sexta-feira, março 29, 2024

Artigo | O que esperar da 5ª e última temporada de ‘Stranger Things’

Cuidado: muitos spoilers à frente.

‘Stranger Things’ retornou recentemente com uma quarta temporada bombástica e que, apesar dos deslizes, respondeu diversas questões sobre a mitologia arquitetada pelos Irmãos Duffer. Agora, estamos ansiosos para assistir ao quinto e último ciclo dessa saga oitentista que vem encantando fãs desde 2016.

Mas o que podemos esperar dos episódios finais?

Para aqueles que não se recordam, o principal antagonista da iteração foi Vecna (Jamie Campbell Bower) que, como descobrimos, foi responsável por “enviar” as criaturas do Mundo Invertido para Hawkins, assolando a cidade e causando inúmeras mortes. Mais do que isso, Vecna, antes de se transformar no monstro como o conhecemos, foi a primeira criança admitida no laboratório do Dr. Brenner (Matthew Modine) e tem uma longa história com Eleven (Millie Bobby Brown). E, nesse meio tempo, Hopper (David Harbour) e Joyce (Winona Ryder) se reencontram na prisão da União Soviética, depois de lutarem contra Demogórgons; metade da nossa equipe protagonista vai até o Mundo Invertido e, aparentemente, destrói Vecna – abrindo espaço para diversas linhas narrativas.

Dessa forma, a presente matéria procura explorar o que poderemos ver no futuro da série, incluindo possíveis tramas e como será o season finale.

ONDE ESTÁ VECNA?

No último episódio, Eleven e seus amigos conseguem destruir Vecna – ou é o que pensamos. Apesar de ter sido totalmente queimado pelas mãos de Nancy (Natalia Dyer), Robin (Maya Hawke) e Steve (Joe Keery), o corpo do vilão simplesmente desapareceu. E os esforços, aparentemente, foram em vão, considerando que ele conseguiu cumprir o objetivo de abrir quatro portais em Hawkins e dar início ao plano de fundir ambas as dimensões e pintar o mundo a seu bel-prazer. Não é surpresa que a cena final da 4ª temporada tenha revelado uma nuvem avermelhada gigantesca se erguendo da cidade e prenunciando o que parece ser o fim do mundo.

Com um gancho tão gigantesco quanto este, é apenas normal que estejamos animados para ver a conclusão da saga. Afinal, enquanto boa parte dos moradores de Hawkins estão fugindo dessa ameaça inexplicável, Eleven e os outros retornaram para lá para finalmente combaterem o mal que se aproxima – mergulhando de cabeça em uma batalha final de proporções épicas e que pode trazer diversas despedidas tocantes (de personagens principais, quem sabe, e não apenas de participações pontuais que parecem descartáveis como um pedaço de plástico).

Por enquanto, é impossível ter certeza do que vai acontecer. Mas alguns elementos espalhados pelos episódios nos dão alguma pista do desenrolar da trama.

STEVE, O MÃO SANGRADA

Pode parecer estranho abrir um tópico apenas para Steve Harrington nesta matéria – mas acontecimentos envolvendo seu arco podem ter dado margem para uma importância inestimável na batalha contra as forças do Mundo Invertido.

Não deixe de assistir:

No sexto episódio, “The Dive”, Steve, Robin, Nancy, Eddie (Joseph Quinn) e vários outros estão em busca de receptáculos eletromagnéticos que indiquem entradas para o Mundo Invertido e canais através dos quais Vecna consegue coletar suas vítimas. O grupo, então, encontra uma dessas fendas no lago de Hawkins – e, durante a exploração, Steve é arrastado para a outra dimensão. Antes de Robin, Nancy e Eddie mergulharem para ajudá-lo, ele é atacado por um enxame de criaturas que se assemelham a morcegos, que mordem pedaços de seu corpo antes de serem afugentados pelos outros. Felizmente, Steve não morre, mas a breve sequência pode ter premeditado a aparição de um personagem do clássico jogo ‘Dungeons & Dragons’: Kas, o Mão Sangrada.

E por que pensamos nisso? Ora, Kas, no cânone do jogo, foi, por muitos anos, servo leal de Vecna. Entretanto, ele eventualmente o traiu, convencido pelo poder da própria espada a destruí-lo e usurpar seu poder. Mas isso não é tudo: depois de vagar pelo multiverso, ele entrou em contato com o Plano da Energia Negativa e se tornou um vampiro – mudando seu nome para Kas, o Destruidor.

Isso significa que Steve irá se transformar em um vampiro? Não necessariamente. Porém, não podemos descartas nenhuma possibilidade da mente frenética dos Irmãos Duffer, que podem torná-lo uma criatura que lidou diretamente com as criaturas do Mundo Invertido e que ganhou algumas habilidades essenciais no embate contra Vecna – motivo pelo qual tem grandes chances de ser uma das peças-chaves na próxima temporada.

O QUE OS OLHOS NÃO VEEM

Uma das personagens que mais sofreu no quarto ciclo foi, sem sombra de dúvida, Max (Sadie Sink). Além de lidar com a morte brutal do irmão, Billy (Dacre Montgomery), que foi dilacerado pelo Devorador de Mentes, ela enfrenta as consequências de um trauma atormentador e vira alvo de Vecna pela culpa que carrega de tê-lo deixado morrer. Por várias vezes, ela se vê presa no Mundo Invertido, prestes a ser consumida pelos poderes obscuros do antagonista – e, eventualmente, sente a energia ser drenada de seu corpo e morre. Cabe a Eleven tentar salvá-la, custe o que custar, e, como vemos no season finale, Max volta à vida, mas entorpecida em um coma profundo, com os membros quebrados (e a visão bastante comprometida, provavelmente).

Sink fez um trabalho ótimo como a icônica e adorada personagem, caindo no gosto do público e da crítica por seu carisma rebelde e sua apaixonante personalidade. Logo, livrar-se dela seria um movimento ousado e quebraria o coração de muitos espectadores – o que nos leva a refletir que Max pode ter um papel significativo no próximo ciclo. Por ser a única a ter sido atacada por Vecna e “sobrevivido” para contar a história, Max pode voltar com habilidades que a ajudem a traçar um plano de combate contra o vilão (ou até mesmo alguns poderes psíquicos reminiscentes de Vecna). Como já dito, ainda é muito cedo para confirmar quaisquer dessas teorias – mas não custa nada imaginar o que nos espera no vindouro ano.

E você? O que acha que vai acontecer na próxima temporada?

Mais notícias...

Thiago Nollahttps://www.editoraviseu.com.br/a-pedra-negra-prod.html
Em contato com as artes em geral desde muito cedo, Thiago Nolla é jornalista, escritor e drag queen nas horas vagas. Trabalha com cultura pop desde 2015 e é uma enciclopédia ambulante sobre divas pop (principalmente sobre suas musas, Lady Gaga e Beyoncé). Ele também é apaixonado por vinho, literatura e jogar conversa fora.

Siga-nos!

2,000,000FãsCurtir
370,000SeguidoresSeguir
1,500,000SeguidoresSeguir
183,000SeguidoresSeguir
158,000InscritosInscrever

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MATÉRIAS

CRÍTICAS