sábado, abril 27, 2024

Crítica | Justiceiras – Camila Mendes e Maya Hawke querem Vingança em Comédia Teen da Netflix

Dona Netflix não é boba e não dá ponto sem nó. De olho no crescente interesse de seu público mais jovem por remakes e reboots de produções antigas feitas pelas empresas concorrentes – e ciente do evolutivo fandom que a juventude tem criado com seu time de talentos –, a gigante do streaming resolveu dar sua cartada do ano: misturar sucessos da garotada dos anos 1990 e 2000 com os queridinhos do momento em uma trama toda nova. Assim podemos descrever ‘Justiceiras’, lançamento desse fim de semana na plataforma que já está conquistando os espectadores.

Drea Torres (Camila Mendes, de ‘Riverdale’) é superpopular. Querida pelo ciclo de amizades mais top da escola, desfruta de sua festa de aniversário organizada e financiada por sua melhor amiga, Tara (Alisha Boe, de ‘13 Reasons Why’), ao lado do seu namorado, Max (Austin Abrams, de ‘Dash & Lily’ e ‘Euphoria’). Tudo vai bem na sua vida e Drea tem os olhos em uma vaga em Yale… até que um vídeo íntimo seu, enviado apenas para Max, vaza para a escola inteira, e a jovem passa a ser excluída e comentada por todos. Revoltada com o impacto em sua vida social sem ter feito nada de mais, Drea acaba agredindo Max, o que lhe rende uma detenção na escola. Felizmente as férias de verão chegam, e Drea se refugia em uma academia de tênis, onde conhece Eleanor (Maya Hawke, de ‘Stranger Things’), uma jovem sem nenhum status, que acaba lhe confessando seu plano: está pedindo transferência para a escola de Drea para se vingar de sua antiga paixão, Carissa (Ava Capri, da série ‘Com Amor, Victor’), que destruíra sua vida. Assim, as duas irão unir forças de modo a uma realizar a vingança da outra, para que ambas saiam ilesas de tudo no final.

Como dá para ver, o elenco principal é recheado de rostinhos conhecidos por produções teen, e conta ainda com Rish Shah (o Kamran de ‘Ms. Marvel’), Maia Reficco (do novo ‘Pretty Little Liars: Um Novo Pecado’), Sophie Turner (a Samsa de ‘Game of Thrones’) e Sarah Michelle Geller (a eterna ‘Buffy, A Caça-Vampiros’). Sério, com um time com tanto nome estelar, fica difícil não conquistar o público, né?

O roteiro de Celeste Ballard e Jennifer Kaytin Robinson recupera cenas e clichês que fizeram sucesso nas gerações anteriores e os repagina em ‘Justiceiras’. É fácil identificar referências a ‘As Patricinhas de Beverly Hills’, ‘Jovens Bruxas’, ‘Meninas Malvadas’, entre outros. Ainda que o mote não seja nem um pouco original – o obsessão que os jovens estadunidenses têm por status na fase escolar, custe o que custar – e os meios para conseguir os objetivos continuem sendo duvidosos (aparentemente nenhum roteirista se preocupa em evidenciar que compartilhar vídeos íntimos sem consentimento é crime, independente da punição social que o personagem receba na trama), a diferença em ‘Justiceiras’ é não só colocar as duas protagonistas (que são de mundos diferentes) lado a lado lutando por um objetivo em comum estilo ‘Thelma e Louise’, como também apresenta uma grande reviravolta na história, que é bem, bem legal.

Divertido, colorido, cheio de moda, bem-feito. ‘Justiceiras’ é claramente um filme pensado em agradar aos jovens, e consegue. Recheado de rostinhos conhecido, passa a sensação de estarmos reencontrando os amigos depois de um longo período de férias. Meio comédia, meio suspense, uma pitada de drama, ‘Justiceiras’ não busca justiça, mas sim vingança, e a melhor forma para alcançar esse objetivo é promover a ruína social do oponente.

Mais notícias...

Siga-nos!

2,000,000FãsCurtir
370,000SeguidoresSeguir
1,500,000SeguidoresSeguir
183,000SeguidoresSeguir
158,000InscritosInscrever

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MATÉRIAS

CRÍTICAS

Dona Netflix não é boba e não dá ponto sem nó. De olho no crescente interesse de seu público mais jovem por remakes e reboots de produções antigas feitas pelas empresas concorrentes – e ciente do evolutivo fandom que a juventude tem criado com...Crítica | Justiceiras – Camila Mendes e Maya Hawke querem Vingança em Comédia Teen da Netflix