen.

Thomas J. Whitmore

id-cinepop

Presidentes heroicos no cinema não são patenteados por Harrison Ford. Na verdade, um ano antes de Força Aérea Um aterrissar nos cinemas, Bill Pullman assumia o cockpit de um caça para ir atrás de ameaças alienígenas em Independence Day (1996). Este ano, Pullman voltou ao personagem na continuação Independence Day: O Ressurgimento.

Benjamin Asher e James Sawyer

casa-branca-cinepop

Os filmes gêmeos Invasão a Casa Branca e O Ataque, ambos de 2013, retrataram ataques terroristas a Casa Branca. No primeiro, dirigido por Antoine Fuqua, Aaron Eckhart era o presidente Asher, sequestrado em sua própria casa. Já o James Sawyer de Jamie Foxx teve mais sorte em O Ataque, de Roland Emmerich, e pôde participar da ação ao lado de seu salvador.

Tom Beck

impacto-profundo-cinepop

Quando um meteoro gigantesco entra em rota de colisão com a Terra, cabe ao líder máximo de sua nação ser o rosto de conforto e entregar soluções. Foi o que o presidente interpretado por Morgan Freeman fez em Impacto Profundo (1998).

Merkin Muffley

doutor-fantastico-cinepop

Em Dr. Fantástico (1964), uma das tantas obras primas de Stanley Kubrick, o cineasta apresentou a sátira de guerra definitiva. Para interpretar o líder americano tentando evitar a Terceira Guerra Mundial com a Rússia, a escolha não poderia ser outra senão Peter Sellers.

James Dale

marte-ataca-cinepop

Seguindo a mesma linha e claramente inspirados pelo filme de Kubrick, Tim Burton dirigiu Jack Nicholson na pele do desmiolado presidente James Dale, que precisou combater inimigos interplanetários em Marte Ataca! (1996).

Andrew Shepherd

meu-querido-presidente-cinepop

Sim, presidentes americanos também podem se apaixonar. Ainda mais os viúvos, como é o caso com o personagem de Michael Douglas em Meu Querido Presidente (1995), de Rob Reiner, um dos filmes mais elogiados da década de 1990.

Esquecemos algum? Comente e diga qual ou quais são seus presidentes preferidos do cinema ou da TV.

Mais notícias...

Siga-nos!

2,000,000FãsCurtir
370,000SeguidoresSeguir
1,500,000SeguidoresSeguir
183,000SeguidoresSeguir
158,000InscritosInscrever

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MATÉRIAS

CRÍTICAS