‘Youth’, com Michael Cane, divide a crítica em Cannes

‘Youth’, com Michael Cane, divide a crítica em Cannes

COMPARTILHE!

Por Janaina Pereira, de Cannes

Vencedor do Oscar de Melhor Filme Estrangeiro ano passado com ‘A Grande Beleza‘ – exibido em Cannes em 2013 – o italiano Paolo Sorrentino conseguiu lotar, pela primeira vez, a sessão matutina para imprensa neste Festival de Cannes. Seu novo filme ‘Youth‘ (La Giovenezza, em italiano, algo como A Juventude em tradução literal) é falado em inglês e conta com um elenco de estrelas liderados por Michael Cane.

Uso de salto alto no red carpet causa polêmica em Cannes




Cane interpreta um maestro aposentado, que está hospedado em um hotel de luxo com a filha (Rachel Weiz) e um amigo cineasta (Harvey Keitel). Ele começa a repensar sua vida e suas escolhas, enquanto a filha vive uma desilusão amorosa e o amigo tenta terminar um roteiro.

Com uma interpretação magistral, Michael Cane aparece com chances de ganhar o prêmio de melhor ator em Cannes. Sua atuação, e a participação luminosa de Jane Fonda (como uma atriz decadente que quer abandonar o cinema para fazer TV e, assim, ‘comprar uma casa em Miami”) foram as unanimidades do filme. Sim, porque todo o resto, desde o supostamente arrogante a direção considerada pretensiosa, o longa foi questionado. Ao final da sessão de imprensa, parte dos jornalistas aplaudiu e a outra parte vaiou o longa.

Tecnicamente, o filme chama a atenção por sua fotografia deslumbrante, a edição perfeita e a trilha sonora inesquecível, mesclando música clássica e pop. Provavelmente foi o melhor conceito visual já apresentado em Cannes este ano, e isso não é pouco, porque a média da mostra competitiva tem sido boa. Não será surpresa se ‘Youth‘ for reconhecido pelo júri, mesmo dividindo opiniões – ou justamente por causa disso.

‘Sicario’, com Emily Blunt, concorre em Cannes de olho no Oscar




Poucos cineastas no mundo são capazes de tantas ousadias como Sorrentino, considerado por parte da imprensa uma fraude, e por outra um gênio. Resta saber de que lado o Festival de Cannes vai ficar.

E o que mais rolou nos bastidores do Festival? Assista ao vídeo!

 

Curta nossa ENTREVISTA com a Milla Jovovich:



» Siga o CinePOP no Facebook e no Twitter para saber todas as notícias sobre cinema! «