Refazendo a Linha do Tempo da Marvel

Refazendo a Linha do Tempo da Marvel

COMPARTILHE!
Dê a sua Nota

Neste final de semana, mais um herói da Marvel estará nos cinemas, o Homem-Formiga (Ant-Man). Para alguns, ele abrirá a terceira fase da Marvel nos cinemas, para outros, encerrará a segunda fase. Para mim, cada Vingadores encerra uma fase. Mas, não estou aqui para discutir isso, quero aproveitar o novo filme para levantar outra falsa polêmica: os eventos de Homem de Ferro 3 (Iron Man 3) são posteriores aos evento de Capitão America: O Soldado Invernal (Captain America: The Winter Soldier). Essa é a melhor forma de explicar certos aspectos do último filme solo de Tony Stark (Robert Downey Jr.) Ou, ao menos é uma forma de deixar a linha do tempo do Universo Marvel mais lógica.

Para quem não viu o filme, alerto para spoilers cabeludos nos próximos parágrafos. Assim, se prosseguir, a responsabilidade é sua e você abre mão do direito de reclamar no espaço de comentários!

homemdeferro3_69




 

Homem de Ferro 3 foi lançado em 2013 e Soldado Invernal em 2014. Se tivesse sido o inverso, o Universo Marvel não teria um furo lógico. Na época do lançamento, Homem de Ferro 3 gerou certa polêmica entre os fãs por causa do rumo que deram ao personagem Mandarim (Ben Kingsley). Muitos também notaram a total ausência da S.H.I.E.L.D. ou de qualquer companheiro de equipe de Stark; nem mesmo o Hulk/Bruce Banner (Mark Ruffalo), que aparece no pós-crédito, deu as caras.

Nos dois primeiros filmes do Homem de Ferro, a S.H.I.E.L.D. era presença garantida, especialmente no segundo filme. Contudo, as ameaçadas que Tony sofreu no terceiro Homem de Ferro foram muito, muito, muito maiores, mas da S.H.I.E.L.D. não apareceu nem o escudo! Gente, detonam toda a casa do Tony e Nick Fury (Samuel L. Jackson) nem manda lembranças.

Samuel L Jackson Nick Fury




Claro que a S.H.I.E.L.D. não precisa aparecer em todos os filmes da Marvel, mas sua ausência no Homem de Ferro 3 ficou muito estranha, especialmente pelo histórico dos filmes anteriores. Neste filme, ficou claro que a Marvel ainda precisa azeitar melhor suas engrenagens, tomando cuidado com os pequenos detalhes.

Em Soldado Invernal, a S.H.I.E.L.D. foi protagonista da história. Por de trás do ataque do Soldado Invernal/Bucky Barnes (Sebastian Stan), estava a HIDRA. Toda a (excelente) narrativa gira em torno do plano da HIDRA de, secretamente, estimular conflitos para justificar o uso pela S.H.I.E.L.D. de armas de destruição em massa. Ao final, a S.H.I.E.L.D. acaba dissolvida.

imagem-filme-capitao-america-o-soldado-invernal-1

Não podemos mudar as datas de lançamento, mas podemos alterar a linha do tempo e estipular que, os acontecimentos do Homem de Ferro 3 transcorrem depois dos eventos do Soldado Invernal. Ora, não há nenhuma novidade nisso. Muitos filmes e livros já tiveram as suas cronologias narrativas dissociadas das cronologias de lançamento. O que são os prequels se não dissociações entre ordem cronológica e ordem de lançamento? Ao menos, com essa interpretação, torna-se plausível a total ausência da S.H.I.E.L.D. no momento em que Tony Stark passa por um de seus piores momentos.

E ai, o que acham dessa reinterpretação da linha do tempo do Universo Marvel?

robert_downey_jr_bracomecanico

Curta nossa ENTREVISTA com a Nina Dobrev:


» Siga o CinePOP no Facebook e no Twitter para saber todas as notícias sobre cinema! «