‘Vingadores: Guerra Infinita’ | O que são as Joias do Infinito e onde elas estão?

‘Vingadores: Guerra Infinita’ | O que são as Joias do Infinito e onde elas estão?

COMPARTILHE!

De 2008 pra cá o Universo Cinematográfico Marvel foi bastante modificado. Iniciado com uma proposta mais pé no chão, sua realidade de hoje envolve uma guerra espacial contra um déspota alienígena roxo. Porém, uma coisa que sempre esteve lá, conectando os mais diversos heróis, são as Joias do Infinito. Seis artefatos mais antigos que o próprio universo, que juntos são capazes de dar o poder sobre tudo ao seu portador.

Mas você sabe quais são e onde estão as Gemas no UCM? Explicaremos tudo sobre elas no post. Confira!

Origem

A primeira vez que o termo “Joia do Infinito” foi usado nos cinemas data de 2013, na cena pós-créditos de Thor: O Mundo Sombrio. Nela, Lady Sif (Jaimie Alexander) e os Três Guerreiros entregam o Éter ao Colecionador (Benicio Del Toro) para que o mesmo guarde a joia em sua coleção.

Em Guardiões da Galáxia (2014), o mesmo Colecionador explica que antes da criação do universo, as Entidades Cósmicas condensaram alguns aspectos fundamentais da futura existência universal em seis singularidades sencientes. Espaço, Mente, Realidade, Poder, Tempo e Alma viraram as tão faladas joias do infinito. Cada uma dá ao seu portador habilidades especiais, quando reunidas, elas proporcionam o controle absoluto.

Peraí, Entidades Cósmicas? O que é isso?



Publicidade

(As Entidades Cósmicas retratadas nas paredes do Cofre de Morag, em Guardiões da Galáxia)

As Entidades Cósmicas são “materializações” de conceitos abstratos responsáveis por reger tudo que existe. Todas são oniscientes e onipresentes. Extremamente poderosas, são imbatíveis e interdependentes. No Universo Cinematográfico Marvel, elas são resumidas a quatro forças fundamentais:

Eternidade: Essa entidade existe em todos os planos, realidades e universos. Representando o Tempo, ela personifica todos os seres existentes no Universo Marvel e sua constante evolução. Seus poderes incluem o controle sobre o tempo, matéria, energia, realidade e magia. Após raptar a Morte, há uma série de acontecimentos que o fazem ser considerado por Thanos o causador de todas as mazelas de sua vida.

Infinito: Entidade retratada quase sempre em conjunto com seu irmão, a Eternidade, ela representa o Espaço. Seus poderes são muito parecidos com os da Eternidade, mas em vez de se relacionar à evolução, seu propósito é expandir a vida no universo.

Entropia: Filho da Eternidade, a Entropia tem objetivos opostos ao de seu pai. Ao personificar a destruição de tudo e todos, ela vai contra a expansão e a evolução. Porém, é fundamental, pois sem a destruição não haveria a possibilidade de novas vidas.

Morte: Acho que esse personagem não necessita de muita explicação. Ela costuma ser representada como um ceifador sinistro, com a capa preta, o rosto de caveira e uma foice. Sua habilidade é retirar a vida de todos os seres existentes, até mesmo os ditos “imortais”. Ela é o interesse amoroso de Thanos e a principal motivação, nos quadrinhos, para o Titã reunir as seis joias. Ela já deu uns pegas no Deadpool, que foi punido por Thanos com a imortalidade para não conseguir ficar perto de sua amada.

As Joias do Infinito

O poder das joias é tão extenso que fazem delas intocáveis por seres ordinários. Para tentar contê-las e evitar maiores danos, as gemas foram guardadas em compartimentos especiais e enviadas para diferentes cantos do universo. A primeira a se revelar no UCM foi a do Espaço. As outras foram despertando ao longo do tempo.

