Realidade ou sonho? Christopher Nolan fala sobre o final de ‘A Origem’

Realidade ou sonho? Christopher Nolan fala sobre o final de ‘A Origem’

COMPARTILHE!

O cineasta Christopher Nolan (Interestelar) comentou sobre o final de seu filme mais famoso, A Origem” (Inception), durante cerimônia de graduação da Universidade de Princeton. Assim como já dissera anteriormente, em diversas entrevistas, que tudo depende da interpretação de cada espectador, dessa vez o diretor afirmou que toda a realidade, de certa forma, pode ser considerada um sonho.

“Sinto que ao longo do tempo, começamos a ver a realidade como o primo pobre de nossos sonhos. Eu acho que nossos sonhos e nossas realidades virtuais são parte da realidade . Peço desculpas se alguém não viu “Inception”, mas o personagem do Leonardo DiCaprio, Cobb, estava fora com seus filhos, estava em sua própria realidade subjetiva. Ele realmente não se importa mais (se é sonho ou realidade) e, talvez, todos os níveis de realidade sejam válidos. A câmera se move sobre o pião antes que ele parece estar balançando, e a cena é cortada para o fundo preto”.

Para Nolan, o público ainda busca uma resposta para saber se Cobb estava sonhando ou vivia a realidade.




“O ponto é que, objetivamente, é importante para o público entender o que aconteceu, mesmo sabendo que o que estão vendo é ficção, uma espécie de realidade virtual. Mas a questão de saber se o final é um sonho ou se é real é a pergunta que eu mais tenho ouvido, mais do que qualquer outra em relação aos filmes que eu fiz. É importante para as pessoas, porque esse é o ponto sobre a realidade”.

Nolan também falou sobre uma cena de “Batman Begins”. “A coisa mais importante sobre Bruce Wayne é que sim, ele participou de Princeton, mas ele não se formou. Então, a partir de amanhã, vocês são melhores do que o Batman!”, disse, sob aplausos dos jovens formados.

Curta nossa ENTREVISTA com a Nina Dobrev:


» Siga o CinePOP no Facebook e no Twitter para saber todas as notícias sobre cinema! «