Público nos cinemas brasileiros cresce 18,1%

Público nos cinemas brasileiros cresce 18,1%

COMPARTILHE!

O mercado cinematográfico brasileiro registrou alta de 23,2% na renda acumulada no primeiro trimestre de 2015, se comparado com o mesmo período do ano anterior.

Nas 13 primeiras semanas deste ano foram arrecadados R$ 568 milhões nas bilheterias de todo o País. É o que revela o Informe de Acompanhamento de Mercado de Salas de Exibição, publicado nesta quarta-feira, 6 de maio, pela Agência Nacional do Cinema – ANCINE. A análise se refere ao período compreendido entre 1º de janeiro e 1º de abril de 2015.

O público em salas de cinema no primeiro trimestre de 2015 alcançou 43,4 milhões de espectadores, o que representa um patamar bastante acima da média dos últimos anos e um crescimento de 18,1% em relação ao mesmo período do ano passado. Para se ter uma ideia, a média de público no primeiro trimestre de 2009 a 2014 foi de 33 milhões de espectadores. Esse crescimento foi predominantemente estabelecido pelo desempenho dos filmes estrangeiros, que apresentaram incremento de público de 28,5% em relação ao primeiro trimestre de 2014 e tiveram a maior quantidade de bilhetes vendidos em um primeiro trimestre desde 2009. No período, três filmes estrangeiros obtiveram mais de três milhões de espectadores: ‘Cinquenta Tons de Cinza‘, ‘Bob Esponja: Um Herói Fora d’água‘ e ‘Os Pinguins de Madagascar‘.




Dois filmes nacionais figuram na lista das 20 maiores bilheterias do período: ‘Loucas pra casar‘ (Downtown/Paris) e ‘Os Caras de Pau em o Misterioso Roubo do Anel‘ (Imagem Filmes). A comédia ‘Loucas pra Casar‘, estrelada por Ingrid Guimarães e Tatá Werneck, com produção da Glaz, foi a segunda maior bilheteria do primeiro trimestre do ano, levando 3.722.461 de espectadores ao cinema e acumulando uma renda de R$ 45.634.977,35. O filme foi lançado em 604 salas.

A participação de público das obras brasileiras encerrou o período analisado em 12,8%, com um acumulado de 5,6 milhões de espectadores.

Curta nossa ENTREVISTA com a Milla Jovovich:



» Siga o CinePOP no Facebook e no Twitter para saber todas as notícias sobre cinema! «