A Páscoa chegou – e talvez este seja o feriado mais sincretista do ano com exceção do Natal.

Afinal, nossa sociedade conseguiu misturar duas mitologias diferentes em uma só para celebrar essa mágica e mística época do ano: de um lado, a cultura germânica nos emprestou o coelho (um símbolo de fertilidade e de vida) e a caça aos ovos, que se tornou uma prática comum para louvar à divindade chamada Ostara – afinal, o animal era símbolo da deusa em questão.

De outro lado, as festividades pascalinas também têm forte influência no culto cristão, visto que marca o período em que Jesus Cristo ressuscitou (três dias depois de ser crucificado pelos romanos).

E é claro que, em meio a tantas culturas que articulam entre si para o feriado que conhecemos atualmente, vários realizadores não perderam a chance de contar e recontar essas milenares tradições, criando narrativas adoráveis e dramáticas que representam um pouco da nossa própria História. Por isso, o CinePOP separou dez longas-metragens para você entrar no clima da Páscoa (e trouxemos opções variadas para aqueles que preferem ou uma animação mais familiar ou então um épico greco-romano).

Confira nossas escolhas abaixo e conte para nós qual o seu favorito:

JESUS CRISTO SUPERSTAR (1973)

Esta ópera teatral repleta de rock ‘n’ roll narra os últimos dias do filho de Deus do ponto de vista de Judas Iscariotes, seu traidor. À medida que o número de seguidores de Jesus aumenta, Judas começa a se preocupar que ele esteja se apaixonando por sua própria campanha publicitária, esquecendo os princípios dos seus ensinamentos e se aproximando muito da prostituta Maria Madalena.

É O BEAGLE DA PÁSCOA, CHARLIE BROWN! (1974)

10 filmes de terror no Amazon Prime Video para fugir dos problemas…

Aproveite para assistir:

10 Séries de Comédia para Maratonar nas Próximas Semanas

A lenda do Beagle da Páscoa surgiu em 1974 quando a CBS exibiu pela primeira vez o quarto especial comemorativo de Charlie Brown e sua turma. Na nova aventura da turminha criada por Charles M. Schulz, Linus tenta convencer seus amigos de que existe um Beagle da Páscoa e que ele distribuirá ovos para as crianças boas. É óbvio que ninguém confia no que ele diz, até que um certo acontecimento muda o pensamento de todos eles.

O CACHORRO QUE SALVOU A PÁSCOA (2014)

O cão Zeus relaxa em um hotel para cães enquanto os Bannisters fazem um cruzeiro, mas não fica de fora da ação quando alguns pilantras tentam arruinar seu descanso.

DESFILE DE PÁSCOA (1948)

Neste musical exuberante, a parceira (Ann Miller) de dança da estrela da Broadway Don Hewes (Fred Astaire) vai trabalhar sozinha, e Don declara que ele pode fazer uma artista da primeira dançarina que ele ver. Esta acaba sendo a inexperiente Hannah (Judy Garland), e Don tenta fazê-la em seu antiga parceira. Mas, quando percebe que está se apaixonando por Hannah, Don sabe que deve deixá-la crescer em seu próprio tipo de dançarina se ele quiser que ela alcance seu pleno potencial.

BEN-HUR (1959/2016)

Seja no filme da década de 1950, seja em seu recente remakeBen-Hur é um clássico religioso-épico que tornou-se uma das produções mais bem-sucedidas da história do cinema. Na trama, o nobre Judah é injustamente acusado de tradição e sobrevive a anos e escravidão para se vingar do irmão que o traiu, Messala. O longa de 1959 fez tanto sucesso que levou para casa nada menos que 11 estatuetas do Oscar (dividindo o patamar ao lado de ‘Titanic’O Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei) – e, por mais que você não goste do filme de 2016, pode se divertir com a clássica cena da corrida de bigas.

OS DEZ MANDAMENTOS (1956)

Criado como um príncipe egípcio, Moisés descobre sua herança hebraica. Ele ouve o chamado de Deus e descobre que tem a missão de liberar os judeus da escravidão e levá-los à Terra Prometida. Mas isto o envolve em uma batalha contra o faraó Ramsés.

EU SÓ POSSO IMAGINAR (2018)

Bart é vocalista de uma banda cristã e tem um relacionamento conturbado com seu pai, que sempre o maltratou e nunca entendeu seu amor pela música. Com a forças de Deus, Bart resolve então eternizar sua relação em uma canção, “I Can Only Imagine”.

A ÚLTIMA TENTAÇÃO DE CRISTO (1988)

Baseado no romance de Nikos Kazantzakis, esse polêmico dirigido por Martin Scorsese filme traz Jesus Cristo como um homem comum, encarnado num Messias contraditório, frágil e perturbado, que se autoproclama filho de Deus. Suas pregações na Judeia, então colônia romana, chocam e incomodam o governo, que decide se livrar dele. Na cruz, ele imagina como seria sua vida se, ao invés de assumir o peso da salvação dos homens, tivesse levado uma vida comum com esposa e filhos.

PEDRO COELHO (2018)

Pedro Coelho é um animal rebelde que apronta todas no quintal e até dentro da casa do Sr. McGregor, com quem trava uma dura batalha pelo carinho e atenção da amante de animais Bea.

A ORIGEM DOS GUARDIÕES (2012)

Jack Frost, um garoto que controla o inverno, se junta ao seleto time dos Guardiões Imortais para impedir Breu, o bicho-papão, de transformar todos os sonhos das crianças em pesadelo e usar seus poderes maquiavélicos para governar o mundo.

15 Séries da Netflix Para Maratonar

15 Séries da Globoplay Para Você Maratonar

15 Séries da Amazon Prime Para Maratonar neste mês

10 reality shows insanos pra você que amou The Circle e Casamento às Cegas

Não deixe de assistir:

SE INSCREVA NO NOSSO CANAL DO YOUTUBE