domingo, abril 28, 2024

Crítica | Mavka: Aventura na Floresta – Bonita Animação Ucraniana Dá Voz à Natureza em Filme Lúdico e Educativo

A floresta pede socorro. A história da civilização humana é também uma história de destruição dos biomas e do habitat natural de diversas espécies vivas do mundo inteiro. Ainda que muitas regiões consigam preservar grandes áreas, muito já se perdeu por conta da ganância humana e do capitalismo desenfreado, que enxerga na natureza uma fonte de recurso infindável existente tão somente para o benefício humano, sem se importar com as consequências de seus atos. Porém, hoje estão evidentes essas consequências – aquecimento global, escassez de alimentos, secas extremas, desgelo dos árticos –, e é preciso que as atuais e futuras gerações aprendam desde cedo a respeitar e conviver com a natureza. Nessa pegada, estreia essa semana nos cinemas nacionais o filme de animaçãoMavka: Aventura na Floresta’.

Há muito tempo, os homens e as criaturas da floresta de uma determinada região do planeta fizeram um acordo para que os seres humanos não entrassem mais na floresta encantada, protegendo, assim, os seres mágicos. Porém, lá no passado, um homem em busca de tratamento para a sua filha recém-nascida e adoecida, quebrou o protocolo e conseguiu um tratamento com o guardião da floresta. Isso fez com que parte da floresta fosse destruída e uma guerra fosse iniciada, distanciando, assim, ambas as comunidades. Décadas se passaram em relativa paz entre ambos os lados, mas a chegada de uma misteriosa mulher prometendo dinheiro fácil aos moradores da região leva o jovem Lucas (na voz de Charles Emmanuel) a topar o desafio de ir até a floresta encantada encontrar uma determinada folha a pedido dessa mulher, pois com o pagamento poderá pagar o tratamento de seu tio adoecido. O que Lucas não imaginava era que no caminho fosse conhecer Mavka (com dublagem de Lhays Macedo), jovem espírito da floresta responsável por guardá-la e proteger as criaturas, e que não medirá esforços em ajudá-lo, sem saber suas reais intenções.

Sabemos que um projeto de longa de animação é custoso e demora muito tempo a ser executado. Com esta informação, impressiona que ‘Mavka: Aventura na Floresta’ seja um projeto ucraniano, país que atualmente sofre com as investidas bélicas da Rússia, e que mesmo nesse contexto social, os diretores Oleh Malamuzh, Oleksandra Ruban e Yevheniy Yermak conseguiram produzir, executar e lançar um filme que pensa o futuro, mesmo nesse contexto.

Mavka: Aventura na Floresta’ é um filme bem colorido, esteticamente agradável aos olhos, com personagens carismáticos e vibrantes e que para além de levantar o alerta para destruição predatória das florestas e suas consequências, também apresenta um pouco da cultura do seu país – através dos personagens da comunidade humana, várias cenas de apresentação musical e de danças são trazidas no longa, e feitas de maneira orgânica, sem quebrar o ritmo do roteiro e que caem muito bem no estilo de animação.

Com uma bela mensagem e uma história envolvente, ‘Mavka: Aventura na Floresta’ é o tipo de filme que pode ser visto por pessoas de qualquer idade, mas que, acima de tudo, seria muito importante de ser visto pelas crianças e jovens, pensando no conceito educacional que o cinema pode proporcionar. Um bom programa em família que entretém, educa e diverte.

Mais notícias...

Siga-nos!

2,000,000FãsCurtir
370,000SeguidoresSeguir
1,500,000SeguidoresSeguir
183,000SeguidoresSeguir
158,000InscritosInscrever

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MATÉRIAS

CRÍTICAS

A floresta pede socorro. A história da civilização humana é também uma história de destruição dos biomas e do habitat natural de diversas espécies vivas do mundo inteiro. Ainda que muitas regiões consigam preservar grandes áreas, muito já se perdeu por conta da ganância...Crítica | Mavka: Aventura na Floresta – Bonita Animação Ucraniana Dá Voz à Natureza em Filme Lúdico e Educativo