Spike Lee anuncia boicote ao Oscar por falta de indicações a negros

Spike Lee anuncia boicote ao Oscar por falta de indicações a negros

COMPARTILHE!

Apesar de ter recebido um Oscar honorário em novembro de 2015 pelo conjunto da carreira, o diretor Spike Lee revelou que não participará do Oscar 2016 devido à falta de diversidade entre os indicados.

Pelo segundo ano consecutivo, nenhum astro negro recebeu indicações. Os 20 indicados nas categorias Melhor Ator, Atriz, Ator Coadjuvante e Atriz Coadjuvante são brancos.

A internet se manifestou criando a hashtag #OscarsWhite (#OscarBranco), criticando a falta de diversidade nas escolhas dos votantes da Academia.




Em seu Instagram, o diretor criticou a Academia:

“Não podemos apoiar isso e eu não quero desrespeitar os meus amigos, o apresentador Chris Rock, o produtor Reggie Hudlin, a presidente [Cheryl Boone] Isaacs e a Academia. Mas como é possível, pelo segundo ano consecutivo, todos os 20 candidatos na categoria de Melhor Ator serem brancos? E nem quero entrar em outras categorias. Quarenta atores brancos em dois anos e nenhuma personalidade. Não podemos atuar?!”, afirmou.

spikelee_1

A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas divulgou na última semana a lista de indicados à 88ª edição do Oscar, que tem cerimônia marcada para 28 de fevereiro, em Los Angeles.




Antes do anúncio oficial, estavam cotados na categoria de melhor ator Michael B. Jordan (‘Creed: Nascido para Lutar’, Will Smith (‘Um Homem Entre Gigantes”) e Idris Elba (‘Beasts of no Nation’), que foram totalmente esnobados pelo Oscar.

Vale lembrar que a cerimônia da 88ª edição do Oscar será apresentada por Chris Rock.

O elogiado ‘O Regresso‘, de Alejandro G. Iñárritu, concorre em 12 categorias, liderando a corrida pelas estatuetas e contabilizando o maior número de indicações que um filme do diretor já recebeu na premiação. No ano passado, ‘Birdman‘ disputou nove categorias.

Confira a lista completa dos indicados!

Curta nossa ENTREVISTA com a Milla Jovovich:



» Siga o CinePOP no Facebook e no Twitter para saber todas as notícias sobre cinema! «