O mestre dos thrillers de espionagem John le Carré morreu recentemente aos 89 anos em virtude de uma derradeira pneumonia – mas não antes de trabalhar durante seis longas décadas em romances incríveis que deixaram um legado inenarrável.

Utilizando sua experiência como membro da inteligência britânica para construir histórias aclamadas e criar mundos recheados de mentiras e conspirações, Carré sempre teve um lugar especial por inúmeros realizadores da indústria do entretenimento, que constantamente levaram suas obras para os cinemas e para a televisão.

Para celebrar sua carreira, separamos uma breve lista com as dez melhores adaptações dos romances desse autor tão adorado e tão importante para a literatura mundial.

Confira abaixo e conte para nós qual a sua favorita:



O ESPIÃO QUE SAIU DO FRIO (1965)

Baseado no romance homônimo de 1963, O Espião que Saiu do Frio foi a primeira grande adaptação do cânone de Carré para os cinemas. A obra, centrada em um agente secreto britânico cuja missão é colher informações da inteligência alemã e de possíveis planos malignos, levou para casa diversos prêmios, incluindo quatro estatuetas do BAFTA por Melhor Filme Britânico, Melhor Ator, Melhor Fotografia e Melhor Direção de Arte.

O ESPIÃO QUE SABIA DEMAIS (1979)

Em 1979, o famoso romance O Espião que Sabia Demais ganhou sua primeira versão audiovisual em forma de uma minissérie. A produção colocou o nome de Alec Guinness nos holofotes e permanece como uma das obras mais adoradas do extenso catálogo da BBC – garantindo nada menos que nove indicações ao BAFTA (levando para casa duas estatuetas) e uma indicação ao Emmy de Melhor Minissérie.



A VINGANÇA DE SMILEY (1982)

A minissérie da BBC divida em seis partes trouxe Carré para comandar o roteiro da própria adaptação e ganhou aclame por parte da crítica, por mais que o entusiasmo conforme os episódios eram exibidos tenha caído drasticamente. De qualquer forma, a produção carrega consigo um legado enorme e, no final das contas, é uma ótima peça de drama televisivo. O enredo gira em torno de um agente aposentado que volta à ativa após seu general ser assassinado.

O ALFAIATE DO PANAMÁ (2001)

Aproveite para assistir:



Daniel Radcliffe ganhou o mundo ao interpretar Harry Potter na saga de filmes homônima, mas antes disso participou do bem recebido thriller de espionagem ‘O Alfaiate do Panamá’. Atuando ao lado de Pierce Brosnan e Geoffrey Rush, o longa conta a história de um agente britânico que é enviado ao Panamá para descobrir os planos do presidente em relação ao Canal epônimo; quando percebe que não há nenhum perigo, ele cria conspirações e deixa o país à beira da guerra.

O JARDINEIRO FIEL (2005)

Uma das adaptações mais conhecidas de Carré para os cinemas é o drama O Jardineiro Fiel. Estrelado por Ralph Fiennes e Rachel Weisz (que levou o Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante por sua performance), o filme gira em torno de um diplomata britânico no Quênia e suas tentativas de desvendar o brutal assassinato de sua esposa.

O ESPIÃO QUE SABIA DEMAIS (2011)



Ambientado no auge da Guerra Fria, o longa-metragem comandado por Tomas Alfredson é baseado no romance homônimo de Carré lançado em 1974. Estrelando Gary Oldman, Colin Firth e um elenco estelar, a trama se passa em Londres dos anos 1970 e acompanha a caça por um agente duplo soviético que se infiltrou no serviço secreto britânico – e garantiu uma estatueta do BAFTa de Melhor Filme e três indicações ao Oscar.

O HOMEM MAIS PROCURADO (2014)

O Homem Mais Procurado foi o último filme de Philip Seymour Hoffman e estreou antes de sua trágica e precoce morte. Atuando ao lado de Rachel McAdams, Robin Wright e Willem Dafoe, a história gira em torno de um imigrante de origens chechena e russa que viaja para Hamburgo em uma tentativa desesperada de resgatar a grande herança que seu pai havia lhe deixado. Entretanto, sua chegada súbita atrai a curiosidade das polícias secretas alemã e estadunidense, deixando sua “missão” mais complicada do que imaginava.

THE NIGHT MANAGER (2016)

Nutrindo de diversas similaridades com a saga de James Bond, a minissérie The Night Manager estreou em 2016 e se tornou um sucesso de crítica e de público. Comandada pela vencedora do Oscar Susanne Bier, a trama traz Tom Hiddleston como um ex-soldado recrutado por uma oficial da inteligência britânica para se infiltrar no círculo de traficantes de armas de Dicky Roper.


NOSSO FIEL TRAIDOR (2016)

O thriller de espionagem Nosso Fiel Traidor passou um tanto quanto batido no radar mainstream, mas é uma adição digna à nossa lista. Estrelado por Ewan McGregor e Naomie Harris, o longa teve uma recepção consideravelmente positiva por parte da crítica e gira em torno de um casal britânico que sai de férias para Antígua, uma ilha caribenha. Lá, conhecem um carismático milionário russo que pertence à máfia e que garante ser o melhor no que faz.

THE LITTLE DRUMMER GIRL (2018)

Pouco antes de protagonizar a mais recente adaptação de ‘Adoráveis Mulheres’, a indicada ao Oscar Florence Pugh encarnou uma aspirante à atriz na aclamada minissérie ‘The Little Drummer Girl. Aqui, sua personagem é recrutada pela inteligência de Israel, conhecida como Mossad, para se infiltrar num grupo palestino que tramava atos de terrorismo contra a Europa.

Comentários

Não deixe de assistir:

🚨 INSCREVA-SE NO NOSSO CANAL DO YOUTUBE 🚨http://bit.ly/CinePOP_Inscreva