Espaço – Azul:

(primeira aparição do Tesseract, em Homem de Ferro 2, nas anotações de Howard Stark)

Aprisionada no Tesseract, a Joia do Espaço foi trazida à Terra por Odin (Anthony Hopkins) em 965. O Cubo ficou guardado em uma igreja de Nuremberg até 1942, quando o líder da HIDRA, o Caveira Vermelha (Hugo Weaving), matou seu guardião e tomou posse do artefato.

Nas mãos do nazista, a Joia do Espaço serviu como fonte de energia para armamentos de ponta. Antes de cair no mar, o Tesseract transportou o Caveira para um lugar desconhecido durante confronto com o Capitão América (Chris Evans). Encontrado por um submarino das Indústrias Stark, a gema passou décadas sob estudo, chegando até a influenciar no reator arc que viria a alimentar a armadura do Homem de Ferro (Robert Downey Jr). No começo dessa década, ele foi novamente utilizado como fonte de energia até ser roubado da SHIELD por Loki (Tom Hiddleston), que o usou para causar muita morte e destruição. Após alguns confrontos com os Vingadores e o Thor (Chris Hemsworth), o Deus da Mentira chegou até a perder a posse da joia, mas ele a roubou – de novo – durante os eventos de Thor: Ragnarok (2017).

Habilidades: Abrir portais para acesso imediato a qualquer canto do universo. Também pode ser usado como fonte de energia.

Localização Atual: Nave asgardiana com os sobreviventes do Ragnarok e fugitivos de Sakaar.

Aparições: Homem de Ferro 2 (2010), Thor (2011), Capitão América: O Primeiro Vingador (2011), Os Vingadores (2012) e Thor: Ragnarok (2017).

Joia da Mente – Amarela:

(A Joia da Mente no Cetro do Loki e na testa do Visão)

Guardada em uma cápsula, a Joia da Mente está ligada a história dos Vingadores de forma íntima. Ela foi adaptada para energizar um cetro e emprestada por Thanos para que Loki conquistasse a Terra e trouxesse a Joia do Espaço para ele. O Deus da Mentira passou a controlar a mente de pessoas importantes, como o Gavião Arqueiro (Jeremy Renner), auxiliando no plano de dominação mundial.

Depois de Loki ser derrotado pelos Heróis Mais Poderosos da Terra, a SHIELD/ HIDRA tomou posse do cetro e passou a fazer experimentos em pessoas, criando Pietro e Wanda Maximoff (Aaron Taylor-Johnson e Elizabeth Olsen, respectivamente). O programa de “aprimoramento” de seres humanos teria continuado a todo vapor, mas os Vingadores invadiram a base e levaram o cetro consigo.

Durante toda aquela confusão envolvendo Ultron (James Spader), o robô homicida constrói um corpo de vibranium, quebra a cápsula e usa a Joia da Mente para dar vida e permitir que sua “consciência” fosse transferida para o novo corpo. Acontece que os Vingadores interrompem seu plano e transferem JARVIS para dentro da estrutura de metal. Assimilando o mordomo computadorizado com a Joia, nasceu o Visão (Paul Bettany). Agora, o herói é a unidade de contenção e guardião da Gema.

Habilidades: Controle e manipulação mental, aprimoramento humano e criação de Inteligência Artificial.

Localização Atual: Testa do Visão.

Aparições: Os Vingadores (2012), Capitão América: O Soldado Invernal (2014), Os Vingadores: A Era de Ultron (2015) e Capitão América: Guerra Civil (2016).

Joia da Realidade – Vermelha:

(Jane Foster observa a Joia da Realidade no formato de Éter, em Thor: O Mundo Sombrio)

A Joia da Realidade foi aprisionada em forma de éter. Sem ter um formato sólido, essa contenção foi tomada dos Elfos Negros pelo avô de Thor, Bör, e ficou adormecida desde então. Em 2013, durante a Convergência, a Doutora Jane Foster (Natalie Portman) acaba absorvendo o Éter e pondo sua vida em risco. O Elfo Malekith retira a Joia do corpo dela e começa a trabalhar em seu plano de trazer a Escuridão para todo o universo, colocando sua raça no controle de tudo, como era antes da invasão de Bör.

Thor o derrota e leva o Éter para Asgard. Como o Tesseract estava guardado nos cofres de Odin, Lady Sif e os Três Guerreiros levam a Gema da Realidade para o Colecionador. Afinal, não é sábio ou seguro ter mais de uma Joia do Infinito no mesmo lugar.

Habilidades: Moldar a realidade de acordo com o desejo de seu portador.

Localização Atual: Cofre do Colecionador, em Luganenhum.

Aparições: Thor: O Mundo Sombrio (2013).

Joia do Poder – Roxa:

(Peter Quill observa o Orbe antes de roubá-lo do Cofre em Morag, em Guardiões da Galáxia)

Apresentada em uma das melhores cenas de abertura da Marvel, a Joia do Poder é guardada em um Orbe metálico, prontamente surrupiado pelo lendário fora da lei, Senhor das Estrelas (Chris Pratt). Sua missão é muito simples, roubar a peça e vendê-la para o Corretor (Christopher Fairbank). Porém, o xandariano desiste do negócio ao saber que Ronan, o Acusador (Lee Pace) está atrás do artefato. Peter é feito de trouxa e o filme se desenrola mostrando o surgimento dos Guardiões.

Em um dado momento, descobrimos que Ronan tinha um trato com Thanos parecido com o de Loki. Depois de conseguir o Orbe, o Acusador quebra seu pacto e toma a gema do Poder para si. Pela primeira vez na história, vemos alguém tocar diretamente numa Joia do Infinito e sobreviver a isso. Ele usa seu martelo como um “adaptador” para a pedra e tenta concluir seu juramento de destruir Xandar.

Os Guardiões conseguem derrotá-lo dividindo o poder da gema entre os quatro e decidem entregá-la para a Tropa Nova.

Habilidades: Destruir qualquer coisa que o portador desejar, até mesmo um planeta, uma lua ou estrela.

Localização Atual: Cofre da Tropa Nova, em Xandar.

Aparições: Guardiões da Galáxia (2014).

Joia do Tempo – Verde:

(O Doutor Estranho usa o Olho de Agamotto para refazer as páginas de um livro sagrado)

A Joia do Tempo, diferentemente das outras, foi enviada originalmente para a Terra. O Mago Agamotto criou um invólucro em forma de cordão para conseguir utilizar as habilidades da pedra. Protegido por várias gerações de Magos, o amuleto nos foi apresentado em posse da Anciã (Tilda Swinton). Em suas aulas no Kamar-Taj, o Doutor Estranho (Benedict Cumberbatch) passou a usá-lo sem permissão. Com a morte da Anciã e a ameaça de Dormammu, ele se tornou o novo guardião do Olho de Agamotto.

Em seu grande “teste”, Strange utilizou a Joia para voltar no tempo e prender Dormammu num loop temporal infinito. Com a dominância sobre o vilão, o Doutor Estranho o convence a desistir da Terra e ir embora. Atualmente, ele protege o planeta das ameaças interdimensionais que possam aparecer.

Habilidades: Manipular o tempo de acordo com o desejo do portador.

Localização Atual: Sanctum de Nova York, com o Doutor Estranho.

Aparições: Doutor Estranho (2016) e Thor: Ragnarok (2017).

Joia da Alma – Laranja:

A única Joia que ainda não despertou. Não se sabe onde está aprisionada e nem quem a está guardando. Especula-se que ela esteja na armadura de Heinmdall (Idris Elba), mas algumas artes promocionais dão a indicação de que o Homem de Ferro está envolvido diretamente no arco da Gema da Alma.

Habilidades: Controlar a alma de todos os seres do universo.

Localização Atual: Não se sabe.

Aparições: Não apareceu.

Teoria do T.H.A.N.O.S.

Uma teoria de fãs ganhou força em 2014, quando confirmaram que o Cetro do Loki portava uma Joia do Infinito. Eles repararam que as iniciais dos receptáculos das gemas formavam o nome do Titã Louco. Por muito tempo, essa história foi tratada apenas como teoria. Hoje em dia, ela é levada a sério. Vejam se não faz sentido:

  • Tesseract – o Cubo Cósmico, de Capitão América: O Primeiro Vingador (2011)
  • H* – Joia da Alma, ainda não revelada.
  • Aether – o Éter, de Thor: Mundo Sombrio (2013)
  • Necklace – o colar do Olho de Agamotto, de Doutor Estranho (2016)
  • Orb – o Orbe, de Guardiões da Galáxia (2014)
  • Scepter – o Cetro do Loki, de Vingadores (2012)

*Pelo receptáculo faltante começar com “H” e ser o responsável por proteger a Joia que controla e encontra qualquer alma no universo, os fãs começaram a teorizar que o guardião dela seria Heinmdall, responsável por ver todas as pessoas e criaturas em qualquer lugar. Além disso, seus olhos são da mesma cor da gema da Alma.

Outra teoria afirma que a Joia da Alma está com Hela (Cate Blanchett), a deusa da Morte. Além de seu nome também começar com “H”, é (h)ela quem ceifa as vidas e tira as almas dos corpos das pessoas. Algo que a pedra também é capaz de fazer.

Mudança de Cores

Houve uma mudança de cores na adaptação das Joias do Infinito para os cinemas. Não se sabe ao certo o motivo dessa decisão, mas acredito ter sido para dar certa liberdade semiótica para os diretores – você conseguiria pensar em “Força da Amizade” se os Guardiões da Galáxia fossem encobertos por uma energia vermelha na hora de derrotar o vilão? Outro fator é evitar spoilers na hora da divulgação dos filmes.

Nos filmes, as cores são designadas a essas pedras:

Azul: Espaço

Amarelo: Mente

Vermelho: Realidade

Roxo: Poder

Verde: Tempo

Laranja: Alma

Nos quadrinhos, as cores eram designadas a essas pedras:

Azul: Mente

Amarelo: Realidade

Vermelho: Poder

Roxo: Espaço

Verde: Alma

Laranja: Tempo

A Manopla:

(Thanos e a Manopla do Infinito completa)

Muita gente se pergunta se a Manopla do Infinito sozinha tem algum tipo de poder. Bem, a menos que tirar bolos quentes do forno seja considerado “poder especial”, ela não tem qualquer utilidade sem as joias.

Brincadeiras à parte, ela foi projetada e construída por Thanos, que precisava colher as gemas do infinito e matar metade do universo para conquistar a Morte. Ao ver como era difícil, trabalhoso e perigoso utilizar todas elas ao mesmo tempo, o Titã Louco pensou numa forma de canalizar a energia das joias para um artefato só, deixando seu uso mais prático.

No filme Thor (2011), a Manopla completa aparece na Sala de Tesouros de Odin. Não sabemos se os planos para Thanos conseguir as Joias do Infinito eram diferentes do que são hoje, mas tudo se complicou com a cena pós-créditos de Os Vingadores: A Era de Ultron (2015), que mostra o gigante roxo pegando uma Manopla vazia e chamando a responsabilidade para si.

Na época, o presidente da Marvel Studios, Kevin Feige, chegou a dizer que haviam duas Manoplas no UCM. De fato, se você reparar bem, a que Thanos usa na pós-créditos e a da Sala de Tesouros formavam um par. Então os fãs começaram a teorizar loucamente.

Recentemente, os roteiristas de Guerra Infinita disseram que não foram consultados na realização da indigesta cena extra da sequência de Vingadores. Para evitar qualquer acusação de furo de roteiro, eles resolveram isso em Thor: Ragnarok (2017). Em dado momento, a vilã do filme diz que a peça em Asgard é uma cópia fajuta e a destrói.

A próxima aparição das Joias do Infinito é em Os Vingadores: Guerra Infinita, que estreia em 26 de abril de 2018.

Até lá, acompanhe as notícias e nossos especiais sobre o filme aqui no CinePOP!


Publicidade

Inscreva-se em nosso canal e receba conteúdo exclusivo » https://goo.gl/mPcJ5c