O jornalismo é uma das áreas mais importantes do conhecimento e é responsável por trazer a verdade do mundo para as pessoas – por mais que ela seja cruel. E seus profissionais, diversas, enfrentam custos muito altos para publicarem suas histórias, ganhando fama e inimigos, ao mesmo tempo, por ousarem quebrar as sólidas entidades que regem a hierarquia da sociedade.

Na mesma medida, há também jornalistas que se valem dos clickbaits, ou seja, de um sensacionalismo barato, cuja principal ideia é conseguir o máximo de engajamento possível a troco de narrativas mentirosas e que podem causar danos a muitas pessoas.

Com o recente aniversário do aclamado ‘Spotlight – Segredos Revelados’, o CinePOP resolveu preparar uma breve lista com dez filmes sobre jornalismo que você precisa assistir caso queira entender mais sobre a profissão e sobre os prós e os contras que a acompanham.

Confira abaixo nossas escolhas e conte para nós qual o seu favorito:



CIDADÃO KANE (1941)

Onde assistir: HBO Max

Aproveite para assistir:

Considerado por inúmeros críticos e especialistas como a melhor produção já feita na história do cinema, Cidadão Kane, dirigido por Orson Welles, revolucionou a linguagem fílmica em praticamente todos os seus aspectos. A sátira biográfica examina a vida e o legado de Charles Foster Kane (Wlles), cuja personalidade é baseada em inúmeras pessoas reais – incluindo o magnata da mídia William Randolph Hearst, que é citado como o precursor da “imprensa marrom” (ou seja, da imprensa sensacionalista). A trama, alongada em diversos momentos da vida de Kane, reconstrói sua carreira e analisa uma palavra estranha que foi mencionada por ele no leito de morte: rosebud.

TODOS OS HOMENS DO PRESIDENTE (1976)



Onde assistir: HBO Max

Com direção de Alan J. Pakula, o múltiplo indicado ao Oscar Todos os Homens do Presidente funciona como um drama também biográfico sobre o escândalo Watergate, que colocou em xeque o governo do então presidente Richard Nixon. A trama é baseada no livro homônimo de Carl BernsteinBob Woodward, os dois jornalistas que investigaram o caso, e trouxe no elenco os lendários Robert RedfordDustin Hoffman – ambos aclamados por suas performances no longa-metragem.

OS GRITOS DO SILÊNCIO (1984)

Onde assistir: Looke

O filme relata a versão do jornalista americano Sidney Schanberg sobre a Guerra do Camboja e sua amizade com um intérprete local. Com a cobertura da tomada de Phnom Penh, ele ganha o Pulitzer e volta ao Oriente em busca do amigo.

O JORNAL (1994)

Onde assistir: Google Play Filmes

Elogiado pela crítica internacional pelo ritmo e pela condução de Ron Howard, O Jornal é centrado em Henry (Michael Keaton), que trabalha como editor em um jornal de pequeno porte em Nova York e, mesmo sendo apaixonado pelo seu trabalho, está cansado das longas horas de jornada diária e baixo salário. Para aumentar seu descontentamento, o jornal está com problemas financeiros e começa a cortar gastos. Quando ele recebe uma proposta para editar um jornal de grande expressão, onde ganharia mais dinheiro, trabalharia menos horas e teria mais respeito, ele fica tentado em aceitar. Mas uma história bombástica o confronta a tomar uma decisão.

O INFORMANTE (1999)



Onde assistir: YouTube

Al PacinoRussell CroweChristopher Plummer estrelam esse aclamado thriller biográfico dirigido por Michael Mann. A história é ambientada em 1994, quando um ex-executivo da indústria do tabaco deu entrevista bombástica ao programa jornalístico 60 Minutos, da rede americana CBS. Dizia que os manda-chuvas da empresa em que trabalhou não apenas sabiam da capacidade viciadora da nicotina, como também aplicavam aditivos químicos ao cigarro, para acenturar esta característica. Na hora H, porém, a emissora recuou e não transmitiu a entrevista, alegando que as consequências jurídicas poderiam ser fatais. Baseando-se nesta história real, O Informante narra a trajetória do ex-vice-presidente da Brown & Williamson, Jeffrey Wigand (Crowe) e do produtor Lowell Bergman (Pacino), que o convenceu a falar em público.

BOA NOITE E BOA SORTE (2005)

Onde assistir: Amazon Prime Video

Edward R. Morrow (David Strathairn) é um âncora de TV que, em plena era do macarthismo, luta para mostrar em seu jornal os dois lados da questão. Para tanto ele revela as táticas e mentiras usadas pelo senador Joseph McCarthy em sua caça aos supostos comunistas. O senador, por sua vez, prefere intimidar Morrow ao invés de usar o direito de resposta por ele oferecido em seu jornal, iniciando um grande confronto público que trará consequências à recém-implantada TV nos Estados Unidos.

FROST/NIXON (2008)


Onde assistir: Amazon Prime Video

Richard Nixon (Frank Langella) permaneceu em silêncio por três anos após renunciar à presidência dos Estados Unidos. Em 1977 ele concordou em dar uma entrevista, visando esclarecer pontos obscuros do período em que esteve no governo e usá-la para uma possível volta à política. O entrevistador do programa foi o jovem David Frost (Michael Sheen), o que fazia com que Nixon acreditasse que seria fácil dobrá-lo. Entretanto o que ocorreu foi uma grande batalha entre os dois, que resultou em um confronto assistido por 45 milhões de pessoas ao longo de quatro noites.

O ABUTRE (2014)

Onde assistir: HBO Max

Enfrentando dificuldades para conseguir um emprego formal, o jovem Louis Bloom (Jake Gyllenhaal) decide entrar no agitado submundo do jornalismo criminal independente de Los Angeles. A fórmula é correr atrás de crimes e acidentes chocantes, registrar tudo e vender a história para veículos interessados.

SPOTLIGHT – SEGREDOS REVELADOS (2015)

Onde assistir: Apple TV+

O vencedor do Oscar de Melhor Filme não poderia ficar fora da nossa lista, ainda mais considerando seu já mencionado aniversário. Dirigido por Tom McCarthy e estrelado por nomes como Rachel McAdamsMark RuffaloMichael KeatonStanley TucciLiev Schreiber, a história é baseda em fatos reais e gira em torno de um grupo de jornalistas do The Boston Globe intitulado Spotlight que investiga os casos de abuso sexual e pedofilia cometidos por padres locais, travando uma guerra contra a própria Igreja Católica.

THE POST – GUERRA SECRETA (2017)

Onde assistir: YouTube

No aclamado filme dirigido por Steven Spielberg, Meryl Streep vive a dona do The Washington Post, um jornal local que está prestes a lançar suas ações na Bolsa de Valores de forma a se capitalizar e, consequentemente, ganhar fôlego financeiro. Ben Bradlee (Tom Hanks) é o editor-chefe do jornal, ávido por alguma grande notícia que possa fazer com que o jornal suba de patamar no sempre acirrado mercado jornalístico. Quando o New York Times inicia uma série de matérias denunciando que vários governos norte-americanos mentiram acerca da atuação do país na Guerra do Vietnã, com base em documentos sigilosos do Pentágono, o presidente Richard Nixon decide processar o jornal com base na Lei de Espionagem, de forma que nada mais seja divulgado. A proibição é concedida por um juiz, o que faz com que os documentos cheguem às mãos de Bradlee e sua equipe, que precisa agora convencer Kat e os demais responsáveis pelo The Post sobre a importância da publicação de forma a defender a liberdade de imprensa.

Comentários

Não deixe de assistir: