terça-feira, março 19, 2024

Westworld – Episódio 2×05 – ‘Akane No Mai’

Se não for para destruir na atuação, a Thandie Newton nem sai de casa. Pode vir Emmy!

Se você assistiu ao episódio já deve imaginar a razão para este título, mas caso você ame spoilers e esteja lendo esta análise sem antes ter assistido, ficará sabendo o motivo. A questão aqui é que, em primeiro lugar, precisamos levantar e aplaudir a protagonista do quinto episódio, Thandie fuckin’ Newton.

A quinta parte desta segunda temporada pode ser considerado o melhor episódio até agora. Com uma narrativa espetacular, um roteiro se ligando, se completando, e atuações de deixar qualquer um extasiado, a HBO honra, mais uma vez, o lema de que faz cinema para TV. Escrito por Dan Dietz, ‘Akane No Mai’ só provou o que já vinha afirmando: Maeve Millay é a personagem completamente desperta neste universo de Westworld.

w2 1

O episódio se passou no parque Shogun World, que tem como narrativa o Japão Feudal, e personagens com semelhanças de personalidade e história as de Westworld. Maeve, Hector (Rodrigo Santoro), Lee Sizemore (Simon Quarterman), Armistice (Ingrid Bolso Berdal) e mais os dois funcionários da Delos se veem presos pelos japoneses. A questão aqui é quão incrível é a produção desta série ao investir em um capítulo praticamente todo falado em japonês. E mais espetacular ainda é ver o trabalho de Newton para falar a linguagem do parque como se aquilo fosse natural, já que a própria modificou a matriz e ganhou consciência.

Além das histórias que se assemelham, é intrigante acompanhar a ligação criada entre Maeve e Akane (Rinko Kikuchi), que seria a versão gueixa da meretriz. Na construção do episódio, o espectador pode acompanhar a ajuda de Millay no despertar da androide japonesa e o tamanho impacto que causa quando ela presencia o assassinato de uma das dançarinas sob sua proteção, a jovem Sakura (Kiki Sukezane). Sabe-se que a motivação do despertar da personagem de Thandie Newton foram as lembranças da filha e pode-se dizer que o mesmo acontece a de Kikuchi.

Não deixe de assistir:

w6 1

É surpreendente quão bem foi escrita esta interação, como a química funcionou e o desenrolar da trama. Que ambas atrizes são excelentes, já se sabe, porém, vê-las entregar tanto, especialmente a protagonista, foi de deixar o público em êxtase. Além disto, uma capacidade da meretriz foi revelada e é de deixar o queixo no chão: Maeve revelou-se capaz de acessar o sistema que interliga os androides. Se vocês não lembram, em episódios passados, o Bernard (Jeffrey Wright) revela que é como se fosse uma colmeia, cada androide tem uma espécie de marca/ligação com o outro, portanto, o fato dela conseguir este acesso comprova isto.

É necessário salientar que o fato só torna a personagem ainda mais poderosa e mais desperta que antes. Ela já consegue prever o que vai acontecer na narrativa, devido a capacidade de acessar as mentes das outras inteligências, e controla-los sem precisar dizer sequer uma palavra. Se ela não é o androide mais poderoso do parque, então, eu não sei o que vocês estão assistindo. E cá entre nós, quão incrível foi a fotografia do Japão Feudal? E daquela cena espetacular da Maeve sentada enquanto o sangue “voava” atrás dela? É para aplaudir de pé!

w3 1

A presença de Dolores (Evan Rachel Wood) foi menor, assim como a de Bernard. Cada vez mais sanguinária e decidida a conquistar os mundos, a camponesa liga as linhas temporais ao tomar a drástica decisão de apagar Teddy (James Marsden), pois o considera bonzinho demais para o que está por vir com o futuro (?), onde estão retirando os androides do vale e descobrindo que os mesmos se encontram zerados, como se fossem novos, sem informações. Dolores, “não posso matá-los, porém posso zerá-los”, ouvi boatos que ela proferiu isto.

‘Akane No Mai’ pode não ter tido os diversos plot twists com os quais o público está acostumado, entretanto, foi de uma potência e produção superior aos quatro anteriores desta segunda temporada.

Mais notícias...

Siga-nos!

2,000,000FãsCurtir
370,000SeguidoresSeguir
1,500,000SeguidoresSeguir
183,000SeguidoresSeguir
158,000InscritosInscrever
Siga o CinePOP no YouTube!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MATÉRIAS

CRÍTICAS