terça-feira, março 19, 2024

Crítica | Bom dia, Verônica: 2ª temporada se aprofunda em temas sensíveis e suaviza as cenas mais fortes

Sucesso instantâneo em sua estreia na Netflix, a série brasileira Bom dia, Verônica transforma a saga de uma obstinada e incorruptível policial em uma inebriante aventura hollywoodiana. Sua jornada, que em certos momentos traz ares do thriller de ação Atômica, fez de um tema tão complexo e delicado a grande vertente de sua narrativa, usando ainda alguns artifícios do gênero de terror para dimensionar a grandiosidade dos traumas oriundos do abuso sexual e da agressão doméstica. Em sua nova temporada, a produção criada por Raphael Montes vai ainda mais além e faz duras críticas aos líderes religiosos que abusam de sua influência para sustentar suas agendas demoníacas.

bom dia verônica 1

Tentando encontrar os verdadeiros chefes daquela máfia que tira proveito de crianças órfãs e mulheres frágeis, Verônica (Tainá Müller) se depara com Matias (Reynaldo Gianecchini) e sua perfeita esposa e delicada filha. Líder de uma seita que mistura o Cristianismo com o Espiritismo, ele é uma versão glamourizada de João de Deus, charlatão que usou sua religião como técnica de persuasão, dissimulação e abusos. E ao longo de seis episódios, testemunhamos a narrativa dessa “irretocável” família se cruzar com os dilemas pessoais e profissionais da própria protagonista, que se vê diante da dura decisão de ter que abrir mão de seus filhos, para tentar salvar tantas outras meninas sem pai e nem mãe.

E à medida que somos confrontados com as duras e às vezes controversas decisões dessa protagonista imperfeita, enxergamos ainda mais de nós em suas lutas. Idealista, mas também durona, ela é a face e a voz de inúmeras sobreviventes de estupro, pedofilia e agressão doméstica. E embora os assuntos abordados sejam ainda mais dolorosos de acompanhar, Montes e sua equipe de roteiristas tomaram a ousada decisão de preservar a sensibilidade existente nesses casos tão traumáticos, sendo mais sutis e sugestivos quando se trata de apontar os diversos crimes denunciados a cada episódio. Abrindo mão da violência mais gráfica que testemunhamos na 1ª temporada, a série original da Netflix assume a responsabilidade de escancarar os fatos, sem precisar de todo aquele grafismo do passado.

bom dia veronica 3

Com um elenco exemplar, os novos episódios da produção destacam as poderosas performances de Camila Márdila, Müller, Gianecchini e Klara Castanho, que brilham em tela e nos absorvem em seus dilemas e conflitos. Com atuações mais naturais, os protagonistas nos levam aos seus limites psicoemocionais, nos convidando para uma experiência ainda mais imersiva e dilacerante. Com excelentes confrontos corpo a corpo, os novos episódios sabem dosar bem o suspense e a ação, deixando brecha para pequenas reviravoltas que apimentam ainda mais a narrativa e angustiam nossos sentidos.

Preservando ainda a integridade da atriz Klara Castanho – que surpreende em uma performance sensível e dolorosa de assistir, o novo ciclo ainda reforça sua enorme qualidade técnica de edição e montagem, que nada perde para os padrões de Hollywood. Com o amparo da Netflix, a série mostra a grandiosidade e o potencial da arte desenvolvida em nosso país e reitera a importância de contarmos nossas histórias, com nossa cultura e nosso contexto social para o mundo. Envolvente e com conexões diretas à temporada anterior, Bom dia, Verônica não dá ponto sem nó e caminha com bravura em direção a um futuro promissor, que promete uma explosiva combinação de novas denúncias e casos assombrosos. Agora é torcer para que Verônica finalmente tenha um bom dia com o anúncio da sua 3ª temporada.

Mais notícias...

Siga-nos!

2,000,000FãsCurtir
370,000SeguidoresSeguir
1,500,000SeguidoresSeguir
183,000SeguidoresSeguir
158,000InscritosInscrever

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MATÉRIAS

CRÍTICAS

Sucesso instantâneo em sua estreia na Netflix, a série brasileira Bom dia, Verônica transforma a saga de uma obstinada e incorruptível policial em uma inebriante aventura hollywoodiana. Sua jornada, que em certos momentos traz ares do thriller de ação Atômica, fez de um tema...Crítica | Bom dia, Verônica: 2ª temporada se aprofunda em temas sensíveis e suaviza as cenas mais fortes