quarta-feira, abril 24, 2024

10 curiosidade de ‘Como Treinar o Seu Dragão 3’, a conclusão da MELHOR trilogia animada da última década

Lançado em 2010, o primeiro capítulo da franquia Como Treinar o Seu Dragão deu início a melhor trilogia animada da década passada (lembrando que Toy Story começou nos anos 90). Sucesso de público e crítica, Como Treinar o Seu Dragão 3 encerrou a saga com maestria e conquistou o coração dos fãs, que são bastante fiéis à saga e continuam declarando seu amor pelos filmes até os dias de hoje.

Diante de tanta paixão, o CinePOP separou dez curiosidades sobre o terceiro e último capítulo da saga. Confira!

Indicações

Com a indicação ao Oscar de Melhor Animação, Como Treinar o Seu Dragão 3 conseguiu um feito inédito neste meio: ele transformou a franquia na primeira trilogia animada da história a ter seus três capítulos indicados ao Oscar de Melhor Animação. Infelizmente, nenhum dos três venceu a disputa.

Três casas

Com o lançamento de Como Treinar o Seu Dragão 3, a saga Como Treinar o Seu Dragão conquistou um título curioso. Se tornou a primeira franquia da história da DreamWorks Animation a ter cada capítulo distribuído por estúdios diferentes. Como Treinar o Seu Dragão (2010) foi distribuído pela Paramount Pictures, Como Treinar o Seu Dragão 2 (2014) saiu pela extinta 20th Century Fox, e Como Treinar o Seu Dragão 3 (2019) foi distribuído pela Universal Studios.

Pioneiro

Com o lançamento definido para fevereiro, Como Treinar o Seu Dragão 3 se tornou a primeira animação da história da DreamWorks Animation a estrear nesse mês. Além disso, ele se juntou a O Príncipe do Egito (1998) a ser lançado pela DreamWorks na janela de inverno americana em outro mês que não fosse janeiro. A animação inspirada no conto bíblico foi lançada em dezembro de 98.

Não deixe de assistir:

Atrasos

O capítulo final da saga passou por nada menos que SEIS alterações na data de lançamento. Originalmente, o filme estava previsto para estrear em junho de 2016. Porém, após a chegada do segundo longa, em 2014, a Fox alterou a data do terceiro filme para junho de 2017. No ano seguinte, devido à reestruturação do departamento de animações da DreamWorks, o longa foi novamente adiado, agora para junho de 2018. Em 2016, porém, vendo que haveria um conflito de datas com o concorrente da Warner, Uma Aventura Lego 2, eles adiantaram a estreia para maio de 2018. Mais tarde no mesmo ano, a data foi atrasada para março de 2019. Então, com a chegada da Universal, o filme foi adiantado para fevereiro de 2019.

Para jovens

Nos EUA, Como Treinar o Seu Dragão 3 se tornou a segunda animação da DreamWorks a não receber classificação “livre”. Ele recebeu classificação “PG” por conta das cenas de ação mais violentas e de “humor levemente grosseiro”. A primeira a receber essa classificação, inclusive, foi Como Treinar o Seu Dragão 2 (2014). No Reino Unido, porém, ele se tornou a primeira animação da Universal Studios a receber essa classificação.

Fãs reclamaram

Quando saíram as primeiras imagens oficiais do longa, alguns fãs reclamaram do novo visual do dragão Banguela. Enquanto alguns não gostaram de ver as novas escamas, indicando o envelhecimento do dragão, outros reclamaram dos olhos mais redondinhos do animal, dando mais expressividade. Por conta disso, diversas artes surgiram on-line com um visual mais próximo ao do primeiro filme. Por outro lado, o design da Fúria da Luz foi bastante elogiado.

Universo compartilhado

Os especiais de natal da DreamWorks são “canônicos” nos seus respectivos universos. Então, neste filme, no momento em que o Soluço diz que vai construir uma nova cauda que permita o Banguela voar sozinho, a Astrid o questiona e diz que ele já tentou isso antes, mas o próprio dragão não quis. Isso aconteceu no especial Dragões: O Presente do Fúria da Noite (2011).

Conexão

Por se tratar do encerramento da saga, a produção aproveitou para fazer algumas conexões com o primeiro filme. A maior delas é justamente sobre o Banguela. No longa original, o livro dos dragões de Berk não tinha nenhuma informação sobre os Fúrias da Noite, além das lendas que os mais antigos ouviam. Isso acaba sendo justificado no terceiro filme, quando o vilão Grimmel (F. Murray Abraham) se revela um caçador de dragões dedicado a extinguir essa espécie, o colocando no caminho de Soluço e Banguela.

Redenção

Falando no Grimmel, ele quase não existiu neste universo. Isso porque as primeiras versões do roteiro contavam com o retorno do inescrupuloso vilão sem braço, Drago Sanguebravo (Djimon Hounsou), que matou o pai do Soluço no filme anterior. Ele não apenas seria novamente a principal ameaça, mas também teria um arco de redenção. Mas com o início da produção, a equipe criativa não gostou muito e trouxe um novo vilão, ainda mais perigoso para abalar as estruturas de Berk. E com tanta maldade que o Drago fez no longa de 2014, seria quase impossível comprar um arco de redenção dele.

Mundo Escondido

No Brasil e em grande parte do mundo, o filme chegou aos cinemas apenas como Como Treinar o Seu Dragão 3. Nos EUA, o filme foi chamado de Como Treinar o Seu Dragão: O Mundo Escondido. No entanto, apesar de ter esse destaque todo nos EUA, o tal Mundo Escondido aparece por aproximadamente seis minutos no filme.

Como Treinar o Seu Dragão 3 está disponível para aluguel no Amazon Prime Video.

Mais notícias...

Pedro Sobreirohttp://cinepop.com.br/
Jornalista apaixonado por entretenimento, com passagens por sites, revistas e emissoras como repórter, crítico e produtor.

Siga-nos!

2,000,000FãsCurtir
370,000SeguidoresSeguir
1,500,000SeguidoresSeguir
183,000SeguidoresSeguir
158,000InscritosInscrever

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MATÉRIAS

CRÍTICAS